A Galeria Municipal de Proença-a-Nova tem patente ao público nos canais digitais do município a exposição de escultura "Les bois flotté e outros trabalhos", foi hoje anunciado.
"Les bois flotté e outros trabalhos" é a exposição de escultura de Roberto Barata que, devido à atual situação de pandemia, está agora disponível para descobrir nos canais digitais do município, no ‘Facebook' e ‘Instagram'", explica, em comunicado, a Câmara de Proença-a-Nova.
Esta mostra, que foi inaugurada em 07 de março, devia estar patente ao público na Galeria Municipal de Proença-a-Nova até 30 de abril.
Contudo, devido à pandemia da covid-19 e com o encerramento ao público dos equipamentos municipais, este município do distrito de Castelo Branco decidiu manter a exposição ‘online'.
Esta mostra é o culminar de um projeto de escultura, iniciado em 2017, com raízes e troncos de árvores que ficaram submersas aquando da construção da Barragem de Castelo do Bode, nos anos 1950, e recolhidos ao longo das suas margens.
"O ano 2017 ficará sempre recordado durante um largo período de tempo na nossa memória por razões menos positivas. Encaro esta exposição como um renascer de um problema que nos afetou e que resultou nestas obras de arte com uma representatividade do território única, uma leitura minha ainda que sabendo que a recolha é de troncos submersos de mais longo tempo", refere o presidente do município de Proença-a-Nova, João Lobo.
Para este projeto criativo não foi necessário cortar (matar) árvores, mas sim utilizar madeiras que o tempo e as águas moldaram, dando origem a peças que, pela sua originalidade, voltaram, depois de 66 anos, a ser olhadas, apreciadas e a ter uma nova vida.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 124 mil mortos e infetou quase dois milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Em Portugal, segundo o balanço feito na terça-feira pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 567 mortos, mais 32 do que na terça-feira (+6,%), e 17.448 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 514 (+3%).
Dos infetados, 1.227 estão internados, 218 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 347 doentes que já recuperaram.