SAÚDE QUE SE VÊ

Principal hospital de Cabo Verde vai receber anualmente 27 mil euros das obrigações verdes

Lusa
29-12-2023 14:47h

O principal hospital de Cabo Verde vai receber anualmente 3,05 milhões de escudos (27,67 mil euros) como resultado da oferta pública de subscrição de obrigações lançada pelo iibCV, Banco Internacional de Investimentos, cujos resultados foram hoje apresentados.

"Anualmente será depositado na conta do Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN) um montante de cerca de 3,05 milhões de escudos (27,67 mil euros), o que perfaz cerca de 9,16 milhões de escudos (83,05 mil euros) tendo em conta que a maturidade do empréstimo é de três anos", afirmou o presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC), Miguel Monteiro.

Em novembro, o International Investment Bank Cabo Verde (iibCV, Banco Internacional de Investimentos) abriu o período de subscrição de obrigações verdes para apoiar projetos amigos do ambiente no principal hospital do país.

A emissão destas obrigações verdes visa possibilitar o financiamento da atividade do iib, que inclui a execução da política de sustentabilidade e responsabilidade social, com uma remuneração adicional, correspondente a 0,5% ao ano sobre o montante total subscrito, a ser doada ao HUAN, na capital do país.

O período de oferta decorreu de 24 de novembro a 27 de dezembro, o apuramento dos resultados com liquidação física e financeira ocorreu no dia seguinte e a cotação na BVC foi divulgada hoje, 29 de dezembro.

Na apresentação dos resultados da emissão das primeiras obrigações verdes, na Praia, Miguel Monteiro explicou que a oferta pública de subscrição e admissão à cotação destas obrigações teve um montante inicial de 400 milhões de escudos (3,63 milhões de euros).

Devido à "grande procura", o total subscrito foi de 610,47 milhões de escudos (5,54 milhões de euros), o que se traduz numa procura de 1,53 vezes superior à oferta inicial. 

Cerca de 35% do montante total subscrito foi realizado por não residentes.

Foram submetidas um total de 79 ordens de subscrição válidas, sendo 63 subscritores de países da África, 13 da Europa e três dos Estados Unidos da América.

Cerca de 27% do número dos subscritores é não-residente, valor superior ao alcançado na oferta pública de Blue Bonds [Obrigações Azuis] realizada no início do ano, que ficou em 21%.

Os recursos serão utilizados pelo Hospital Agostinho Neto para o financiamento de projetos virados para a geração de energia renovável, eficiência energética, redução da poluição, gestão de águas e resíduos e na instalação de painéis solares.

O objetivo inicial era atingir um montante global de 750 milhões de escudos (6,8 milhões de euros), onde o HUAN ia receber cerca de quatro milhões de escudos por ano (36 mil euros), o que totalizaria cerca de 12 milhões de escudos (108 mil euros) até o final da maturidade da operação, que é de três anos.

O presidente da Comissão Executiva do iibCV, Francisco José Ferreira, disse que esta obrigação é "mais uma peça no que têm sido os programas piloto do banco em tentar fazer-se transformar numa vertente de cultura interna em que a sustentabilidade e a responsabilidade social partem dos corações das pessoas e não de uma vertente escrita, metodológica ou de uma imposição regulatória à qual estão obrigados". 

O banco apresenta-se como o terceiro maior de Cabo Verde, é liderado pelo grupo iib do Bahrain e participado em 10% pelo português Novo Banco.

A última oferta pública de subscrição de obrigações na BVC ocorreu em janeiro de 2014, tendo como emitente a Imobiliária, Fundiária e Habitat (IFH, empresa estatal).

MAIS NOTÍCIAS