SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Terceiro centro de rastreio do Alto Minho abriu em Valença

LUSA
07-04-2020 12:04h

Um centro de rastreio à covid-19, em modelo ‘Drive Thru’, começou hoje a funcionar na antiga alfândega de Valença, junto à ponte Eiffel de ligação à Galiza, informou a Câmara local, dotando o Alto Minho de três daqueles equipamentos.

Em comunicado hoje publicado na sua página oficial no Facebook, a Câmara de Valença adiantou que o centro de rastreio, instalado nos espaços envolventes à antiga alfândega, numa parceria com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), "tem capacidade para realizar até 30 testes por dia".

"Este centro pretende dar uma resposta de proximidade a Valença e ao Vale do Minho na realização de testes de diagnóstico, tão importantes nesta altura para estancar a proliferação desta pandemia", afirmou o presidente social-democrata da Câmara de Valença, Manuel Lopes, citado naquela publicação.

Segundo aquele município do distrito de Viana do Castelo, "todos os testes serão apenas realizados mediante a apresentação da prescrição do médica do Serviço Nacional de Saúde (médico de família do Centro de Saúde local), sendo gratuito para o utente, ou através de requisição médica de instituição de saúde privada, que, nestes casos, terá custos para o utente, ou seja, não tem qualquer comparticipação do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, refere.

De acordo com a autarquia da segunda cidade do Alto Minho, "os doentes são agendados mediante a receção de um SMS com a hora para comparecerem no centro", sendo que "os resultados do teste, após análise, são enviados diretamente ao doente, ao médico e às autoridades de saúde pública".

O centro de rastreios de Valença "funciona às terças e quintas-feiras, das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 16:00".

Nestes centros de modelo ‘Drive Thru', os pacientes referenciados deslocam-se dentro do veículo ao ponto de recolha sem entrar em contacto com outras pessoas, reduzindo assim o risco de infeção em cada colheita.

Na segunda feira, abriu o ‘Drive Thru’ de Ponte de Lima, a funcionar no pavilhão de feiras e exposições da Expolima, "às segundas, quartas e sextas das 09:00 às 13:00, e das 14:00 às 16:00, com exceção da sexta-feira Santa e da segunda-feira de Páscoa".

No dia 31 de março, abriu em Viana do Castelo o primeiro centro de rastreio instalado na região.

A estrutura, montada na capital de distrito está a funcionar no parque da Escola Superior de Saúde (ESS), todos os dias, entre as 09:00 e as 17:00.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 73 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito na segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 311 mortes, mais 16 do que na véspera (+5,4%), e 11.730 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 452 em relação a domingo (+4%).

MAIS NOTÍCIAS