A Câmara de Campo Maior, no distrito de Portalegre, está a promover a produção de máscaras de proteção pessoal como medida de prevenção da pandemia de covida-19, divulgou hoje o município.
Segundo a autarquia, as máscaras estão a ser feitas por funcionárias do município, nas suas casas, e por voluntárias, que "responderam de forma positiva" a um desafio lançado pela câmara.
O município refere que já foram produzidas perto de 1.000 máscaras, que podem ser requisitadas pela população, desde hoje, junto do Gabinete de Ação Social do município.
As máscaras comunitárias, de acordo com a autarquia, destinam-se apenas aos munícipes que, como medida preventiva, necessitem delas para sua proteção quando se deslocam para a aquisição de bens essenciais.
"É importante realçar que estas máscaras não são um dispositivo médico homologado", realça o município.
No entanto, acrescenta, são produzidas com tecido 100% algodão e com TNT (tecido não tecido), pelo que podem ser lavadas a mais de 60 graus e posteriormente reutilizadas.
Portugal regista 714 mortos associados à covid-19 em 20.206 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
No Alentejo, segundo a DGS, há 158 casos de infeção confirmados e ainda não se registou qualquer morte por covid-19.