A Agência Europeia do Medicamento (EMA) considerou hoje “prematuro” fazer previsões sobre uma eventual adaptação das vacinas contra a covid-19 em relação à nova variante do coronavírus SARS-CoV-2 detetada recentemente na África do Sul.
A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um projeto de resolução do PSD que recomenda ao Governo a “concretização urgente” do financiamento de 50% do novo Hospital da Madeira, obra avaliada em cerca de 340 milhões de euros.
A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, recomendar ao Governo a urgente criação de uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) no Centro Hospitalar do Oeste e a renovação das instalações dos três hospitais da região.
O investigador Carlos Antunes defendeu hoje a obrigatoriedade da máscara no primeiro ciclo devido ao aumento da incidência da covid-19 nas crianças, que pode ultrapassar os 1.000 casos diários por 100 mil habitantes no início de dezembro.
A deteção da nova variante da covid-19 pelo Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis (NICD) demonstrou a vigilância constante e a capacidade científica da África do Sul na gestão da pandemia, disse hoje fonte da Presidência da República sul-africana.
A deputada do PS/Açores Isabel Teixeira entregou hoje no parlamento açoriano um requerimento a solicitar esclarecimentos ao Governo Regional sobre a situação epidemiológica em São Jorge, "face ao aumento de casos" de covid-19 e "surtos" nas "escolas".
O número de concelhos em risco elevado e muito elevado de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 aumentou substancialmente esta semana de 89 para 154, estando em risco extremo seis municípios, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, uma recomendação ao Governo para que desenvolva os procedimentos necessários para a “construção urgente do novo Hospital de Barcelos, no distrito de Braga.
A Assembleia da República aprovou hoje, por maioria, projetos de resolução que recomendam a requalificação do Hospital Visconde de Salreu, em Estarreja.
A nova variante do coronavírus SARS-CoV-2, detetada pela primeira vez na África do Sul, é geneticamente diferente das outras, tem um número elevado de mutações, mas desconhece-se se é mais perigosa.
As farmácias preparam-se para uma maior procura por testes para deteção de covid-19 nos próximos dias, aumentando os ‘stocks’ e alargando horários para a testagem, sujeita a marcação prévia.
O investigador do INSA João Paulo Gomes afirmou hoje que a nova variante do coronavírus detetada na África do Sul é “um motivo de preocupação, mas não é motivo de alarme total”, adiantando que ainda não foi identificado nenhum caso em Portugal.
A taxa de incidência do vírus SARS-CoV-2 a nível nacional voltou a registar um aumento significativo, passando para 279,8 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) desceu ligeiramente para 1,19.
O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje que o Governo adotou “medidas razoáveis” para combater o avanço da pandemia, considerando que neste momento “nada indica que se venha a justificar qualquer tipo de confinamento”.
Portugal regista hoje mais 3.205 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e oito mortes associadas à covid-19, além de um novo aumento do número de internados em enfermaria, segundo dados oficiais.
A presidente da Comissão Europeia disse hoje que a União Europeia (UE) está a “levar muito a sério” a nova variante do coronavírus, identificada inicialmente na África do Sul, exortando a ação “rápida e unida” dos Estados-membros.
O primeiro-ministro disse hoje que Portugal tem estado em contacto com os países africanos com quem tem “relações mais intensas, adiantando que nem Moçambique nem Angola constam da lista que a Comissão Europeia propôs restringir voos.
A Assembleia da República aprovou hoje o acesso à gestação de substituição com os votos a favor do BE, PS, PAN, Iniciativa Liberal, os Verdes e a deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira.
O matemático Carlos Antunes considerou hoje que “há um certo risco” das medidas anunciadas pelo Governo para travar a pandemia “serem insuficientes” e os casos continuarem a aumentar, embora a um ritmo inferior ao que se está a observar.
As autoridades de saúde belgas detetaram a 22 deste mês um caso da nova variante do coronavírus B.1.1.529, identificada inicialmente na África do Sul, revelou hoje o ministro da Saúde Pública belga, Frank Vandenbroucke.
O Governo da Madeira não prevê a aplicação na região das medidas de contenção de contactos que estarão em vigor na primeira semana de janeiro no território continental, “salvo súbito e imprevisto” agravamento da pandemia, anunciou hoje o executivo.
Os Açores registam hoje 22 novos casos de covid-19, mais 14 do que na quinta-feira, e 292 casos ativos, estando três doentes hospitalizados e um deles em Cuidados Intensivos, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
O ex-diretor-geral da Saúde Francisco George atribui ao “egoísmo dos países ricos e industrializados” a distribuição desigual de vacinas e tratamentos médicos que expôs populações vulneráveis à covid-19, com as consequentes mutações que agora ameaçam o mundo inteiro.
A Universidade de Coimbra (UC) lidera um consórcio, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que pretende pôr a funcionar uma rede de referência para a área da medicina genómica na região Centro.