A Fundação Assistência para o Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP) de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, vai inaugurar no sábado o Hospital Compaixão, concluído há mais de dois anos, mas que vai continuar encerrado ao público.
Seis médicos do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, de cinco serviços diferentes, contraíram o vírus SARS-CoV-2, disse à agência Lusa fonte da unidade de saúde.
A nova vaga de covid-19, que começou há algumas semanas no leste da Europa, está agora a afetar a região ocidental em força, com a Alemanha a bater recordes e Itália e Bélgica a registarem subidas significativas dos contágios.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) considerou hoje que a situação epidemiológica relacionada com a covid-19 na União Europeia (UE) é “muito preocupante”, dado a aproximação do inverno, instando os cidadãos a vacinarem-se ou completarem o esquema de vacinação.
A administração dos Estados Unidos anunciou hoje que as empresas privadas com mais de 100 postos de trabalho devem garantir que a partir do próximo dia 04 de janeiro os funcionários estão vacinados contra o novo coronavírus.
Cinco presidentes de câmaras municipais abrangidas pela área de influência do Hospital de Vila Franca de Xira querem uma reunião com a ministra da Saúde para manifestarem a sua preocupação com a capacidade de resposta da unidade hospitalar.
O Reino Unido tornou-se hoje o primeiro país do mundo a emitir uma autorização de uso condicional de um comprimido antiviral contra a covid-19 desenvolvido pela empresa farmacêutica Merck, que estará disponível para os maiores de 18 anos.
A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, afirmou hoje, na Web Summit, em Lisboa, que o teletrabalho pode ser um bom instrumento, se soubermos aproveitar as vantagens e retirar as desvantagens deste modelo.
O Governo português entregou hoje a Moçambique mais 187.200 doses de vacinas da AstraZeneca contra o novo coronavírus, referindo que faz a doação “com muito gosto” para dotar os moçambicanos de “ferramentas para depressa ultrapassarem a pandemia”.
A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, defendeu hoje, em Lisboa, que este é “o momento crucial” para definir novas regras sobre o trabalho, que equilibrem os interesses dos trabalhadores e dos empregadores.
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) reclamou hoje incentivos à contratação de profissionais e ao emprego no setor, alertando que a escassez de recursos humanos pode vir a ser “um travão à recuperação”.
A Organização Mundial da Saúde avisou hoje que a situação da pandemia de covid-19 na Europa é "muito preocupante" e apontou a cobertura insuficiente de vacinas e o relaxamento de restrições para explicar o aumento de casos nas últimas semanas.
A isenção de imposto do selo na reestruturação ou refinanciamento da dívida em moratória, exceto empréstimo adicional para cobrir necessidades de liquidez, entra em vigor na sexta-feira, abrangendo factos tributários após 14 de setembro, segundo lei hoje publicada.
As autoridades sanitárias alemãs registaram 33.949 novos contágios de covid-19 nas últimas 24 horas, correspondendo a um novo máximo verificado em um dia desde o início da pandemia.
A dose de reforço da vacina contra a covid-19 deve ser realizada com as vacinas da Moderna (Spikevax) ou da Pfizer (Comirnaty), pelo menos seis meses após o esquema vacinal, segundo a Direção Geral da Saúde (DGS).
Cerca de 17,5% das pessoas com 65 ou mais anos já foram vacinadas contra a gripe, a maioria das quais por recomendação médica, indica um estudo que acompanha em tempo real o ritmo desta vacinação.
Os deputados vão reapreciar hoje o decreto sobre a morte medicamente assistida, na sequência do veto por inconstitucionalidade do Presidente da República, que devolveu o diploma em março ao parlamento.
As taxas de cancro cervical são 87% mais baixas em mulheres que foram vacinadas contra o papilomavírus humano (HPV) quando tinham entre 12 e 13 anos do que nas gerações anteriores, conclui um estudo publicado na revista The Lancet.
A ministra da Saúde, Marta Temido, defendeu hoje a importância de Portugal se lembrar das lições aprendidas durante a pandemia de covid-19 e reiterou a necessidade de “recompensar e reter” os profissionais de saúde no setor público.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde anunciou hoje que será iniciado “muito em breve” o reforço de vacinação dos profissionais de saúde e do setor social com a terceira dose da vacina contra a covid-19.
Os deputados aprovaram hoje uma proposta do BE que alarga o direito do teletrabalho aos cuidadores informais, por um período máximo de quatro anos seguidos ou interpolados.
A ministra da Saúde afirmou hoje que o estudo hoje divulgado que estima que mais de 4.400 cancros terão ficado por diagnosticar e milhões de consultas por fazer traz “um conjunto de alertas” que o ministério acompanha “com preocupação”.
As alterações ao decreto da eutanásia que vão ser discutidas quinta-feira no parlamento incluem um novo artigo inicial de definições para clarificar conceitos, oito no total, desde a morte medicamente assistida à "lesão definitiva", doença grave ou incurável.
O parlamento aprovou hoje, na especialidade, a proibição da discriminação na doação de sangue em função "da orientação sexual, identidade de género, expressão de género e características sexuais", com votos favoráveis de todos os partidos.