SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Comunidade da Beira Baixa oferece material clínico à ULS Castelo Branco

LUSA
13-04-2020 12:44h

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) vai apoiar a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) com a aquisição de material clínico e de proteção no valor de 115 mil euros, foi hoje anunciado.

"O valor do material identificado previamente, pela ULSCB, corresponde a 115 mil euros. A CIMBB afirma, deste modo, o seu papel na defesa da região e da população, e evidencia particular atenção no que respeita às especiais necessidades de equipamentos e materiais essenciais no âmbito do combate à covid-19 no nosso território", explica a CIMBB, em comunicado enviado à agência Lusa.

Vão ser adquiridos e entregues à ULSCB 15 mil ‘kits' de colheita de amostras para testes SARS-COV-2, cinco mil máscaras P3, cinco mil batas impermeáveis, 40 ‘helmets' e 990 circuitos fechados endotraqueais (F14 e F16), um videolaringoscópio com lâmina descartável e 20 termómetros por infravermelhos.

"A CIMBB, que tem por objetivo, nas várias competências de gestão administrativa do território, a promoção e criação de condições de defesa das suas populações, entende assim que na atual fase de mitigação da pandemia covid-19 urge dotar a ULSCB dos equipamentos e material de consumo clínico indispensáveis ao eficaz exercício da sua missão em defesa da população", lê-se na nota.

A CIMBB integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 112 mil mortos e infetou mais de 1,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Em Portugal, segundo o balanço feito no domingo pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 504 mortos, mais 34 do que no sábado (+7,2%), e 16.585 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 598 (+3,7%).

MAIS NOTÍCIAS