Oito cidadãos com passaporte português a bordo de um cruzeiro em quarentena no Japão estão sem sintomas de infeção pelo novo coronavírus (2019-nCov), indicou hoje a diretora-geral da Saúde, Graças Freitas.
O Centro Hospitalar do Oeste vai instalar um sistema de videovigilância no exterior do Museu do Hospital e das Caldas, nas Caldas da Rainha, para impedir a vandalização do espaço recorrentemente danificado com ‘graffitis’, informou hoje a administração.
Os ministros da Saúde da União Europeia (UE) vão reunir-se num conselho extraordinário, na próxima quinta-feira, para discutir a evolução do coronavírus chinês, que já infetou 26 pessoas no espaço comunitário, foi hoje anunciado.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje para o excesso de procura de máscaras e outros equipamentos de proteção contra o novo coronavírus, o que pode comprometer a segurança dos que realmente precisam, os profissionais de saúde.
Um membro do Conselho Geral da ADSE, Manuel Ramos, defendeu hoje em Coimbra o alargamento das convenções a novos prestadores para que o subsistema de saúde não dependa dos “galifões da medicina privada”.
A Reserva Federal (Fed), banco central norte-americano, afirmou num relatório divulgado hoje que as consequências da epidemia do novo coronavírus na economia chinesa vão penalizar a economia mundial.
A embaixada chinesa em Lisboa diz que “comunicou atempadamente” às autoridades portuguesas a evolução da epidemia do novo coronavírus e que continuará a “assumir as obrigações internacionais” para assegurar a segurança das pessoas.
O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) quadruplicou, em um ano, o número de primeiras consultas na área da obesidade, através da criação do Centro de Responsabilidade Integrado (CRI), disse hoje o responsável pelo projeto, John Preto.
O Rio de Janeiro prepara-se para um dos carnavais mais famosos do mundo, mas a região brasileira enfrenta uma crise de água potável, o que levou a população a procurar abastecer-se junto à estátua do Cristo Redentor.
Muitos refugiados congoleses que regressam de Angola ainda enfrentam condições muito difíceis, alertou hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), que está a prestar-lhes apoio.
As agências de viagens em Portugal vão reembolsar os clientes que, antes do surto do coronavírus, compraram viagens para fevereiro com destino a Macau, Hong Kong e China continental e as pretendam cancelar, garantiu hoje a associação setorial.
O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes disse hoje que está a acompanhar com "grande preocupação" a situação ligada ao novo coronavírus, considerando que "não é momento de procurar palco", mas sim de "bom senso e nervos de aço".
Hong Kong irá deter ou multar quem incumprir a quarentena de duas semanas que será aplicada a partir de sábado a pessoas procedentes do território continental da China por causa do novo coronavírus detetado naquele país, foi hoje divulgado.
A Ordem dos Médicos (OM) manifestou hoje preocupação com a demissão de 33 diretores e coordenadores de unidades de saúde da Madeira, advertindo que a concretizarem-se podem ter “consequências graves para a região e para os doentes”.
O novo diretor clínico do Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram), Mário Pereira, disse hoje que pretende "continuar a pacificação" do setor, numa altura em que 33 diretores de serviço se demitiram contra a sua nomeação.
O Conselho de Administração (CA) do Hospital de Santarém afirmou hoje estar disponível para analisar a curto prazo as reivindicações dos enfermeiros daquela unidade hospitalar, nomeadamente sobre o processo de progressão nas carreiras.
As listas de espera para consulta nos hospitais portugueses tiveram uma redução de 40% em 2019, segundo dados provisórios divulgados hoje em Santarém pela ministra da Saúde, Marta Temido.
O laboratório de referência em Portugal está disponível para ajudar os países da CPLP no diagnóstico de casos suspeitos de coronavírus e já recebeu pedidos de cooperação de Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde, disse à Lusa o presidente da instituição.
O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje que o Estado reduziu, em 2019, a divida do Serviço Nacional de Saúde em 550 milhões milhões de euros e que até ao próximo mês serão saldados mais 200 milhões.
A agência de 'rating' S&P Global Ratings prevê que o surto de coronavírus registado na China reduza o ritmo de crescimento da economia para 5% em 2020, contra os 5,7% previstos anteriormente.
A Federação Nacional dos Médicos considerou hoje insuficiente o reforço previsto para o Serviço Nacional de Saúde no Orçamento do Estado para 2020 e lamentou que se tenha perdido “mais uma oportunidade” de reverter o caminho de desinvestimento no SNS.
O pangolim, um pequeno mamífero em risco de extinção e um dos animais mais contrabandeados do mundo, pode ter sido o transmissor do novo coronavírus, que já matou 636 pessoas na China, defenderam hoje cientistas chineses.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje para a escassez de máscaras e outros equipamentos de proteção contra o novo coronavírus, que já matou 636 pessoas e infetou mais de 31 mil.
O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) disse hoje estar “preocupado” com o surto do novo coronavírus, mas garantiu que ainda não houve registos de cancelamentos de reservas na região.