Dois anos após o primeiro caso de covid-19 em África, o continente vê a “luz ao fundo do túnel” e pode este ano “pôr fim à perturbação e destruição que o vírus deixou no seu caminho”, garante a OMS.
A nova Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias (HERA, na sigla inglesa) apresentou hoje o seu plano de trabalho para 2022, centrado nas emergências sanitárias transfronteiriças, com um orçamento de 1,3 mil milhões de euros.
As escolas vão poder abrir 462 novos clubes Ciência Viva, triplicando a atual oferta, anunciou hoje o Ministério da Educação, que adianta que o investimento no âmbito da recuperação de aprendizagem totaliza 4,4 milhões de euros.
Os Laboratórios do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa foram hoje alvo de um ataque informático, mas estão a trabalhar normalmente, disse à agência Lusa o proprietário da rede de laboratórios.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) assinala na sexta-feira o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência destacando o trabalho de uma equipa de 10 professoras e investigadoras no combate à pandemia de covid-19.
Os portugueses parecem estar mais felizes e satisfeitos com a vida quase dois anos depois do início da pandemia de covid-19, sugere um estudo divulgado hoje que aponta níveis de felicidade melhores até do que em 2019.
A pandemia fez reduzir em mais de 27% as admissões de doentes nos hospitais por síndrome coronária aguda e os procedimentos de angioplastia coronária primária, para tratar o enfarte, segundo um estudo que será apresentado na sexta-feira.
A Sociedade Portuguesa de Cardiologia defende uma estratégia combinada para recuperar a atividade assistencial, mas lembra que não há soluções perfeitas e que o importante é focar a atenção nos doentes crónicos e reduzir as listas de espera.
A prevalência de parto instrumentado em Portugal é três vezes superior à média europeia e a mais de 60% das mulheres portuguesas não foi pedido “qualquer consentimento”, concluiu um estudo europeu que envolveu mais de 21 mil mulheres.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai participar numa cimeira internacional sobre os oceanos em Brest, França, na sexta-feira, organizada pela presidência francesa da União Europeia, antes de viajar para Paris.
A doença traz, inevitavelmente, tristeza, mas esta pode ser atenuada com “mimos”, desde uma sessão de maquilhagem a um programa de exercício físico, para reforçar a autoestima.
Joaquim e Marco têm uma doença em comum, que os fez amigos, em resultado de uma experiência de partilha sobre o impacto pessoal, familiar e social de uma patologia crónica em quem dela sofre.
Mais de uma centena de associações está registada em Portugal para defender os direitos dos doentes e, ao mesmo tempo, tentar contribuir para a prevenção e a compreensão das diferentes patologias.
O laboratório BioNTech, parceiro da Pfizer no desenvolvimento da primeira vacina contra a covid-19, estará a opor-se à produção de uma vacina por empresas farmacêuticas de África, denunciou hoje a publicação médica The BMJ (British Medical Journal).
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse hoje que a União Europeia (UE) deve ser muito cautelosa “no levantamento das restrições” implementadas para fazer face à pandemia, alertando que a Ómicron “não é a última variante possível”.
Portugal já doou cerca de sete milhões de vacinas contra a covid-19, das quais metade foi entregue aos países africanos de língua portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, adiantou à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
O Hospital do Divino Espírito Santo, nos Açores, vai ser alvo de obras de ampliação no valor de três milhões de euros, a partir de setembro, disse à Lusa o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses.
A comissária europeia da Saúde disse hoje esperar que a União Europeia (UE) já esteja a recuperar da pandemia, mas pediu cautela devido à imprevisibilidade do vírus, embora os Estados-membros estejam preparados “para o que está por vir”.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, defendeu hoje que o mundo tem os recursos necessários para acabar com a pandemia de covid-19 ainda este ano, embora para isso seja necessário ajudar os países menos desenvolvidos.
A forma como a máscara perturba a comunicação emocional é uma das questões abordadas no novo livro do especialista no estudo da expressão facial da emoção, Freitas-Magalhães, que considera que a pandemia covid-19 provocou uma rutura nos padrões comunicacionais.
A concelhia de Óbidos do PCP defendeu hoje que a falta de médicos no Centro de Saúde local só se resolve com o reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a urgente contratação de mais profissionais.
Mais de 5,4 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço da vacina contra a covid-19, das quais cerca de 2,6 milhões com 60 ou mais anos, anunciou hoje da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A socióloga Ana Patrícia Hilário afirmou hoje que a informação difusa ou negativa sobre a vacinação contra a covid-19 pode levar os pais a adiar ou recusar a vacinação dos filhos.
A Comissão Europeia disse hoje querer “uma África pronta a enfrentar não só a covid-19”, como também outras doenças, anunciando ajuda financeira de 125 milhões de euros aos países africanos para vacinação, além dos 100 milhões já prometidos.