O Hospital Garcia de Orta (HGO) tem a funcionar desde setembro, no serviço de urgência, um sistema de pulseiras eletrónicas para doentes com risco de fuga, que em média faz três a quatro disparos por dia.
Portugal manteve em 2022 a redução progressiva dos casos de tuberculose, totalizando 1.518, mas ainda se mantém como um dos países europeus com maior incidência da doença, revela um relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Trinta e dois casos de tuberculose em crianças menores de cinco anos foram diagnosticados em 2022, correspondendo a uma taxa de notificação de 6,2 casos por 100 mil crianças, segundo um relatório, que aponta um aumento face a 2021.
Os casos de tuberculose na população imigrante em Portugal aumentarem em 2022, totalizando 457, o que representa 30,1% do total de situações diagnosticadas, segundo um relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Os hospitais privados fizeram no ano passado mais de 25 mil consultas por dia, num total que ultrapassou os 9,3 milhões, segundo os dados divulgados pela Associação Portuguesa da Hospitalização Privada (APHP).
O estado de Nova Gales do Sul, o mais populoso da Austrália, aprovou hoje uma lei que proíbe as chamadas terapias de conversão de homossexuais, seguindo os passos de Vitória e da capital.
As autoridades da Faixa de Gaza acusaram hoje o exército israelita de ter matado "deliberadamente" 13 pacientes do Hospital Al Shifa, ao negar-lhes material médico no último ataque às instalações de saúde, noticiou a Europa Press.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou hoje a população para se prevenir contra uma situação de fraca qualidade do ar na sexta-feira e sábado devido a uma massa proveniente do norte de África com poeiras em suspensão.
Cirurgiões transplantaram pela primeira vez num doente vivo o rim de um porco geneticamente modificado, anunciou hoje o Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos.
A previsível subida da temperatura a partir de sexta-feira deverá afetar a polinização das plantas, levando a um nível elevado de concentração de pólen no ar em todo o país, exceto na Madeira e nos Açores.
A Hora do Planeta, uma campanha ambiental que consiste em desligar as luzes durante uma hora, apela este ano ao público a dedicar 60 minutos do próximo sábado a fazer "algo positivo" pelo Planeta.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu hoje aos Estados-membros consenso sobre um tratado global de preparação para futuras pandemias, depois de uma nova ronda de negociações esta semana ter revelado desacordos.
Perto de meio milhão de euros deverão ser investidos no Instituto Piaget de Viseu durante o ano em que está a comemorar três décadas de existência, disse hoje à agência Lusa o presidente do campus, Paulo Alves.
A extinção das Administrações Regionais de Saúde (ARS) foi hoje aprovada em Conselho de Ministros, sendo colocada a “última peça da uma reforma de reorganização” do Ministério da Saúde, que veio generalizar as Unidades Locais de Saúde.
A presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou hoje que médicos do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, estão a entregar escusa de responsabilidade por considerarem que faltam condições para realizar atos médicos em segurança.
Pelo menos 42 pessoas foram mortas nos confrontos entre membros de duas comunidades na província de Ouaddaï, no leste do Chade, informaram hoje os meios de comunicação locais citando um comunicado do Governo.
Um projeto de investigação europeu liderado pela Universidade de Coimbra (UC) vai ser financiado com cerca de três milhões de euros pela União Europeia para desenvolver uma nova tecnologia de regeneração do cérebro.
A Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal deteve um homem, de 41 anos, fortemente indiciado pela prática dos crimes de pornografia de menores e de abuso sexual de crianças, foi hoje anunciado.
A Câmara de Gondomar abriu concursos públicos no valor de quase quatro milhões de euros para a requalificação e ampliação de unidades de saúde do concelho, referem os anúncios hoje publicados em Diário da República (DR).
A ex-bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, e o atual bastonário, Luis Barreira, vão ser julgados por peculato e falsificação de documentos, num processo que investigou o pagamento indevido de quilómetros, sob a forma de ajudas de custo.
O tempo médio de espera para doentes urgentes ultrapassava, às 10:20 de hoje, as 18 horas no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, com uma lista de espera de quase 60 pessoas, segundo dados do Portal do SNS.
O projeto “Sorrir para a vida" vai ajudar a financiar tratamentos dentários a doentes oncológicos carenciados dos concelhos do Alto Tâmega e Barroso e está a ser implementado pelo Rotary Club de Chaves, foi hoje anunciado.
A região europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS) registou mais 7.000 mortes do que expectável por tuberculose entre 2020 e 2022, em resultado da deterioração dos esforços de diagnóstico e tratamento durante a pandemia de covid-19.
As autoridades sanitárias moçambicanas registaram quase 900 novos casos de cólera e um óbito no norte do país em cerca de dez dias, indicam dados oficiais a que a Lusa teve hoje acesso.