A câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, está a preparar espaços do concelho, com capacidade para 111 camas, para acolher idosos de lares, em caso de necessidade, no âmbito da resposta à pandemia, foi hoje anunciado.
Em comunicado, este município explica que o Pavilhão Multiúsos da Expotorres, na cidade, vai ter capacidade para 31 quartos individuais e possui balneário e espaço de refeições.
Também o Centro Diocesano de Espiritualidade do Turcifal poderá vir a ser usado com o mesmo fim e tem capacidade para 80 camas.
O concelho regista 19 casos de infeção, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela autarquia.
Já a Pousada da Juventude de Santa Cruz está preparada para responder a necessidades de alojamento de cidadãos suspeitos ou infetados pela covid-19 e que necessitem de estar em isolamento profilático.
No mesmo comunicado, o município informa que a Comissão Municipal de Proteção Civil decidiu preparar um plano municipal de apoio às famílias, empresas e associações do concelho e tem disponível o Aeródromo Municipal, em Santa Cruz, para missões como patrulhamento, deslocação de profissionais de saúde, de equipamento hospitalar ou de medicamentos.
Torres Vedras ativou o Plano Municipal de Emergência a 12 de março, tendo os primeiros casos confirmados no concelho surgido a 19 de março.
Entre outras medidas, o município converteu os pavilhões do Sporting Clube de Torres e do Externato de Penafirme em "hospitais de campanha", cada um com capacidade para 40 camas.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 60 mil.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Portugal regista hoje 266 mortes associadas à covid-19, mais 20 do que na sexta-feira, e 10.524 infetados (mais 638), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.