Mais de 3.000 pessoas morreram ou desapareceram ao tentar alcançar a Europa através das rotas migratórias do Mediterrâneo e do Atlântico durante o ano de 2021, o dobro do número registado no ano anterior, divulgou hoje a ONU.
A África do Sul poderá estar a entrar numa nova vaga de covid-19, a quinta no país, mais cedo do que se esperava, admitiu hoje o Ministério da Saúde, com base no aumento de casos nas últimas semanas.
A atividade epidémica da gripe está com tendência decrescente em Portugal, segundo o Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge (INSA), mas ainda assim a incidência da síndrome gripal subiu para 8,8 por 100.000 habitantes.
Os resultados dos exames feitos à criança que esteve internada no Hospital de São João, no Porto, com “suspeitas” de hepatite aguda excluíram essa hipótese e revelaram a existência de três vírus, revelou hoje este equipamento hospitalar.
A criança que foi internada no Hospital de São João, no Porto, com sintomas “suspeitos” de hepatite aguda teve alta na quinta-feira à tarde, mas continua a aguardar resultados, revelou hoje fonte da unidade hospitalar.
Portugal e Espanha são os únicos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE) onde os casos de clovid-19 estão a aumentar entre a população mais idosas, segundo dados divulgados hoje pelo ECDC.
Todas as regiões de Portugal continental vão manter, pelo menos até quinta-feira, concentrações muito elevadas de pólen na atmosfera, segundo o boletim polínico, divulgado pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu hoje o risco de contágio regional e internacional do vírus Ébola, na sequência de um novo surto de febre hemorrágica em Mbandaka, na República Democrática do Congo (RDCongo).
O Governo anunciou na noite de hoje que a Segurança Social encerrou o mês de março, “ainda marcado por constrangimentos provocados pela pandemia e pela mobilização de apoios extraordinários”, com um excedente de 1.186,8 milhões de euros.
A Direção-Geral da Saúde criou uma ‘task force’ de “acompanhamento e atualização” do surto mundial de hepatite aguda em crianças, divulgou hoje a autoridade de saúde, acrescentando que o caso suspeito em Portugal tem um diagnóstico de gripe A.
O hospital de Almada disse hoje esperar restabelecer a normalidade informática "nos próximos dias", após o ataque cibernético de segunda-feira, e voltou a apelar à população para só se deslocar aos serviços se for "estritamente necessário".
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, disse hoje que o Governo está a fazer “um esforço” para reforçar o número de profissionais de saúde e atento a áreas de baixa densidade populacional como Bragança.
O Governo da Madeira decidiu hoje manter as normas de contenção da pandemia de covid-19 até 14 de maio, nomeadamente o uso de máscaras nos espaços fechados, informou o executivo madeirense.
Os hospitais de Coimbra anteciparam-se à norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) que prevê, a partir de sábado, a desativação das unidades ou serviços hospitalares ‘livres de covid' e as áreas dedicadas a doentes com infeção respiratória.
O Centro Europeu de Controlo e Prevenção das Doenças (ECDC) apelou hoje às autoridades de saúde nacionais para efetuarem uma rápida vigilância dos casos de hepatite aguda em crianças, reconhecendo que as suas causas continuam por determinar.
O Hospital de São João, no Porto, realizou hoje, no âmbito da Zona Livre Tecnológica dedicada à emergência médica, o primeiro “voo” com um ‘drone’ que marca o início de um projeto que visa “encurtar distâncias para salvar vidas”.
O presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João, no Porto, afirmou hoje que a criança internada com sintomas "suspeitos" de hepatite aguda está a ser avaliada e que os resultados vão ser conhecidos nos próximos dias.
O líder parlamentar do PSD/Açores, João Bruto da Costa, enalteceu hoje a evolução no número de consultas de especialidade médica na ilha Graciosa em 2021, que, segundo disse, foram cerca 1.900.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo admitiu hoje que algumas Unidades de Saúde de Setúbal estão a reagendar consultas programadas, devido a medidas cautelares implementadas após o ataque informático ao Hospital Garcia de Orta.
As coberturas da maioria das vacinas incluídas no Programa Nacional de Vacinação (PNV) atingiram ou ultrapassaram no ano passado a meta de 95%, segundo o balanço hoje divulgado.
As consultas na Extensão de Saúde de Sanguedo, em Santa Maria da Feira, estão a ser agendadas para 2023, denunciou hoje a coordenação distrital de Aveiro do BE, defendendo que essa situação “é grave” e “não deveria acontecer”.
África registou 17.500 casos de sarampo nos primeiros três meses deste ano, quatro vezes mais do que no mesmo período de 2021, anunciou hoje a OMS, que atribui o aumento à quebra na vacinação devido à pandemia.
O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) vai implementar “nos próximos meses” um “plano de sobrevivência” para garantir o funcionamento do serviço de urgência, que passa por recrutar médicos a outras áreas deste hospital, revelou hoje o responsável.
O primeiro-ministro afirmou hoje que os ministros Pedro Nuno Santos e Marta Temido vão abordar na sexta-feira o plano de investimentos do Governo para as áreas das infraestruturas, habitação e saúde.