SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Mértola lança medidas para “minimizar impacto” em empresas e famílias

LUSA
07-04-2020 11:38h

A Câmara de Mértola lançou medidas para "minimizar o impacto económico" da covid-19 em empresas e famílias do concelho, como isenção parcial e temporária de rendas de espaços do município e habitações sociais, foi hoje anunciado.

As medidas aprovadas pelo município "estão de acordo com as opções do Governo de aligeirar as responsabilidades financeiras do setor económico e reforçar o orçamento das famílias para fazer face a constrangimentos imprevisíveis", devido à pandemia de covid-19, refere a Câmara de Mértola, distrito de Beja, em comunicado enviado à agência Lusa.

Em termos de medidas financeiras com impacto externo, a autarquia decidiu isentar os comerciantes do pagamento de 50% do valor das rendas de espaços e estabelecimentos propriedade do município durante o período em que os respetivos negócios estiverem fechados ou condicionados.

O município também decidiu isentar as famílias com perda de rendimentos do pagamento de 50% do valor da renda de habitações sociais.

Em ambos os casos, a autarquia permite que o pagamento dos restantes 50% possa ser feito mais tarde e até ao final deste ano.

A autarquia também criou um "canal preferencial", o endereço de correio eletrónico apoio.empresarios@cm-mertola.pt, para esclarecer dúvidas e informar os empresários do concelho sobre as medidas de financiamento a empresas criadas pelo Estado e que "podem ser muito importantes para a manutenção dos negócios e quadros de pessoal".

Como medida financeira com impacto interno, o município decidiu antecipar para este mês o pagamento do subsídio de férias aos seus funcionários.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 73 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito na segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se 311 mortes, mais 16 do que na véspera (+5,4%), e 11.730 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 452 em relação a domingo (+4%).

No Alentejo, segundo a DGS, há 84 casos de infeção confirmados e ainda não se registou qualquer morte por covid-19.

MAIS NOTÍCIAS