O Presidente da República promulgou hoje o diploma que estabelece o regime de dispensa de medicamentos em proximidade, permitindo que até 200 mil utentes tenham acesso aos fármacos prescritos pelo seu hospital em farmácias mais próximas das suas residências.
O parlamento aprovou hoje, em votação final global, a criação de uma linha nacional para a prevenção do suicídio e de comportamentos autolesivos.
As corporações de bombeiros voluntários gastam cerca de 80 milhões de euros por ano em emergência médica, mas o INEM apenas paga metade desse valor, acusou hoje a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), que defende uma revisão da tabela.
O presidente da Câmara de Amarante declarou hoje estar indignado com o encerramento da urgência do hospital da cidade na noite de Natal, anunciado pelo Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).
Doentes do serviço de urgência do hospital de Évora chegam a esperar várias horas, alguns cerca de um dia, para serem atendidos, devido à reduzida equipa de médicos internistas da unidade, revelou hoje um dirigente sindical.
O Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) recebeu a certificação de nível “bom”, de acordo com o modelo de Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
As emissões de gases com efeito de estufa (GEE) aumentaram 1,2% em Portugal em 2022 face a 2021, de acordo com estimativas preliminares, indicam as Estatísticas do Ambiente divulgadas hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) quer que o hospital de Viana do Castelo garanta o “cumprimento de procedimentos de comunicação de óbito”, após uma “troca de identificação” na informação sobre a morte de um utente.
A Tégua - Associação de Desenvolvimento Regional d’Entre o Tejo e Guadiana quer investir cerca de dois milhões de euros numa quinta em Portalegre para acolher pessoas sem-abrigo e prestar cuidados de saúde, revelou hoje um dos dirigentes.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) deu 30 dias ao grupo CUF para que comprove que cumpre as precauções básicas do controlo da infeção estabelecidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), isto depois de uma denúncia da Ordem dos Enfermeiros.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje que cerca de 45% das mortes de crianças com menos de cinco anos estarem relacionadas com a subnutrição, sobretudo nos países de baixo e médio rendimento.
As freguesias de Camarate, Unhos e Apelação vão ser servidas pelo Hospital Beatriz Ângelo, de acordo com um comunicado da Câmara Municipal de Loures, após uma reunião entre o ministro da Saúde e o presidente da autarquia, Ricardo leão.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) considerou que o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, não garantiu os recursos humanos “aptos” no caso da grávida que morreu após transferência para o São Francisco Xavier em agosto do ano passado.
Os cuidados de saúde em Gaza estão numa “situação catastrófica”, sem hospitais operacionais no norte da Faixa de Gaza e apenas nove a funcionar em todo o território, denunciou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O MareNostrum 5, um supercomputador inaugurado hoje em Barcelona, é dos computadores com maior potência da Europa e resultou de um consórcio de que fazem parte Espanha, Portugal e Turquia, tendo sido financiado em 50% pela União Europeia.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou hoje medidas para tornar a vacina contra a malária R21 mais acessível, dois meses após recomendar o seu uso, para conter a doença em todo o mundo.
Enfermeiros iniciam hoje quase duas semanas de greve, que se prolonga até 02 de janeiro, para exigir a paridade com a carreira técnica superior da Administração Pública.
A futura Unidade Local de Saúde São João (ULSSJ) vai implementar um projeto-piloto de telerreabilitação que permitirá a utentes que estão a recuperar de cirurgia realizar fisioterapia em casa e em horário flexível, foi hoje divulgado.
O Hospital de Ponta Delgada, onde os farmacêuticos apresentaram declarações de exclusão de responsabilidade por falta de condições de trabalho, vai contratar quatro novos profissionais, declarou hoje o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos.
O líder do BE/Açores, António Lima, afirmou hoje ter a certeza de que nenhuma administração do Hospital de Ponta Delgada despedirá os trabalhadores precários gerados pela covid-19 até que haja novo Governo.
Um hospital e três centros médicos da província de Gauteng, na África do Sul, sofreram danos extensivos devido a uma tempestade que ocorreu durante a noite, comunicou o departamento de saúde da região.
O bastonário da Ordem dos Médicos afirmou hoje que há “um grande equívoco” sobre a recusa dos médicos ao trabalho suplementar, sustentando que a partir das 150 horas extraordinárias os clínicos podem declinar.
O líder da IL alertou hoje que o modelo da saúde “está perto do colapso”, criticando as “políticas erradas” do Governo e a relação com os profissionais do setor por sobrepor os “interesses políticos” às soluções para os problemas.
O Chega e IL criticaram hoje o PS por rejeitar audições parlamentares sobre o caso das gémeas, com André Ventura a indicar que quer ouvir a ministra da Justiça e Rui Rocha a acusar os socialistas de chumbarem quem “é incómodo”.