A Câmara de Penamacor, distrito de Castelo Branco, criou duas zonas de apoio de retaguarda para a covid-19, que ficam instaladas no antigo Externato Nossa Senhora do Incenso e no Pavilhão Municipal, iniciativa que promove a capacidade para 110 camas.
Em declarações à agência Lusa, o presidente desta autarquia, António Luís Beites, lembrou que estes espaços visam dar uma resposta "mais rápida e eficaz", caso se verifique algum foco de contaminação neste concelho, que até à data não tem registo de nenhum caso.
"Esperamos que não seja necessário, mas queremos estar preparados para uma eventualidade e estas duas valências criam condições de isolamento para evitar uma situação de propagação", apontou.
Segundo acrescentou, no edifício do antigo Externato foram instaladas 70 camas e 40 no Pavilhão Municipal.
António Luís Beites lembrou ainda que a eventual utilização destes centros será sempre decidida pela Autoridade Local da Saúde e especificou que os espaços estão prontos a entrar em funcionamento, depois de terem sido adaptados também ao nível da climatização e conforto e das instalações sanitárias.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 87 mil.
Em Portugal, segundo o balanço feito na quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 380 mortes, mais 35 do que na véspera (+10,1%), e 13.141 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 699 em relação a terça-feira (+5,6%).
Dos infetados, 1.211 estão internados, 245 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 196 doentes que já recuperaram.