A cobertura universal de cuidados paliativos “está longe” de ser alcançada e revela “profundas assimetrias” no país, com seis distritos sem nenhuma equipa e outros com taxas superiores a 100%, segundo um relatório hoje divulgado.
O tempo alocado pelos profissionais de saúde aos cuidados paliativos baixou significativamente em 2018 face a 2017, revela um estudo, segundo o qual faltam mais de 400 médicos e 2.000 enfermeiros na rede nacional destes cuidados.
O Governo recuou e deixou cair a proposta apresentada aos sindicatos que previa que os funcionários públicos mais antigos que estivessem de baixa prolongada perdessem dias de férias, disse hoje o líder da Fesap, José Abraão.
O Presidente da República considerou hoje que a jovem ativista sueca Greta Thunberg é um “símbolo” e uma “chamada de atenção” para os que ainda não levam a sério o problema das alterações climáticas e do aquecimento global.
O BE considerou hoje que o reforço de 800 milhões de euros na saúde no próximo orçamento, valor "indispensável" para o partido, "é uma medida muito importante", mas apontou insuficiências e uma omissão no restante pacote anunciado pelo Governo.
A indústria farmacêutica congratulou-se hoje com o anunciado reforço do investimento público na saúde e a adoção de um planeamento plurianual, condições que considera indispensáveis para garantir a prestação de "melhores cuidados" aos doentes.
O PCP salientou hoje que, “independentemente dos anúncios” feitos hoje pelo Governo para a saúde, “o que importa” é conhecer as medidas concretas, reiterando que é preciso conhecer o Orçamento do Estado para revelar o sentido de voto.
O CDS-PP disse hoje querer “esperar para ver” se os anúncios de reforço de verbas e funcionários na saúde passam de promessas a realidade, prometendo ficar “muito atento” às alterações que o Governo prevê introduzir na gestão.
A presidente da administração do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, o reitor da Universidade de Aveiro e o presidente da Câmara de Aveiro reafirmaram hoje o compromisso em ampliar e qualificar o hospital da cidade.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) manifestou hoje agrado pelo anúncio feito hoje pelo Governo de disponibilizar uma verba de 800 milhões de euros para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2020.
A prevenção e combate ao isolamento social e o estímulo a hábitos de vida saudável são alguns dos objetivos previstos no Plano Municipal do concelho de Sintra para o Envelhecimento Ativo, Saudável e Inclusivo, apresentado hoje.
A Convenção Nacional da Saúde, que reúne 150 entidades do setor, congratula-se com o “reforço de investimento” anunciado pelo Governo e entende que é “um importante sinal” de que a saúde será “a prioridade da legislatura.
O Sindicato Independente dos Médicos manifestou-se hoje desapontado com “a propaganda à volta de um maior investimento no SNS” e entende que metade do reforço de 800 milhões será para pagar dívidas.
Os administradores hospitalares saudaram hoje a “alteração de paradigma orçamental na saúde”, mas lembram que na prática não há um aumento de financiamento para o setor.
O vice-presidente da bancada do PSD Ricardo Baptista Leite escusou-se a comentar o anúncio feito hoje de reforço das verbas da saúde, justificando que “a palavra do Governo vale muito pouco” num setor com muitas “promessas não cumpridas”.
A taxa de adoção de cães no canil municipal de Loures, no distrito de Lisboa, aumentou 100% em 2019, tendo sido adotados 110 animais, disse hoje à agência Lusa o vice-presidente da autarquia, Paulo Piteira.
A coordenadora das Equipas Locais de Intervenção (ELI) de Santo Tirso/Trofa, Sara Figueiredo, defendeu hoje que uma avaliação precoce da saúde dos recém-nascidos poderá reduzir para metade o número de adultos com necessidades educativas especiais.
O concurso para a reabilitação da ala Sul do Hospital do Termal das Caldas da Rainha vai ser aberto ainda este ano, anunciou hoje a câmara, estimando que os tratamentos termais se iniciem naquele local em março de 2021.
O Governo do Ruanda anunciou hoje a eliminação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) sobre os pensos higiénicos para os tornar mais baratos para as raparigas, frequentemente forçadas a faltar à escola durante o período menstrual.
O Bloco de Esquerda (BE) apresentou, na Assembleia da República, um projeto de resolução para a construção do novo hospital de Barcelos, sublinhando que se trata de uma promessa que remonta a 2007, anunciou hoje aquele partido.
A presidente da Entidade Reguladora da Saúde considerou hoje que o regulador fez tudo o que devia ter feito no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves não detetadas as ecografias feitas na clínica Ecosado.
A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou hoje um reforço de até 8.400 profissionais de saúde, em 2020 e 2021, distribuídos por todos os grupos profissionais.
A Ordem dos Enfermeiros vê como um sinal positivo o reforço orçamental na saúde anunciado pelo Governo, considerando que é um reconhecimento dos problemas que têm sido denunciados pelos profissionais.
A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou hoje um reforço do Programa Operacional da Saúde em 800 milhões de euros que vão estar já contemplados no Orçamento do Estado para 2020.