A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) inicia hoje uma greve geral de dois dias, bem como uma paralisação ao trabalho suplementar nos cuidados de saúde primários até 31 de agosto, acusando a tutela de “intransigência e inflexibilidade”.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, voltou hoje a pedir mais polícia na cidade, afirmando que houve "um aumento claro" da criminalidade e que tem pressionado o Governo para resolver a situação.
Kamala Harris, a melhor colocada dos democratas para disputar a presidência dos EUA contra o republicano Donald Trump, é considerada uma mulher defensora das causas feministas, mas o papel discreto enquanto vice-presidente impediu de conhecer detalhadamente as suas ideias.
O Exército israelita voltou a atacar hoje a localidade de Khan Younis, sul da Faixa de Gaza, com um balanço de dezenas de mortos, e ordenou à população do leste da cidade que volte a abandonar a zona.
O parlamento enviou na sexta-feira para o Presidente da República, o ex-primeiro-ministro António Costa e o anterior presidente da Assembleia da República Augusto Santos Silva as convocatórias para deporem na comissão de inquérito ao caso das gémeas.
A Associação Médica de Moçambique (AMM) anunciou hoje o regresso à greve a 29 de julho, descrevendo a situação no Serviço Nacional de Saúde como “caótica” e acusando o Governo de desinteresse em resolver as preocupações da classe.
O Brasil precisa investir quase 100 mil milhões de euros para conseguir garantir o acesso universal a água potável e saneamento básico, afirmaram hoje as autoridades brasileiras no início da reunião do G20 no Rio de Janeiro.
O Serviço de Urgência Básico (SUB) de Vila Nova de Foz Côa encontra-se encerrado por falta de médicos desde as 00:00 de hoje até às 08:00 de terça-feira, disse hoje à Lusa fonte da ULS da Guarda.
O executivo do Porto aprovou hoje, por unanimidade, adquirir, por ajuste direto, a vigilância para 12 centros de saúde da Unidade Local de Saúde de Santo António, o que permitirá assegurar o serviço a partir de agosto.
As autoridades moçambicanas lançaram hoje um mecanismo de interoperabilidade entre os ministérios da Saúde e da Justiça para melhorar e flexibilizar os serviços de registo civil no país, através do registo imediato de nascimentos nas unidades hospitalares.
Quase metade das pessoas que contraíram o vírus da imunodeficiência humana (VIH) em 2023 vivia na África Subsariana, região que, em contrapartida, regista o maior declínio (56%) de novas infeções desde 2010, anunciou hoje a ONUSIDA.
Uma campanha de sensibilização para a importância da testagem da hepatite C decorre a partir de terça-feira e até dia 28 em Portugal, assinalando o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, no domingo, foi hoje divulgado.
A Proteção Civil alertou hoje para o perigo de incêndio rural muito elevado no interior norte e centro e no Algarve devido ao aumento da temperatura, que pode atingir valores próximos dos 40° e, pontualmente, dos 42º.
O Governo da Noruega desembolsou 3,3 milhões de euros ao Programa Mundial para a Alimentação (PMA), para o reforço dos sistemas alimentares adaptados às mudanças climáticas e a expansão dos programas de alimentação escolar no sul de Moçambique.
O presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, defendeu hoje que os problemas da saúde só se resolvem com o envolvimento, em pé de igualdade, de prestadores privados e do setor social.
A Comissão Europeia tornou hoje juridicamente vinculativos os compromissos assumidos pela farmacêutica Vifor para responder a preocupações em matéria de livre concorrência no mercado de ferro injetável, nomeadamente respeitantes a campanhas de promoção.
A Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação (SPMFR) entregou na sexta-feira à tutela um plano para reorganizar a área, considerando que é desigual o acesso a estes cuidados no país, foi hoje divulgado.
A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) denunciou hoje “ataques indiscriminados” e violência sexual e étnica perpetrada pelas partes beligerantes no Sudão, mergulhado numa grave crise humanitária, num comunicado que revela o colapso dos cuidados de saúde.
O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) alertou hoje para os riscos que os trabalhadores que prestam serviço na rua correm por causa do calor e exigiu medidas de prevenção que salvaguardem a sua saúde.
Todos os distritos de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e Açores, estão hoje em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Cerca de 50 alunos moçambicanos frequentam atualmente a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Portugal, e quando os primeiros formados entram no mercado de trabalho a instituição já pensa em ultrapassar os 200.
A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) criticou hoje o índice que vai classificar os utentes segundo a sua complexidade, e que, a partir de 2025, será um dos critérios para calcular os suplementos remuneratórios dos médicos de família.
O Conselho de Ilha da Graciosa quer um “ponto de situação” da alienação do hotel, atualmente concessionado à fundação Inatel, e pede ao Governo dos Açores para reforçar os meios na saúde, foi hoje revelado.
O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) está disponível para "negociar com o Governo até ao último minuto" e encontrar soluções para a revisão da tabela salarial, alargamento da dedicação plena e antecipação da idade da reforma.