A organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch instou hoje os líderes da União Europeia (UE) a assumirem posições "firmes e inequívocas" quanto a preocupações com os direitos humanos na próxima cimeira China-UE, a decorrer esta semana.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) apelou hoje aos cidadãos para se juntarem aos 3.393 voluntários que engloba e que por ano cumprem 679.000 horas de voluntariado.
O Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU) anunciou hoje uma greve, entre 21 de dezembro e 02 de janeiro de 2024, para exigir paridade com a carreira técnica superior da Administração Pública.
O Hospital São José tinha ao início da manhã de hoje 70 doentes à espera de uma cama de internamento, 50 dos quais há mais de 24 horas, disse à Lusa a enfermeira diretora do Centro Hospitalar Lisboa Central.
O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) promove na próxima quarta e quinta-feira as I Jornadas de Saúde Mental do CHUA, organizadas pelo departamento de Psiquiatria e Saúde Mental, anunciou o centro.
A urgência cirúrgica do hospital de Mirandela, no distrito de Bragança, vai manter-se encerrada durante todo o mês de dezembro, confirmou hoje à Lusa a porta-voz do Movimento Médicos em Luta, Susana Costa.
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) alertou hoje que o futuro do Serviço Nacional de Saúde “está comprometido” caso não se consiga inverter a falta de atratividade desta especialidade que “sustenta os hospitais”.
Uma perícia médico-neurológica ao ex-presidente do BES Ricardo Salgado, efetuada no âmbito de um processo cível no Tribunal de Cascais, confirmou que o ex-banqueiro sofre de uma doença neurológica, muito provavelmente Doença de Alzheimer.
O Zimbábue registou, pelo menos, 200 mortes por cólera e 9 mil casos suspeitos desde setembro, quando eclodiu o surto que levou à declaração do estado de emergência na semana passada em Harare, onde 1.400 casos foram confirmados.
O bastonário da Ordem dos Médicos defendeu hoje em Setúbal que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem a obrigação de continuar a formar médicos, mesmo que muitos deles continuem a sair, a custo zero, para o setor privado.
O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) considerou hoje positivo o aumento do número de vagas e a celeridade do concurso para contratação de recém-especialistas, mas prevê que muitas dessas vagas fiquem por ocupar no Serviço Nacional de Saúde.
O presidente da IL, Rui Rocha, responsabilizou hoje a "cegueira ideológica" da geringonça pelo estado do SNS, a poucos metros do secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, que insistiu na valorização das carreiras dos médicos.
A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) considerou hoje “pouco provável” que as vagas abertas para especialistas, sem melhorar as condições de trabalho e salários, encontrem os candidatos necessários para suprir as carências no Serviço Nacional de Saúde.
A prescrição do medicamento usado para prevenir a infeção por VIH vai ser alargada aos cuidados primários, organizações comunitárias, consultas realizadas nos setores social e privado, e podem ser dispensados em farmácias comunitárias, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
Análises realizadas pelo laboratório do Centro Tecnológico das Indústrias do Couro (CTIC) desmentiram o estudo divulgado pela Plataforma Transgénicos Fora que apontava para uma elevada concentração de glifosato em Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.
A Câmara de Pombal anunciou hoje que garantiu mais de 5,4 milhões de euros de financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para investir na saúde.
O Banco Alimentar de Cabo Verde recolheu cerca de 2,5 toneladas de alimentos nos estabelecimentos comerciais da capital, Praia, ilha de Santiago, durante o fim-de-semana, quantidade ligeiramente abaixo da recolhida em campanhas anteriores, disse hoje à Lusa a presidente, Ana Hopfer Almada.
O Crescente Vermelho Palestiniano denunciou hoje um ataque de soldados israelitas a duas ambulâncias na zona de Fallujah, no norte da Faixa de Gaza, que feriu dois médicos e um doente.
O bastonário da Ordem dos Médicos manifestou hoje receio de que as 991 vagas abertas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) para médicos recém-especialistas fiquem por preencher e exigiu ao Ministério da Saúde a criação de melhores condições.
As autoridades sanitárias da China reafirmaram hoje que a alta incidência de doenças respiratórias nas últimas semanas deve-se a agentes patogénicos conhecidos, segundo os dados recentes de monitorização de casos.
O secretário de Estado da Saúde defendeu hoje o reforço do duplo compromisso que tem de existir entre a saúde e o ambiente, considerando que são duas áreas indissociáveis, seja na adaptação ou mitigação das alterações climáticas.
Mais de 16 mil hospitais em todo o mundo serão destruídos total ou parcialmente até 2100 se o aquecimento global não for travado, nove dos quais estão localizados em Portugal, segundo um estudo hoje divulgado.
A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde autorizou a contratação de 991 médicos recém-especialistas para diferentes especialidades com apoio ao serviço de urgência e que concluíram o internato médico na época especial, foi hoje divulgado.
O PCP organizou hoje um protesto contra o encerramento da valência de cirurgia geral no serviço de urgência externa do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, no distrito do Porto, que entrou em vigor sexta-feira.