Os principais bancos centrais mundiais vão agir concertadamente com vista a aumentar o aprovisionamento dos mercados financeiros em ativos líquidos, face ao impacto da epidemia do novo coronavírus (Covid-19), anunciou o Banco Central Europeu.
As agências do Eurobic vão funcionar de “porta fechada” a partir de segunda-feira só atendendo pessoalmente clientes que toquem à porta no horário de expediente, devido aos riscos associados à pandemia da Covid-19, anunciou hoje o banco.
O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, disse hoje que foram detetados sete novos casos de Covid-19 no país, elevando assim para 17 o número de cidadãos infetados, e anunciou “quarentena coletiva” na Venezuela.
O Conselho de Estado de quarta-feira, para analisar o eventual estado de emergência em Portugal devido à pandemia de Covid-19, realiza-se por videoconferência, e o Presidente será o único em Belém, disse hoje à Lusa fonte da Presidência.
O selecionador italiano, Roberto Mancini, afirmou hoje que as decisões do futebol europeu só deverão ter tomadas depois do pico da pandemia de Covid-19 e que a prioridade agora é “salvar vidas”.
A Casa da Música, no Porto, encerra as instalações a partir de segunda-feira, três dias depois de ter cancelado os concertos das próximas semanas, no âmbito do combate à pandemia da Covid-19, anunciou hoje a fundação em comunicado.
O presidente dos Estados Unidos disse hoje estar “muito feliz” com a decisão da Reserva Federal (Fed) de cortar as taxas de juro, manifestando-se otimista sobre a reação dos mercados que sofreram perdas nos últimos dias devido ao coronavírus.
O ministro da Saúde de Cabo Verde, Arlindo do Rosário, disse hoje que o país já começou a realizar testes de despiste do novo coronavírus, que até agora eram feitos no laboratório do Instituto Ricardo Jorge, em Portugal.
A Reserva Federal norte-americana (Fed) voltou hoje a cortar as taxas de juro de referência em 100 pontos base para zero e 0,25% devido às consequências económicas do novo coronavírus, anunciou o banco central dos Estados Unidos.
O presidente do Governo da Madeira considerou hoje que a região vive um dos momentos mais difíceis, com a economia a viver uma "fase de recessão absoluta", anunciando a preparação de medidas de apoio às famílias e empresas.
O governo peruano elevou para 71 o número de casos de infeções com o novo coronavírus no país e anunciou que está a avaliar a ordem de quarentena generalizada para deter a propagação da doença no país.
O deputado do PSD/Açores à Assembleia da República Paulo Moniz defendeu hoje a "suspensão" de "todas as ligações aéreas" entre a região e o exterior, na sequência da "escalada" do surto de Covid-19.
O estado de emergência é declarado pelo Presidente da República mediante autorização do parlamento e ouvido o Governo, perante “calamidade pública”, vigora por quinze dias que podem ser renovados.
O embaixador de Portugal em Espanha pediu hoje à comunidade portuguesa neste país que cumpra “estritamente” as recomendações das autoridades espanholas na luta contra o novo coronavírus para dar “um bom exemplo de cidadania”.
O secretário-geral do PCP admitiu hoje que possam ser tomadas medidas em Portugal como a declaração do estado de emergência ou o encerramento de fronteiras, bem como a requisição de meios ao setor privado de saúde.
A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) garantiu hoje, em comunicado, que as superfícies que representa estão preparadas “para cumprir” as restrições de acesso em vigor a partir de segunda-feira, para fazer face à propagação do novo coronavírus.
O presidente do Governo Regional da Madeira considerou hoje que não é o momento para discutir a inconstitucionalidade das medidas para combater a Covid-19 e quer a intervenção do Presidente da República para encerrar os aeroportos da região.
O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu hoje o encerramento de fronteiras como “única forma” de controlar o avanço da pandemia de Covid-19, e pediu ao Governo para “agir de imediato e por antecipação”.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje que convocou o Conselho de Estado para quarta-feira com o objetivo de discutir a "eventual decisão de decretar o estado de emergência" em Portugal devido à pandemia de Covid-19.
O Governo são-tomense garantiu hoje que não existe qualquer caso suspeito de infeção pelo novo coronavírus no país, mas advertiu a população para que esteja preparada "para o pior".
A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou hoje que os profissionais de saúde vão beneficiar de um regime especial para o acompanhamento dos filhos, no âmbito de medidas extraordinárias para fazer face ao surto da Covid-19.
A EDP Comercial anunciou hoje que vai encerrar metade das suas lojas e agentes exclusivos a partir de segunda-feira, por tempo indeterminado, no contexto das medidas preventivas no âmbito do surto de Covid-19.
A empresa portuguesa Parfois anunciou que a partir de hoje as lojas de rua em Portugal vão estar fechadas como medida de combate contra a pandemia Covid-19, embora a loja ‘online’ continue ativa.
A ministra da Saúde, Marta Temido, adiantou hoje que com dados disponíveis à data é previsível que a curva epidemiológica do novo coronavírus "aumente pelo menos até ao final de abril".