O ex-diretor do serviço de Pediatria do Hospital Garcia de Orta Anselmo Costa afirmou hoje que o encerramento da urgência foi feito em “desespero de causa”, discordando da medida tomada pelo Ministério da Saúde.
O Sindicato Independente do Médicos considerou hoje "incompreensível e lamentável" que a Unidade de Diagnóstico e Intervenção em Cardiologia "pronta a utilizar" no Hospital de Guimarães esteja "há mais de um ano" à espera de autorização para funcionar.
A utilização de uma nova ferramenta – Microsoft Teams – permite ao Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho ser o “único do país a monitorizar em tempo real” a Consulta do Viajante, permitindo uma “melhoria contínua” do serviço.
O parlamento aprovou hoje dois votos, de PAN e PSD, de congratulação à equipa médica composta maioritariamente por elementos do Centro de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) que operou 14 crianças na Jordânia.
O Tribunal Europeu de Contas (TCE) considerou hoje que o combate às bactérias que adquiriram resistência aos antibióticos na União Europeia (UE) tem tido “poucos progressos”, e apelou para mais apoios à aplicação de medidas preventivas pelos Estados-membros.
O decreto legislativo regional que regula a extinção da Saudaçor – Sociedade Gestora de Recursos e Equipamentos da Saúde dos Açores - foi hoje publicado em Diário da República.
Investigadores da Faculdade de Medicina do Porto e do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) alertaram hoje para a necessidade de tempo para realizar mais estudos que sustentem futura lei da morte antecipada em Portugal.
O ex-secretário de Estado da Saúde Francisco Ramos acusou hoje empresas farmacêuticas e responsáveis de organizações médicas de se envolverem numa campanha para “montar alarmismo” sobre a alegada falta de acesso de portugueses a medicamentos inovadores para o cancro.
Os deputados do PSD eleitos pelo Alto Minho querem que a ministra da Saúde explique porque "não foram sanadas de vez as recorrentes avarias" do equipamento de TAC do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.
Associação Portuguesa para o Estudo Clínico da Sida (APECS) vai criar um Observatório Nacional para ter uma análise rigorosa e independente relativamente à evolução da infeção por VIH em Portugal.
A Associação dos Administradores Hospitalares propõe que os hospitais do SNS criem parcerias com centros de saúde e farmácias para permitir aos doentes levantar os medicamentos de uso hospitalar mais próximo de sua casa.
Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento de medicamentos e outros 30% afirmam que as ruturas ocorrem semanalmente, segundo um estudo que é hoje apresentado.
A larga maioria dos hospitais portugueses considera que o processo de compra de medicamentos nunca é desencadeado atempadamente, apontando a carga administrativa e a falta de recursos humanos como principais problemas.
Apenas 30% dos hospitais fazem uma avaliação dos resultados do uso de medicamentos inovadores e esse acompanhamento é feito sobretudo pelos dados dos consumos e não do ponto de vista de melhoria do estado de saúde.
Os administradores hospitalares defendem a criação de tempos máximos de resposta garantidos para os processos de aprovação de medicamentos inovadores, para melhorar o acesso e evitar desigualdades.
O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse quinta-feira a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para colmatar este encerramento.
A Comissão de Utentes do Seixal vai realizar uma vigília no Hospital Garcia de Orta, no distrito de Setúbal, na próxima segunda-feira, por estar confirmado que a urgência pediátrica vai encerrar todas as noites.
A Aliança Global do Cancro da Mama Avançado (ABC Global Alliance), considerada a maior organização mundial dedicada à doença, vai ser presidida pela oncologista portuguesa Fátima Cardoso e fixar a sede em Lisboa, anunciou hoje a instituição.
A Câmara de Lisboa prevê arrendar em 2020 pelo menos mais 45 habitações para o programa “Housing First”, um projeto de apoio a pessoas em situação de sem-abrigo, disse hoje à Lusa o vereador dos Direitos Sociais.
Um surto de sarna no Hospital de Santa Luzia, em Elvas (Portalegre), atingiu três enfermeiros e seis assistentes operacionais, disse hoje à agência Lusa uma responsável hospitalar, assegurando que a situação "está controlada".
A presidente da Câmara de Almada afirmou hoje que não saiu “descansada” da reunião com a ministra da Saúde, porque “não há uma solução imediata” para resolver a falta de pediatras no Hospital Garcia de Orta.
Os grupos parlamentares de BE e PCP apresentaram hoje requerimentos na Assembleia da República para que o Governo, através do ministro da Educação, divulgue as listas de escolas com amianto nos seus edifícios.
Uma técnica de esterilização de mosquitos masculinos com radiação será testada em breve como parte de um esforço global para controlar doenças como o dengue, Zika ou malária, anunciou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).
PAN, "Os Verdes" (PEV) e BE defenderam hoje o reforço dos direitos e respeito pelas grávidas durante os partos, enquanto PS e CDS-PP preferiram confiar na recente legislação já existente sobre o assunto, em debate parlamentar.