Um único concelho português, Corvo, na região Autónoma dos Açores, está esta semana abaixo do nível máximo de incidência de contágios pelo coronavírus SARS-CoV-2.
A incidência de infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal aumentou para 7.163,7 casos por 100 mil habitantes e o índice de transmissibilidade (Rt) voltou a baixar, para 1,05, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Portugal registou 47.199 novas infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, mais 50 mortes associadas à covid-19 e um novo aumento nos internamento, indica a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O risco de internamento com a variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 é 75% inferior ao da variante Delta, sendo também mais reduzido o tempo de hospitalização, segundo um estudo epidemiológico sobre a covid-19 hoje divulgado.
Portugal ultrapassou esta semana os 35 milhões de testes de deteção do vírus SARS-CoV-2 realizados desde o início da pandemia, anunciou hoje o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), esclarecendo que este número não inclui autotestes.
A Autoridade Regional de Saúde diagnosticou 1.423 casos de covid-19 nas últimas 24 horas e duas mortes e 60 internamentos, mais quatro do que na quinta-feira, segundo o boletim divulgado hoje.
O diagnóstico precoce de doentes com cancro voltou em 2021 aos valores obtidos dos anos pré-pandemia, o número de cirurgias cresceu 19% face a 2019 e a média do tempo de espera dos doentes inscritos baixou para 34 dias.
O Hospital de Espinho suspendeu hoje de manhã as cirurgias de ambulatório após a rutura de uma conduta de canalização no bloco operatório, revelou hoje a administração dessa unidade de saúde do distrito de Aveiro.
A vacina contra a gripe sazonal será gratuita na época 2022/2023 para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, bem como para outros grupos prioritários, segundo despacho hoje publicado em Diário da República.
Dois sofás e 37 almofadas brancas, impressas com autorretratos de outras tantas mulheres durante o primeiro confinamento, devido à pandemia de covid-19, dão forma à instalação “Make yourself at home”, de Marta Pedroso e Francisco Leone.
A taxa de incidência de síndrome gripal baixou para 39,1 por cada 100.000 habitantes, numa tendência de atividade gripal que se mantém estável, indica o boletim de vigilância da gripe do Instituto Ricardo Jorge hoje divulgado.
O custo com as evacuações médicas para Portugal suportadas pela segurança social cabo-verdiana caiu para quatro milhões de euros em 2021, até novembro, segundo dados oficiais consultados hoje pela Lusa.
Apenas 28% dos municípios tinham aceitado em 2021 competências na área da Saúde e 42% na Educação, dois domínios que devem ser descentralizados obrigatoriamente para estas autarquias a partir do final de março, segundo dados do portal "MaisTransparência".
As autoridades registaram 127 casos de suspeitas de reações adversas graves às vacinas contra a covid-19 em crianças e jovens em Portugal, das quais 15 mio/pericardites, em mais de 1,4 milhões de doses administradas nestas faixas etárias.
Mais de 22.380 suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal até final do mês passado e houve 126 casos de morte comunicados em idosos, sem que esteja demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed.
A campanha de literacia em saúde "Urgências Só Urgentes" foi hoje lançada pelo Município de Leiria, com o objetivo de diminuir a pressão nas urgências hospitalares e sensibilizar os utentes para usarem os serviços de forma criteriosa.
O BE recusou hoje ter divulgado o relatório da Microsoft sobre o ciberataque ao Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), nos Açores, alertando que o documento divulgado na comunicação social é “diferente” do que está na posse dos deputados.
Mais de 100 profissionais estavam hoje ausentes ao trabalho no Centro Hospitalar de Leiria por estarem infetados ou terem tido contacto com alguém com covid-19, informou o presidente daquela unidade de saúde.
A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) disse hoje que concorda “integralmente” com a Ordem dos Médicos sobre a preocupação em relação à Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) que opera na Guarda.
O Conselho do Governo da Madeira aprovou hoje o novo Plano Regional de Emergência de Proteção Civil e procedeu a “ajustamentos” na resolução sobre a situação de contingência decorrente da pandemia de covid-19.
As pessoas com dose de reforço da vacina contra a covid-19 há mais de 14 dias nos Açores deixam de ficar em isolamento profilático, mesmo que coabitem com um caso positivo, indicou hoje o executivo açoriano.
A dose de reforço da vacina contra a covid-19 já foi administrada a mais de 5,12 milhões de pessoas, das quais 65.999 na quarta-feira, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A modalidade “Casa Aberta” de vacinação contra a covid-19 está disponível para quem tenha 18 ou mais anos e o esquema primário completo há 150 dias, ou para quem recebeu a vacina da Janssen há pelo menos 90 dias.
A Câmara do Seixal vai ceder uma Unidade Móvel de Saúde à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e ao Hospital Garcia de Orta, para prestação de cuidados a grupos prioritários, foi hoje anunciado.