A Organização Mundial da Saúde (OMS) admitiu hoje reduzir este ano o nível máximo de alerta em vigor para a covid-19, alegando que o impacto da doença poderá em breve ser comparado com o da gripe sazonal.
O Burundi declarou hoje um surto de poliomielite, pela primeira vez em 30 anos, "após ter confirmado a presença de oito poliovírus, anunciou o escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS) em África.
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) alertou hoje os utentes para confirmarem a referência da entidade para o pagamento de taxas moderadoras em eventuais mensagens de correio eletrónico que recebam.
Os Açores aumentaram a lista de espera cirúrgica em fevereiro, pelo segundo mês consecutivo, tendo 9.952 utentes inscritos, mais 0,3% do que em janeiro, mas menos 6% do que no período homólogo, segundo dados da Direção Regional da Saúde.
Mais de 40% das mulheres com endometriose em Portugal demoram mais de dez anos a serem diagnosticadas devido à desvalorização dos sintomas, que impede que se controle atempadamente a doença, conclui um estudo.
Consultas externas encerradas e cirurgias adiadas em hospitais de todo o país é o “traço geral” da greve da função pública no setor da saúde, avançou hoje à agência o coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana.
O Hospital Distrital de Santarém (HDS) voltou hoje a pedir o encaminhamento de doentes urgentes com traumatismos para outros hospitais, até às 08:30 de sábado, por constrangimentos na urgência de ortopedia, disse à Lusa fonte da unidade de saúde.
Vinte e cinco blocos de parto vão receber 20 milhões de euros do Governo para obras e equipamentos, alguns dos quais a comissão de peritos admitia que encerrassem, como os do Barreiro e da Póvoa do Varzim.
A greve dos trabalhadores da função pública marcada para hoje teve uma adesão “perto dos 85%” no Hospital de São João, no Porto, estando “apenas a ser cumpridos” os serviços mínimos, disse à Lusa fonte sindical.
O presidente da Sociedade Portuguesa de Saúde Pública defendeu hoje ser preciso criar condições de “absoluta legalidade” para os especialistas poderem controlar futuras epidemias, alertando para a importância de aprovar a nova lei de emergência de saúde pública.
A greve nacional dos funcionários públicos, que começa às 00:00 de sexta-feira terá os seus primeiros impactos ainda hoje ao final do dia, sobretudo nos hospitais e nos serviços de recolha de lixo, segundo a Frente Comum.
O PSD criticou hoje o plano de reorganização das urgências hospitalares, que comparou a “coloridos calendários escolares”, com o PS a responder que “não há uma única falha nas urgências de ginecologia” e antevendo resultados também para as pediátricas.
A psiquiatra Ana Matos Pires afirmou hoje que o novo diploma sobre saúde mental em apreciação no parlamento constitui uma “lei de direitos humanos”, mas alertou que o país necessita de mais profissionais desta área.
A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) lidera um projeto, financiado com quase 800 mil euros, para melhorar qualidade dos currículos de enfermagem na América Latina e ainda contribuir para a prestação de cuidados de saúde seguros.
O presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) considerou hoje extemporânea a greve dos enfermeiros do setor privado, sustentando que estão a decorrer reuniões “com grande abertura negocial”.
Cerca de uma centena de enfermeiros do setor privado concentrou-se hoje junto ao Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, exigindo, entre outras medidas, o aumento salarial de 10% para todos os profissionais.
O presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) considerou hoje que o setor da saúde em Coimbra tem condições para ser mais competitivo do que a maioria dos ecossistemas que existem em Portugal e na Europa.
A despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com medicamentos teve em 2022 a maior subida dos últimos nove anos, ultrapassando 1.567 milhões de euros (+9,6%), e a dos utentes subiu 7,4%, segundo o Infarmed.
O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) desenvolveu um programa de apoio e formação ‘online’ para cuidadores informais de pessoas com demência, adiantou hoje aquela instituição.
A esperança de vida à nascença na União Europeia (UE) recuou novamente em 2021, para os 80,1 anos, estimando o Eurostat que ainda por causa do súbito aumento da mortalidade provocado pela pandemia da covid-19.
O presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia alertou hoje para a urgência de clarificar o acesso a dados de saúde no âmbito do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), sublinhando que a falta de acesso impede o conhecimento da realidade.
Os enfermeiros de 75 unidades de saúde privadas do país fazem hoje um dia de greve, a primeira que esses profissionais realizam para reivindicar a melhoria das condições de trabalho e aumentos salariais de 10%.
Uma equipa internacional de investigadores relacionou o consumo de cafeína com um menor risco de sofrer de diabetes tipo 2, a mais frequente, e com a redução de peso e da massa gorda.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) lamentou hoje que o Ministério da Saúde tenha desmarcado a reunião agendada para quinta-feira, alegando que assim fica claro quem “está a atrasar” as negociações que decorrem nos últimos meses.