A permissão de visitas a doentes internados, proibidas devido à covid-19, será “um processo sequencial”, disse hoje a diretora-geral da Saúde, apontando que é necessário “esperar mais uns dias” para avaliar a evolução dos casos na região de Lisboa.
Cinquenta lares de idosos da região Centro mantêm ainda casos positivos de covid-19, mas nalguns deles trata-se de um só caso, informou hoje o secretário de Estado João Paulo Rebelo.
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) já detetou 600 mutações do novo coronavírus, que surgiu em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan, no âmbito de um estudo de sequenciação do genoma do SARS-CoV-2.
A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar do Oeste prestou cuidados de saúde no domicílio a 285 doentes, libertando 3.022 dias de internamento convencional no hospital, divulgou hoje o Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
Os rastreios à covid-19 estão a ser concentrados “nas situações concretas e nas empresas” da região de Lisboa e Vale do Tejo, mas o resto do país “está a ser acompanhado”, garantiu hoje a diretora-geral da Saúde.
A diretora-geral da Saúde disse hoje que Portugal vai manter uma posição “cautelosa” e não vai recomendar o uso da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19, isto depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter anunciado que retomou os testes.
Uma futura vacina contra a covid-19 deve ser considerada um "bem público mundial", defendeu hoje o secretário-geral da ONU, António Guterres, durante a abertura de uma cimeira global que pretende angariar cerca de sete mil milhões de euros.
As Termas de Chaves aguardam “com ansiedade” por indicações da Direção-Geral da Saúde (DGS) para a retoma da atividade, após terem encerrado devido à pandemia de covid-19 e queixam-se de “falta de informação”.
Portugal regista hoje 1.455 mortes relacionadas com a covid-19, mais oito do que na quarta-feira, e 33.592 infetados, mais 331, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.
A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 385.869 pessoas e infetou mais de 6,5 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.
O diretor do Programa Nacional de Saúde Mental defendeu hoje que a reposta aos problemas de saúde mental da população não depende apenas dos serviços de saúde, mas também de uma intervenção a nível político e social.
O diretor do Programa Nacional para a Saúde Mental considerou hoje que será uma “perda enorme” não conseguir pôr em marcha este ano os objetivos traçados no programa e já orçamentados, que permitirão um “avanço significativo” na reforma desta área.
A dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) Fátima Monteiro defendeu hoje, no Porto, a necessidade de o Governo reconhecer “o risco e penosidade” da profissão e de acabar com a “discriminação” que a atual carreira impõe.
O médico chinês Chunming Yan, radicado em Portugal há 15 anos, criticou hoje a falta de preparação da Europa para a epidemia da covid-19, considerando que o resto do mundo achava que o novo coronavírus era um problema só da China.
O médico chinês Chunming Yan, radicado em Portugal há 15 anos, considera que nenhum país consegue suportar o custo social de “milhares de mortos” para atingir a imunidade de grupo face ao novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19.
As associações ambientalistas apostam no “agora ou nunca” e dizem que este é o momento de Portugal optar por uma nova economia e escolhas que levem à luta contra as alterações climáticas e ao respeito pela natureza.
Organizações de defesa do ambiente temem que a crise provocada pela pandemia de covid-19, e consequente recuperação económica, ponham em causa metas sobre clima, biodiversidade e alterações climáticas.
O Sindicato dos Médicos da Zona Sul acusou hoje o conselho de administração do Hospital Garcia de Orta, em Almada, de gestão autocrática na sequência da demissão do diretor de Ginecologia e Obstetrícia e pediu a intervenção do Governo.
A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) alertou hoje para a escalada de violência na República Democrática do Congo e apelou às organizações para que intensifiquem a assistência aos deslocados, que numa província aumentaram em 200.000 desde abril.
A deputada Isabel Moreira (PS) vai fazer um primeiro projeto de texto de substituição para uma lei da despenalização da morte medicamente assistida, a partir dos cinco diplomas aprovados no parlamento, disse hoje à Lusa fonte parlamentar.
O PSD de Matosinhos acusou hoje a presidente da câmara (PS) de apenas atuar no Lar do Comércio, onde “a direção é socialista”, após “23 mortes”, mas a autarca recusa discriminações partidárias, alertando que qualquer pessoa podia apresentar denúncia.
Os grupos parlamentares do CDS-PP e do PSD consideram hoje prioritária a construção de um novo centro de saúde no Barreiro, no distrito de Setúbal, apesar de manterem algumas “reservas” quanto à sua localização.
O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) tem a partir de hoje os 60 meios aéreos previstos para o período de 01 de junho a 15 de outubro, informou o Governo.
As restrições à circulação automóvel na Zona de Emissões Reduzidas (ZER) da Baixa de Lisboa, inicialmente previstas para este verão, vão ser adiadas, anunciou hoje o presidente da câmara.