Jovens médicos internos com vontade de fazer carreira no Serviço Nacional de Saúde (SNS) apontam falhas estruturais no sistema, mas não desistem do seu objetivo, apesar da falta de atratividade e insuficiência de recursos humanos.
A procura por hospitais privados tem sido elevada nos últimos anos, o que fez com que as companhias de seguros correspondam já a mais de 60% dos pagamentos efetuados, segundo a Associação Portuguesa da Hospitalização Privada (APHP).
Os hospitais privados têm vindo a registar um aumento da procura devido à redução do número de médicos em algumas especialidades do SNS, mas também eles enfrentam a falta de clínicos, nomeadamente em dermatologia, pediatria e psiquiatria.
A contratação de seguros de saúde privados nos últimos anos tem aumentado a um ritmo acelerado, tendo registado um crescimento de 10% para 3,4 milhões em 2022, segundo a Associação Portuguesa de Seguradores (APS).
Cerca de duas dezenas de associações de doentes lançaram uma petição pública a exigir a comparticipação a 100% das fórmulas para nutrição entérica, garantindo acesso a cerca de 114 mil pessoas com risco nutricional ou de malnutrição.
Auxiliares de ação médica e assistentes técnicos do Serviço Nacional de Saúde cumprem hoje um dia de greve para exigir a criação e efetiva negociação da carreira e melhores condições de trabalho.
Mais de 5.000 casas de banho e dezenas de tendas de assistência médica vão ser instaladas no terreno que está a ser preparado para acolher a Jornada Mundial da Juventude, na qual são esperadas 1,5 milhões de pessoas.
Um total de 393 médicos foram admitidos no concurso para especialistas de medicina geral e familiar, representando cerca de 40% das vagas abertas, um número que a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) considerou hoje ser insuficiente.
Mais de 900 estudantes de Medicina criticam a qualidade da formação médica ministrada em Portugal, alertando para a ausência de investimento, segundo os resultados de uma iniciativa da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) hoje divulgados.
Quatro bombeiros de Albergaria-a-Velha sofreram hoje ferimentos ligeiros na sequência do despiste da viatura de combate a incêndios onde seguiam para combate a um incêndio, em Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, informou fonte da corporação.
O Ministério da Saúde destacou hoje que “fruto da rápida resposta e adesão da população” foi possível interromper as cadeias de transmissão do vírus ‘mpox’, através do diagnóstico, sensibilização e, mais tarde, da vacinação.
Os jovens que mais foram sujeitos a ações preventivas sobre consumo de álcool e drogas ilícitas foram os que registaram consumos mais problemáticos destas substâncias num estudo a que a Lusa teve hoje acesso.
Mais de 3.500 pessoas foram vacinadas desde julho de 2022 contra a ‘mpox’, uma doença contagiosa que foi detetada em 953 pessoas em Portugal no último ano, segundo dados revelados hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Ministério da Saúde contestou a ação em tribunal colocada pela ERC, referindo que a reguladora dos media "não é detentora de legitimidade" para tal, apontando que "com este posicionamento constitui-se a autora em abuso de direito".
A dispersão do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) por 134 edifícios custa cerca de 100 milhões de euros, uma despesa que deixará de existir com o futuro Hospital de Lisboa Oriental, afirmou a presidente do CHULC.
O número de utentes sem médico de família aumentou 29% num ano, ascendendo agora a quase 1,7 milhões, devido a aposentações e à falta de capacidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para atrair especialistas.
Profissionais de saúde, utentes e sindicatos do setor participam no sábado numa marcha em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS), uma iniciativa que terá uma “forte participação”, perspetivam os seus promotores.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, defendeu hoje que o Ministério da Saúde tem de adotar um “papel diferente” no futuro para fixar mais médicos no interior do país.
O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) vai dispor, a partir de setembro, de um serviço de Medicina Nuclear, aumentando as capacidades de diagnóstico de várias patologias e evitando a deslocação de doentes para fora da região.
A representante das instituições que trabalham na área dos comportamentos aditivos e dependências afirmou hoje que a recente atualização dos valores pagos pelo Estado não corresponde às reais necessidades das organizações que estão no terreno.
As cirurgias a prótese do joelho do Hospital de Santo António, no Porto, contam a partir de hoje com o auxílio de um robot, uma inovação que acrescenta “um perfeccionismo jamais visto em medicina”, disse o diretor de ortopedia.
O Centro Internacional de Investigação do Cancro da Madeira, que hoje foi formalizado, vai dispor de um milhão de euros de financiamento anual para início de atividade, indicou o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.
O diretor da Unidade Operacional de Intervenção de Comportamentos Aditivos e Dependências da Madeira (UCAD), Nelson Carvalho, defendeu hoje a alteração da Lei 15/93, no sentido de distinguir o tráfico e o consumo das novas drogas.
O ministro da Saúde garantiu hoje que o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), cujo conselho de administração terminou mandato em dezembro de 2021, “está em pleno funcionamento”, desvalorizando alertas e críticas feitos pela ordem e sindicatos.