O secretário-geral socialista pretende reformar as fontes de financiamento da Segurança Social, reforçar a saúde oral no SNS, valorizar a carreira médica e investir na modernização de equipamentos, e aumentar os salários de entrada na profissão docente.
O tempo médio de espera para doentes urgentes era, às 17:45, inferior ao registado no início da manhã na maioria dos principais hospitais das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde.
A Ordem dos Enfermeiros avisou hoje que os estatutos aprovados na sexta-feira pelo parlamento “podem colocar em causa a qualidade da prestação de cuidados de saúde”, pedindo que se inicie, de imediato, nova revisão da lei.
A ex-ministra da Saúde Maria de Belém alertou hoje para uma “insegurança enorme em relação ao funcionamento do Serviço Nacional de Saúde” e pediu aos partidos que concretizem propostas nesta área em termos de recursos humanos e financeiros.
O tempo médio de espera para doentes urgentes ultrapassava, às 08:30 de hoje, as 14 horas no hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e as 11 horas no hospital Amadora-Sintra, segundo dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde.
O tempo médio de espera para doentes urgentes ultrapassava, às 22:00 de hoje, as 07 horas nos hospitais Beatriz Ângelo, em Loures, e Santa Maria, em Lisboa.
O dirigente do PS Manuel Pizarro defendeu hoje que as críticas da direita ao SNS têm como objetivo abatê-lo e considerou que a única maneira de o preservar é através de uma vitória socialista nas legislativas.
A presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), Ema Paulino, rejeitou hoje que as farmácias tenham falhado na vacinação sazonal, assinalando que a maioria das pessoas vacinadas o fez nas farmácias.
A Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) aprovou a criação de serviços integrados de cuidados paliativos nas unidades do SNS e o plano de ação para garantir o acesso a estes cuidados.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo classificou hoje de positivo o processo de transferência de competências da administração central para os municípios de Portugal continental, mas admitiu a necessidade de ajustes devido ao “centralismo cristalizado” do país.
O tempo médio de espera para doentes urgentes ultrapassava, às 18:00 de hoje, as 10 horas no hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), e era de quase 06 horas no Santa Maria, em Lisboa.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) contabiliza quase 600 ataques contra hospitais e unidades médicas na Faixa de Gaza desde o início da guerra entre Israel e o movimento palestiniano Hamas, anunciou hoje em comunicado a agência da ONU.
A diretora da Urgência do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, informou os médicos de que não deveriam admitir “doentes triados com prioridade verde”, mas a aplicação desta regra depende de um protocolo com os centros de saúde.
A urgência médico-cirúrgica do hospital de Mirandela, distrito de Bragança, mantém-se encerrada em janeiro e está sem escalas para o serviço, disse hoje a porta-voz do Movimento Médicos em Luta, Susana Costa.
A Associação Nacional dos Cuidados Continuados acusou hoje o Governo de fazer propaganda e faltar à palavra por continuar sem atualizar os valores pagos na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, apesar do compromisso até final de 2023.
A Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) considerou hoje que o processo de vacinação sazonal nas farmácias comunitárias falhou, salientando que a cobertura vacinal está abaixo da registada em anos anteriores.
A Direção da Organização Regional de Santarém (DORSA) do Partido Comunista Português (PCP) expressou, num comunicado, preocupação com a situação atual de degradação dos cuidados de saúde no distrito de Santarém.
Trabalhadores da Câmara de Vouzela e de outras instituições, comunidade escolar e pais de crianças até aos três anos vão, durante dois anos, beneficiar de um projeto que promove a inteligência emocional e a saúde mental positiva.
O PSD alertou hoje para as consequências dos “graves constrangimentos no funcionamento” do hospital de Évora, atribuindo ao Governo do PS responsabilidades pelo que considera ser o “estado absolutamente calamitoso” do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Ordem dos Psicólogos Portugueses congratulou-se hoje com o reconhecimento do título de especialista em psicologia clínica e da saúde, na sequência da publicação de um decreto que responde a uma reivindicação com 15 anos.
A Assembleia da República (AR) aprovou hoje, em plenário, uma recomendação ao Governo para que o hospital de Ovar, no distrito de Aveiro, seja integrado na Unidade Local de Saúde (ULS) de Entre o Douro e Vouga.
Mais de 1,1 milhões de crianças na Faixa de Gaza estão em risco de vida devido ao aumento de doenças evitáveis e à falta de água e alimentos, denunciou hoje a UNICEF, pedindo mais ajuda e um cessar-fogo humanitário.
O número de utentes sem médico de família atribuído aumentou 9,8% durante o ano de 2023, passando de 1.570.018 em janeiro para 1.724.859 em dezembro, indica o portal da transparência do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A Guarda Nacional Republicana realizou 315 transportes de órgãos no ano passado, mais 54 do que no ano anterior, indicou hoje a corporação, avançando que para esta missão foram empenhados 628 militares que percorreram cerca de 67.700 quilómetros.