O Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE) da Madeira elevou hoje para 50 o número de pessoas já infetadas por covid-19 no arquipélago, mais uma do que na terça-feira, anunciando também a recuperação de um doente.
"Completámos um total de 50 casos positivos identificados na Região Autónoma da Madeira e, entre estes, está um caso recuperado", anunciou a vice-presidente do IASAÚDE, Bruna Gouveia, na videoconferência sobre a situação epidemiológica no arquipélago.
Sobre a nova pessoa infetada, a vice-presidente do IASAÚDE disse tratar-se de um caso importado relativo a "um doente na faixa etária dos 30 a 39 anos, residente no concelho de Machico e que regressou à região em 21 de março proveniente do Reino Unido”.
Este residente “cumpria isolamento no domicílio desde a sua chegada" e passará, agora, a cumprir isolamento no hotel Vila Galé, em Santa Cruz.
Bruna Gouveia adiantou que a região, até às 18:00 de hoje, tem 340 casos de testes negativos, havendo sete pessoas a aguardar resultados laboratoriais.
"Totalizamos hoje 397 casos suspeitos estudados na Madeira desde 29 de fevereiro, mais 32 do que os anunciados ontem [terça-feira]", referiu, acrescentando que os dois doentes internados na unidade de covid-19 do Hospital Dr. Nélio Mendonça, um dos quais nos cuidados intensivos, se mantêm estáveis.
Trinta pessoas sem-abrigo com resultado negativo encontram-se no Centro de Acolhimento e outras três aguardam os resultados dos respetivos exames laboratoriais, indicou.
Em vigilância ativa estão 546 pessoas, entre as quais três profissionais de saúde, e em vigilância passiva 261 pessoas.
Em quarentena encontram-se 338 pessoas, das quais 25 no hotel Praia Dourada, no Porto Santo; três na Quinta do Lorde e 20 no Hotel D. Pedro, ambos em Machico; e 290 no hotel Vila Galé, em Santa Cruz.
A Linha SRS24 registou, até às 15:00 de hoje, 68 chamadas, totalizando 5.431 chamadas desde 27 de janeiro.
O secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, revelou, por seu lado, que as 250 mil máscaras que o governo irá receber na próxima semana serão distribuídas pelos CTT.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 82 mil.
Dos casos de infeção, cerca de 260 mil são considerados curados.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 380 mortes, mais 35 do que na véspera (+10,1%), e 13.141 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 699 em relação a terça-feira (+5,6%).
Dos infetados, 1.211 estão internados, 245 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 196 doentes que já recuperaram.
Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.
Além disso, o Governo declarou no dia 17 de março o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.