A Câmara de Anadia anunciou hoje que vai criar uma Bolsa de Voluntariado, "aberta a todos os munícipes que estejam disponíveis para ajudar, durante a pandemia da covid-19, com base nos princípios da solidariedade e da cidadania".
A iniciativa partiu do Banco Local de Voluntariado de Anadia (BLVA), dinamizado pela autarquia desde 2008, com a adesão do Centro Social, Cultural e Recreativo da Freguesia de Avelãs de Cima e com o Centro Social, Cultural e Recreativo de Poutena, com sede no Centro Cultural de Anadia, no Vale Santo.
"Esta Bolsa pretende ser um recurso disponível para ultrapassar possíveis constrangimentos no concelho de Anadia, face ao surto do coronavírus, sinalizando voluntários que serão chamados a intervir, em caso de necessidade, de acordo com as suas disponibilidades e necessidades auscultadas no terreno", explica a autarquia presidida por Teresa Cardoso.
Os voluntários serão encaminhados para colaborarem em diversas áreas, nomeadamente no apoio logístico ou na entrega de bens essenciais/medicação, integração em instituições sociais/entidades de apoio a idosos, ou em outros serviços necessários para enfrentar a pandemia Covid 19.
O convite é dirigido a pessoas dos 18 ao 60 anos, que não pertençam a nenhum grupo de risco, podendo realizar a sua inscrição através do ‘e-mail’ redesocial.m.anadia@gmail.com.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 82 mil.
Dos casos de infeção, cerca de 260 mil são considerados curados.
Em Portugal, segundo o último balanço da Direção-Geral da Saúde, registaram-se 380 mortes, mais 35 do que na véspera (+10,1%), e 13.141 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 699 em relação a terça-feira (+5,6%).
Dos infetados, 1.211 estão internados, 245 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 196 doentes que já recuperaram.