Os chineses reagiram hoje, nas redes sociais, com entusiasmo ao fim das restrições que mantiveram o país isolado do mundo exterior desde março de 2020, noticiou a agência France-Presse (AFP).
Um médico infecciologista recebeu em 27 de dezembro de 2020 a primeira vacina contra a covid-19 em Portugal, de um primeiro lote de 9.750, iniciando um processo que dois anos depois contabiliza 26,5 milhões de doses ministradas.
O número de pacientes que apresentam poucas ou nenhuma sequela após um acidente vascular cerebral (AVC) foi multiplicado por três, no Reino Unido, graças à inteligência artificial (IA), anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico.
Um total de 221 centros de saúde vão estar abertos no sábado e 180 no domingo, dia de Ano Novo, anunciou a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os blocos de parto dos hospitais de Caldas da Rainha, Loures, Barreiro, Beja e Portimão vão estar encerrados entre as 08:00 de sexta-feira e as 08:00 de 02 de janeiro, divulgou a tutela.
Pelo menos 40.830 crianças e adolescentes perderam as suas mães em consequência da covid-19 nos dois primeiros anos da pandemia no Brasil, segundo um estudo divulgado hoje pela estatal Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Investigadores do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) concluíram que apenas usar inspeção visual em bovinos mais jovens pode ser "insuficiente" para a deteção da Tuberculose Bovina, defendendo a importância da inspeção 'post mortem' para identificar lesões.
A China vai acabar com a obrigatoriedade de quarentena para viajantes oriundos do exterior a partir de 08 de janeiro, anunciaram hoje as autoridades chinesas, após o levantamento, este mês, da maioria das medidas anti-covid-19 em vigor desde 2020.
O especialista em saúde pública Francisco George alertou ontem para o risco de novas epidemias e defendeu a necessidade de “resposta enérgicas”, que requerem dos países sistemas de alerta para detetar o problema e controlá-lo.
Em quase todos os dias deste mês houve excesso de mortalidade e, até hoje, em sete dias foram batidos os recordes máximos para o mesmo dia nos últimos 13 anos, segundo o Sistema de Informação dos Certificados de Óbito.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) considerou hoje que o encerramento de urgências de obstetrícia em Lisboa é “uma medida paliativa” que restringe o acesso das grávidas a cuidados de saúde e não contribui para resolver a situação.
A China assegurou hoje que sempre informou a Organização Mundial de Saúde (OMS) de “forma atempada, aberta e transparente” sobre a covid-19, em resposta a preocupações manifestadas pelo respetivo diretor-geral sobre a pandemia no país.
O Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), com a Associação de Dadores de Sangue de Coimbra e o humorista Afonso Paiva, lançou um ‘spot’ apelando para a dádiva de sangue.
A região Norte e o Algarve vão manter a totalidade dos blocos de parto a funcionar no Natal, todas as outras regiões têm constrangimentos e em Lisboa e Vale do Tejo haverá partilha de recursos e fechos alternados.
As pessoas com 50 ou mais anos podem, a partir de hoje, tomar a dose de reforço da vacina contra a covid-19 na modalidade de “casa aberta”.
O estado de saúde de Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, piorou nas últimas horas e permanecerá no hospital para receber cuidados relacionados com disfunções renal e cardíaca.
O BE questionou hoje o Ministério da Saúde sobre o facto de a lei da gestação de substituição continuar por regulamentar um ano após ter sido aprovada, um atraso que considerou “totalmente injustificável” e que traduz “falta de vontade política”.
O PCP defendeu hoje que o Governo deveria fazer um caminho de “alargamento e não de encerramento” do SNS, dizendo apenas esperar “um remedeio” do plano para as urgências.
O Infarmed proibiu a exportação de quase 1,7 milhões de unidades de medicamentos nos primeiros 10 meses do ano para evitar falhas nas farmácias portuguesas, anunciou hoje o presidente da autoridade nacional do medicamento.
O secretário da Saúde do Governo dos Açores assegurou hoje que as escalas de urgência do hospital de Ponta Delgada estão garantidas em janeiro de 2023 e rejeitou pronunciar-se sobre a escolha do novo presidente da unidade.
O BE afirmou hoje que o Governo está a preparar “um enorme tapa buracos” para resolver as graves situações nas urgências do SNS, discordando de soluções que passem pelo encerramento de serviços, sejam momentâneos ou definitivos.
O presidente do Chega anunciou hoje que o partido vai pedir a audição parlamentar do diretor executivo do SNS em janeiro para explicar com detalhe o plano de reorganização das urgências e “o que está a falhar” nesta área.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) manifestou-se hoje “seriamente preocupada” com a vaga de novos casos de covid-19 na China, inédita pela amplitude, e pediu a Pequim maior transparência para poder enfrentar futuras pandemias.
O PS anunciou que fez aprovar hoje, no parlamento, um conjunto de audições para preparar uma resposta estruturada sobre o funcionamento dos serviços de urgência e considerou “injustas” as críticas do PSD em matéria de saúde.