Cerca de metade dos mais de 236 milhões de pessoas que foram infetadas em todo o mundo pelo coronavírus SARS-CoV-2 apresentarão sintomas persistentes pós-covid seis meses depois a infeção, sugere um estudo hoje divulgado.
O governo está a fazer uma revisão dos requisitos das várias respostas sociais dedicadas ao envelhecimento, para conseguir um apoio domiciliário que chegue a mais pessoas, disse hoje a ministra da Segurança Social.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) convocaram hoje uma greve para os dias 23, 24 e 25 de novembro por considerarem “insustentável” a situação do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Ordem dos Enfermeiros garantiu hoje não ter sido convidada a pronunciar-se em relação aos projetos de lei sobre as ordens profissionais que estão no Parlamento e recusou “qualquer barreira limitadora” no acesso à profissão.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave vai investir mais de 200 mil euros num projeto de deteção e combate à chamada “vespa asiática”, foi hoje anunciado.
A vacinação para travar o ressurgimento do Ébola na República Democrática do Congo (RDCongo) começou hoje, depois de ter sido confirmado um novo caso, após cinco meses sem a doença, anunciou a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) anunciou hoje que apenas um doente atendido na Urgência Geral do Hospital de Santo André foi encaminhado para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) quando aquele serviço esteve com acesso limitado.
A administração da Livraria Lello, no Porto, enviou uma carta aberta aos líderes parlamentares e deputados da Assembleia da República a apelar que os livros passem a ser “objeto de prescrição médica” e “tratados fiscalmente como despesa de saúde”.
O secretário regional da Saúde afirmou hoje que o processo de vacinação contra a covid-19 dos estudantes do Ensino Superior decorreu “com sucesso”, durante o verão.
A toma regular da aspirina para prevenir um primeiro ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral (AVC) deve ser feita apenas por quem apresenta elevado risco cardiovascular e mediante acompanhamento médico, alertou hoje um especialista.
O mundo registou na semana passada 46.000 mortes por covid-19, o número mais baixo desde princípios de novembro de 2020 e uma descida de 9,6% nos últimos sete dias, segundo estatísticas divulgadas hoje pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O secretário regional do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) da Região Centro disse hoje temer o pior no hospital de Leiria e em outras unidades do país no inverno, por não haver médicos suficientes nos serviços de Urgência.
A taxa de vacinação da população residente na Madeira com mais de 50 anos é superior a 95% e mais de 75% na faixa etária entre os 12 e os 24 anos, informou hoje o Governo Regional.
O diretor clínico demissionário do Centro Hospitalar de Setúbal justificou hoje com a falta de condições físicas e profissionais o pedido de demissão de 87 clínicos desta entidade, considerando que a unidade está "abaixo da linha de água".
A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) alertou hoje para a urgência de serem retomados os rastreios da retinopatia diabética, uma das principais causas de perda grave de visão, reforçando a sua disponibilidade para apoiar os programas a nível nacional.
A presidência britânica da cimeira climática COP26 quer compromissos dos países em temas como o "carvão, carros, financiamento e árvores" para garantir que, no final, continue “viva” a possibilidade de limitar o aquecimento global a 1,5 graus centígrados.
O PS pediu hoje esclarecimentos à ministra da Saúde sobre a proibição de visitas aos internados no serviço de adolescentes e jovens adultos do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, com contactos apenas permitidos através de janelas fechadas.
A vacina russa contra a covid-19 de dose única, Sputnik Light, apresenta 70% de eficácia contra a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 três meses após a inoculação, anunciou hoje um laboratório daquele país.
A Organização Mundial da Saúde anunciou hoje a composição da equipa que irá passar a investigar novos vírus infecciosos que possam provocar pandemias e que terá como uma das missões estudar a origem do SARS-CoV-2, que causa a covid-19.
A taxa de incidência de infeções com SARS-CoV-2 nos últimos 14 dias a nível nacional registou uma subida, fixando-se hoje nos 83,2 casos por 100 mil habitantes assim como o índice de transmissibilidade (Rt) que está nos 0,97.
Portugal regista hoje mais 828 casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2, nove mortes associadas à covid-19 e uma nova redução no número de internamentos, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Sobreviventes e familiares de vítimas do Holocausto reunidos na cidade sueca de Malmo apelaram hoje para um maior investimento na educação sobre o que aconteceu na Europa durante o regime nazi como forma de combater novos extremismos.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, uma morte e 11 novos casos positivos de covid-19, sendo 10 em São Miguel e um em Santa Maria, informa hoje a Autoridade de Saúde dos Açores.
O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, pediu hoje uma “solução de fundo” para ultrapassar situações como a que ocorreu na madrugada no Hospital de Santo André, em Leiria, cujo serviço de Urgência Geral esteve com acesso limitado.