Uma rede de traficantes de ovários e bebés recém-nascidos de mulheres com origem sobretudo na Bulgária foi hoje desmantelada em Tessalonica, no Norte da Grécia, anunciou a polícia daquele país.
A jovem ativista sueca Greta Thunberg, o líder indígena brasileiro Davi Kopenawa e a Hutukara Associação Yanomami, de conservação da floresta tropical da Amazónia, foram hoje distinguidos, em Estocolmo, com o "prémio Nobel Alternativo".
A ministra da Justiça de Portugal, Francisca Van Dunem, anunciou hoje, na cidade da Praia, o apoio português à instalação de um instituto de medicina legal em Cabo Verde, lacuna identificada pelas autoridades locais.
Pelo menos 5% das mulheres angolanas entre os 15 e 49 anos já foram vítimas de abuso sexual e centenas de menores sofrem anualmente de algum abuso sexual, segundo dados nacionais.
Os efeitos das alterações climáticas nos oceanos são já irreversíveis, consideraram hoje peritos do Painel Intergovernamental das Nações Unidas, alertando que adiar a redução de emissões só tornará pior um cenário de degelo e subida do nível do oceano global.
A Amnistia Internacional apelou às escolas portuguesas para autorizarem os alunos a participarem na greve climática global de sexta-feira, iniciativa que considera “a maior aula do mundo” para a humanidade.
Em declarações aos jornalistas, o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, afirmou que haverá um aumento das vagas na formação de internos.
Um serviço desenvolvido por três enfermeiras no Centro Materno-infantil do Norte (CMIN), no Porto, ensina os bebés prematuros a mamar, corrigindo o problema anatómico destes que os faz imaturos para combinar a sucção, deglutição e respiração.
Um terço dos portugueses que recorreu às urgências nos últimos dois anos dirigiu-se diretamente ao hospital porque os centros de saúde estariam fechados quando necessitaram, segundo um inquérito da Deco/Proteste.
A falta de informação impede a criação de uma estratégia nacional integrada de redução de plásticos, alerta um relatório hoje divulgado que adverte para a vulnerabilidade do país à poluição por plásticos.
A disponibilização de carros sem condutor movidos a combustíveis fósseis pode aumentar o tráfego nas cidades europeias em até 150% e exponenciar o aquecimento global, alerta uma associação ambientalista do setor.
A UNITA, maior partido na posição em Angola, recomendou hoje ao Presidente angolano que "decrete publicamente o Estado de Emergência" devido a "calamidade extrema" que vivem as populações do sul do país, afetadas pela fome e seca severa.
A União Europeia (UE) vai continuar a exigir que o Brasil cumpra os seus compromissos de combate à desflorestação da floresta amazónica, mas rejeita banir a importação de carne bovina como retaliação, afirmou hoje a comissária do Comércio.
O trabalho suplementar realizado pelos enfermeiros do SNS aumentou 27% num ano, sobretudo devido à reposição das 35 horas de trabalho semanais ocorrida em 2018, segundo um relatório do Ministério da Saúde.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, diz que a despesa em prestação de serviços e horas extraordinárias no ano passado na saúde daria para contratar mais de 5.000 médicos para os quadros dos hospitais.
A Federação nacional dos Professores (Fenprof) entregou um pré-aviso de greve para sexta-feira, dia da paralisação global pelo clima, informou hoje a estrutura sindical.
A taxa de absentismo no Serviço Nacional de Saúde atingiu no ano passado um valor recorde, com as faltas por motivos de greve a terem um crescimento acima dos 45% em relação a 2017.
As alterações climáticas, as ameaças no Golfo Pérsico e na Faixa de Gaza e as crises na Síria, Iémen e Venezuela centram os trabalhos da Assembleia Geral da ONU, que hoje começa em Nova Iorque.
O ministro do Ambiente português disse esta segunda-feira que a próxima década é "a mais exigente" nas medidas de ação climática, após apresentar o Roteiro para a Neutralidade Carbónica aos parceiros internacionais em Nova Iorque.
Dezasseis jovens, incluindo a ativista sueca Greta Thunberg, anunciaram hoje que vão colocar uma ação judicial contra cinco países a propósito da inação em relação às alterações climáticas.
Os gastos com os chamados médicos tarefeiros, em regime de prestação de serviços, subiram quase 7,3% no ano passado, ultrapassando os 105 milhões de euros, segundo o Relatório Social do Ministério da Saúde.
O presidente do Infarmed explicou que as reuniões agendadas com os doentes para hoje e quarta-feira servirão para recolher contributos para o regulamento relativo ao acesso aos medicamentos e informar sobre o processo de acesso aos fármacos inovadores.
Entre barracas, estábulos e moinhos, José Carlos Ruivo percorre diariamente a Herdade da Coitadinha. Reflorestação de árvores, sistemas de irrigação para sobreiros ou gado bovino de mertolenda - eis um montado na fronteira luso-espanhola que desafia as alterações climáticas.
O Presidente da República afirmou hoje, nas Nações Unidas, em Nova Iorque, que Portugal foi o primeiro país a comprometer-se a ser neutro em carbono até 2050 e pediu urgência no combate global às alterações climáticas.