 
                As quatro publicações jornalísticas do grupo Diário de Coimbra estão em ‘lay-off’ parcial desde sexta-feira, na sequência das dificuldades criadas pelo estado de emergência devido à covid-19, confirmou hoje fonte do grupo empresarial.
 
                Um rastreio feito pela Câmara Municipal do Porto em 54 lares da cidade identificou até agora 29 pessoas com testes positivos à covid-19, a maioria dos quais funcionários das instituições, informou hoje a autarquia.
 
                A diretora-geral da Saúde explicou hoje que não existe uma tendência na propagação pelas regiões do novo coronavírus, alertando que “nenhuma está livre de poder ter focos de doença”.
 
                O Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) contesta o fim do sistema de rotatividade de trabalho e a presença nos tribunais de funcionários "com especial vulnerabilidade", mesmo protegidos com máscaras e luvas, determinado pela Direção-geral da Administração Justiça (DGAJ).
 
                O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, agradeceu hoje a um enfermeiro português pelo tratamento que recebeu durante o internamento no hospital St. Thomas, em Londres, onde esteve durante uma semana devido à infeção com covid-19.
 
                O Reino Unido registou mais 737 mortes de pessoas infetadas nas últimas 24 horas, elevando para 10.612 o total de óbitos durante a pandemia covid-19, comunicou hoje o Ministério da Saúde britânico.
 
                O Lar Cristo Rei, na Caparica, em Almada, tem 15 utentes e quatro funcionários infetados com covid-19, e a direção técnica alertou hoje que a instituição necessita de “pessoas para poder equilibrar o serviço”.
 
                Mais de 36 mil pessoas estão em casa em vigilância clínica a ser acompanhadas telefonicamente devido à covid-19 por equipas de saúde familiar, e 70 mil profissionais estão inscritos para fazer gestão clínica através da aplicação Trace covid-19.
 
                A Liga de futebol de Taiwan arrancou hoje à porta fechada, devido à pandemia de covid-19, juntando-se a campeonatos na Bielorrússia, único país europeu, Burundi, Nicarágua e Tajiquistão como ‘resistentes' onde a bola ainda rola.
 
                O levantamento temporário da cerca sanitária interprovincial imposta devido à covid-19 em Angola foi prorrogado por 24 horas, estando os cidadãos que se desloquem entre províncias obrigados a cumprir quarentena domiciliar, segundo um decreto presidencial hoje assinado.
 
                Os países produtores de petróleo vão reunir-se hoje novamente por videoconferência para tentar um acordo de redução da produção visando diminuir o desequilíbrio do mercado causado pela pandemia.
 
                Das 930 unidades da rede nacional de cuidados continuados integrados apenas 21 registam casos confirmados de covid-19, correspondentes a 90 doentes, com a rede a registar nove óbitos pela doença e 165 doentes internados ainda a aguardar testes.
 
                O Presidente francês, Emmanuel Macron, poderá prolongar o confinamento no país pelo menos até 10 de maio, de acordo com fontes presidenciais citadas hoje pela agência France-Presse (AFP).
 
                O comissário europeu para o Mercado Interno disse hoje estar "fora de questão" a utilização de medidas coercivas de rastreamento por telefone na União Europeia para identificar cadeias de contaminação com o novo coronavírus, defendendo o uso voluntário.
 
                A ministra da Saúde admitiu hoje que será necessário manter algumas medidas de contenção e de prevenção até que seja descoberta a vacina para o novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19.
 
                O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, recebeu hoje alta do hospital, onde estava internado há uma semana devido a um agravamento do estado de saúde após contágio com covid-19, mas não vai regressar já ao trabalho, informou um porta-voz.
 
                Das 930 unidades da rede nacional de cuidados continuados integrados apenas 21 registam casos confirmados de covid-19, correspondentes a 90 doentes, com a rede a registar nove óbitos pela doença e 165 doentes internados ainda a aguardar testes.
 
                Mais de 36 mil doentes com covid-19 estão em casa em vigilância clínica e a ser acompanhados telefonicamente por equipas de saúde familiar, e 70 mil profissionais inscritos para fazer gestão clínica através da aplicação Trace covid-19.
 
                Os funcionários do hotel onde já foram registados dois casos de coronavírus em Cabo Verde, e que estão de quarentena há 25 dias, estão revoltados porque dizem foram informados que iam sair hoje, mas não chegou a acontecer.
 
                O número de mortes no Lar Pereira de Sousa, em Melgaço, subiu para quatro, depois de o município ter hoje confirmado mais dois óbitos na instituição.
 
                Os Açores registaram mais uma morte associada à covid-19, elevando para quatro o número de vítimas mortais da pandemia na região, anunciou hoje a Autoridade de Saúde açoriana.
 
                Portugal recebeu no sábado 900 mil testes de diagnóstico da covid-19, mas não os ‘kits’ de extração, “um dos componentes essenciais à realização dos testes”, disse hoje a ministra da Saúde em conferência de imprensa.
 
                Um jovem de 19 anos morreu no sábado em Bruxelas, ao ser colhido por um carro-patrulha com reforços numa operação de controlo policial, e o incidente originou de madrugada tumultos que levaram à detenção de 57 pessoas.
 
                Portugal regista hoje 504 mortos associados à covid-19, mais 34 do que no sábado, e 16.585 infetados (mais 598), indica o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).