O Presidente da República assinalou hoje o Dia Mundial da Saúde Mental e, embora considerando que tem havido uma "trajetória positiva", pediu que nesta área "as respostas do país melhorem, de forma ambiciosa e visionária".
O secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, garantiu hoje que o Governo dos Açores vai rever o diploma sobre o trabalho médico suplementar, aprovado pelo parlamento regional, mas vetado pelo Representante da República.
O isolamento profilático de pessoas infetadas por covid-19 foi hoje extinto nos Açores, segundo uma circular emitida pela Direção Regional de Saúde.
O Presidente da República considerou hoje que o acordo de concertação social com confederações patronais e UGT constitui "um sucesso político" para o Governo, com recurso a "uma fórmula muito curiosa e talentosa".
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) manifestou hoje “profunda deceção” com a proposta de Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), afirmando que o Governo “não está com vontade de investir” no Serviço Nacional de Saúde.
O consórcio Ageing@Coimbra, que envolve uma rede de instituições sediadas naquela cidade, recebeu hoje, em Bruxelas (Bélgica), a renovação do estatuto de Centro de Referência Europeu para o Envelhecimento Ativo e Saudável, com a pontuação máxima.
O Sindicato dos Enfermeiros alertou hoje que o aumento de 153 milhões de euros na despesa com pessoal na saúde, previsto na proposta de Orçamento do Estado para 2023, “é manifestamente insuficiente” e “machadada brutal” nas ambições dos enfermeiros.
O Governo assume que as respostas de combate às desigualdades entre homens e mulheres são “prioritárias” no Orçamento do Estado para 2023, e que será implementada a perspetiva de género nas várias componentes do Plano de Recuperação e Resiliência.
O Governo pretende reduzir em 25% o desfasamento entre os valores de referência do Complemento Solidário para Idosos (CSI) e do Complemento da Prestação Social para a Inclusão e o limiar da pobreza durante o ano de 2023.
A pandemia da covid-19 teve um impacto na saúde mental dos cabo-verdianos, com aumento de casos de depressão e toma de medicamentos, afetando mais as mulheres, concluiu um estudo apresentado hoje na cidade da Praia.
O Representante da República para os Açores devolveu hoje ao parlamento regional, para “nova apreciação”, o decreto de reforço do pagamento de horas extraordinárias do trabalho médico em serviços de urgência e atendimento permanente do Serviço Regional de Saúde.
O Governo pretende, no próximo ano, rever o modelo de funcionamento dos serviços de urgência, incluindo uma nova organização para as urgências metropolitanas de Lisboa e Porto, indica a proposta de Orçamento do Estado para 2023 (OE2023).
O Ministério da Saúde de Angola proibiu a importação e venda de quatro lotes de xaropes fabricados pela indiana Maiden Pharmaceuticals Limited, devido à presença de substâncias contaminantes.
O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje um nível global de vacinação contra a covid-19 de 86%, avançando com a administração da vacina a cerca de 63 mil crianças dos 5 aos 11 anos.
A proposta de Orçamento do Estado para 2023 prevê um aumento de 1.177 milhões de euros do montante global para o setor da Saúde, que terá uma despesa total consolidada de 14.858 milhões de euros no próximo ano.
Boa disposição, positividade e muito incentivo são alguns dos ingredientes que a equipa do projeto “Psiquiatria Comunitária PsiCom” leva na mala nas visitas que faz aos utentes com doença mental, numa iniciativa que tem ajudado a diminuir as idas às urgências.
O ministro da Saúde afirmou hoje que o tratamento das perturbações de saúde mental não deve ser exclusivo de especialistas, defendendo que as situações de menor gravidade “podem e devem” ser tratadas nos cuidados de saúde primários.
O despacho que delega na secretária de Estado da Promoção da Saúde os poderes para os atos governativos relacionados com a Ordem dos Nutricionistas foi hoje publicado, produzindo efeitos ao dia da posse de Margarida Tavares.
A criação de uma bolsa de voluntários para apoio a cuidadores informais é o objetivo de um novo projeto que está a ser desenvolvido em Grândola, no distrito de Setúbal, divulgou hoje a Câmara Municipal.
As autoridades do Uganda afirmaram hoje que o país é um destino seguro, após os Estados Unidos e o Reino Unido emitirem avisos aos viajantes devido ao surto de ébola declarado em setembro no país africano.
A nova lei da saúde mental vai ser apresentada na quinta-feira no parlamento, anunciou hoje o ministro da Saúde, afirmando que a nova legislação vem consolidar “uma tradição humanista e progressista” nesta matéria.
Apenas 29 por cento dos países em África, onde mais de metade da população tem menos de 24 anos de idade, têm políticas de saúde mental para crianças e adolescentes, alertaram hoje as Nações Unidas.
Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) lideram um projeto, financiado em sete milhões de euros, que visa prever, intervir precocemente e prevenir a Doença de Crohn, foi hoje anunciado.
O Comité Internacional de Resgate (IRC) e o Ministério da Saúde do Uganda lançaram uma campanha de sensibilização para prevenir o alastramento do surto de Ébola, que fez 10 mortes confirmadas no país, anunciou hoje a organização.