A Unidade Local de Saúde de Santa Maria vai libertar 67 camas de internamento, na sequência de um protocolo hoje assinado com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que vai acolher utentes que já receberam alta clínica.
O bastonário da Ordem dos Médicos afirmou que a especialidade de Medicina de Urgência e Emergência hoje aprovada resultou de um “diálogo intenso” nos últimos meses e apelou ao Governo para que proceda rapidamente à sua homologação.
A Áustria entregou hoje a Cabo Verde mil ‘kits’ de medição e controlo de diabetes destinados a comunidades com pouco acesso a serviços de saúde, para controlar uma doença que, apesar da baixa prevalência, motiva vigilância.
O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu hoje que os bancos centrais dos países lusófonos podem “beneficiar ainda mais” da cooperação, que descreveu como vital numa altura de grandes tensões geopolíticas.
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) anunciou a contratação de 25 novos profissionais de saúde, a maioria enfermeiros, para reforçar as equipas no hospital em Santiago do Cacém e centros de saúde da região.
As autoridades detetaram indícios de responsabilidade disciplinar em alguns dos casos denunciados por alegada má prática no serviço de Cirurgia do hospital de Faro, disse hoje à Lusa fonte da Inspeção-Geral das Atividades em saúde (IGAS).
O vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina de Urgência e Emergência (SPMUE) afirmou hoje que a criação da nova especialidade nessa área vai valorizar as equipas médicas, mas alertou que não resolverá todos os problemas das urgências.
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse hoje que, tal como prometido, Israel está a alterar o “equilíbrio de poder” na fronteira norte, após um dia de intensos bombardeamentos contra o Hezbollah, que causaram mais de 180 mortos no Líbano.
O presidente da Câmara de Pinhel, Rui Ventura, disse hoje no Tribunal da Guarda, onde está a ser julgado como acusado de oito crimes de peculato, que está tranquilo, porque agiu “sem lesar o Estado”.
A bactéria ‘Xylella fastidiosa’ foi detetada em três zonas dos concelhos alentejanos de Marvão e Portalegre, o que obriga à aplicação de medidas fitossanitárias naquele território, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
A Assembleia de Representantes da Ordem dos Médicos (OM) aprovou hoje a criação da especialidade de Medicina de Urgência e Emergência, que tinha sido “chumbada” numa primeira votação no final de 2022.
O Governo libanês encerrou escolas hoje e terça-feira em áreas alvo de ataques israelitas, no sul e leste do país, e apelou aos hospitais das mesmas regiões para interromperem todas as operações médicas não urgentes.
Uma equipa multidisciplinar da Câmara de Nelas, no distrito de Viseu, encontra-se no terreno a prestar apoio aos munícipes e a fazer o levantamento dos prejuízos provocados pelos incêndios da última semana.
A Autoridade Nacional Reguladora de Medicamentos (Anarme) de Moçambique apreendeu mais de 50 milhões de diferentes produtos farmacêuticos e encerrou duas empresas importadoras de medicamentos em um ano, disse hoje à Lusa fonte da instituição.
O núcleo Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRN) acolhe na terça-feira o Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Oncologia, um evento para incentivar a pesquisa numa doença crónica que tem tendência a aumentar, disse hoje o presidente.
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) concluíram que o mau controlo da rinite e da asma, sobretudo quando associadas, pode fazer a produtividade no trabalho cair até 70%, foi hoje divulgado.
O Papa cancelou hoje a agenda do dia devido a um "estado gripal leve" e como medida de precaução tendo em conta a próxima visita ao Luxemburgo e à Bélgica, anunciou o Vaticano.
O BE quer faltas justificadas para mulheres com endometriose, criar um regime de comparticipação de suplementos e terapêuticas para atenuar sintomas da menopausa e combater a violência obstétrica, matérias que considera serem alvo de “tabu e desconhecimento”.
A Ordem dos Farmacêuticos inaugura hoje a nova sede, em Lisboa, depois de uma obra de seis milhões de euros para renovar e ampliar o edifício que a acolhe desde 1901.
O Presidente do Brasil afirmou hoje, nas Nações Unidas, que não se pode “naturalizar” 730 milhões de pessoas a passarem fome em todo o mundo e que cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável arrisca ser o “maior fracasso coletivo”.
A princesa de Gales, Kate Middleton, apareceu hoje pela primeira vez em público desde que anunciou que, concluída a quimioterapia, retornaria a algumas funções públicas.
A Associação de Unidades de Saúde Familiar defendeu hoje que o processo de vacinação funciona melhor, com mais inoculações, quando centrado nos centros de saúde em vez de nas farmácias e que a época gripal passada o comprovou.
Médicos e enfermeiros cumprem dois dias de greve esta semana para exigir melhores condições de trabalho e salariais e mais investimento no SNS, num protesto promovido em separado pela Federação Nacional dos Médicos e pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.
A Federação Nacional dos Médicos classificou hoje como “abusivo e unilateral” o despacho do Governo sobre a adaptação das férias dos profissionais do setor, a ser publicado em breve, reforçando o apelo à participação na greve da próxima semana.