O atual contexto exige que a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) seja uma “polícia do mundo do trabalho”, com inspetores na rua, à semelhança dos agentes das forças de segurança, defende o sociólogo Paulo Pedroso.
Em tempos de pandemia, em que se tem de lidar com o desconhecido e com o medo, muitas vezes as pessoas agarram-se à sua fé. Num país maioritariamente católico como é Portugal, não seria de espantar que as pessoas se dirigissem a terreno sagrado para rezar, em busca de conforto e alento.
A Juventude Socialista (JS) defendeu hoje uma segunda fase de acesso aos apoios extraordinários criados no âmbito da pandemia para que abranjam todos os trabalhadores precários, como os "falsos recibos verdes" ou os trabalhadores sazonais.
O atual contexto de pandemia está a deixar marcas no mundo do Trabalho, com os especialistas a alertarem para que, pelo menos para já, a resposta à crise expôs a desproteção dos mais precários.
O recurso ao teletrabalho foi generalizado com a pandemia de covid-19 e os especialistas antecipam que venha a ser mais utilizado no futuro, mas, sem equilíbrio nem negociação, acarreta riscos para os trabalhadores.
A emergência sanitária da covid-19 desencadeou uma crise paralela no mercado do trabalho e “o vírus dos despedimentos devia ser tratado como uma pandemia e não está a ser”, alerta o economista José Castro Caldas.
Despedimentos, diminuição de salários e horas de trabalho, suspensões de contrato e colaborações sucedem-se a um ritmo galopante que não deixa dúvidas: esta crise terá, já está a ter, um forte impacto no mercado de trabalho.
O futebolista português Rui Pires mostrou-se hoje descontente com a impossibilidade de o Troyes lutar pelo regresso à Liga francesa, após o cancelamento antecipado dos campeonatos com promoções e despromoções, devido à pandemia de covid-19.
Encarregados de educação angolanos defendem o alargamento das teleaulas, “para mais de quinze minutos”, considerando que os conteúdos também os ajuda "a atualizar conhecimentos”, enquanto os alunos dizem seguir “atentamente” as aulas à distância.
Professores angolanos que, há um mês, ministram aulas à distância, devido à covid-19, enaltecem a iniciativa do Governo, afirmando que apesar das dificuldades, a experiência é “única e satisfatória”, exortando os pais a orientarem os alunos.
Os pedidos de ajuda alimentar aumentaram nas últimas semanas no Algarve entre famílias tradicionalmente mais favorecidas, que agora enfrentam quebras no rendimento devido à covid-19, levando-as a recorrer a apoios habitualmente mais direcionados à população carenciada.
Em modelos diferentes, Rita Montez e Luís Figueira apostaram há uns anos no alojamento local, mas agora com o negócio “a zeros” o objetivo é comum - ultrapassar o momento e aproveitar novas oportunidades.
A curto prazo, as expectativas para o alojamento local são “negras” e a prioridade é desenvolver um plano financeiro que permita “sobreviver até à Páscoa” de 2021, mas existem ‘planos B’ para proprietários que sentem que não têm saída.
O investigador na área da proteção civil Duarte Caldeira considera imprescindível a criação de uma entidade que faça a ligação entre os municípios e o Governo em situações de catástrofe, sendo a ausência desta estrutura uma fragilidade já identificada.
O Dia do Trabalhador é hoje comemorado de forma diferente devido à pandemia, com os vídeos da UGT ou com as iniciativas de rua da CGTP, em 24 cidades e com poucos participantes.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje a fiscalização da limpeza dos terrenos florestais, inclusive às cerca de 24 mil situações de incumprimento identificadas, prevendo a instauração de autos de contraordenação, com coimas entre 280 e 120.000 euros.
A pandemia da covid-19, que colocou o mundo em suspenso, pôs a ciência mais ativa do que nunca: cientistas produzem estudos e resultados a um ritmo acelerado para obterem respostas sobre uma doença contagiosa causada por um vírus novo.
O uso de máscara passa hoje a ser obrigatório na África do Sul, num dia em que o Governo inicia um levantamento gradual das medidas de confinamento contra a pandemia provocada pelo novo coronavírus.
A pandemia de covid-19 mostrou a importância da Ciência como arma para a salvaguarda do mundo inteiro e veio dar um impulso decisivo à ligação entre a academia e a indústria, segundo investigadores portugueses ouvidos pela agência Lusa.
Os pedidos de ajuda alimentar aumentaram nas últimas semanas no Algarve entre famílias tradicionalmente mais favorecidas, que agora enfrentam quebras no rendimento devido à covid-19, levando-as a recorrer a apoios habitualmente mais direcionados à população carenciada.
A China registou 12 casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, metade oriundos do exterior, informou hoje a Comissão de Saúde do país.
O investigador Pedro Simões Coelho considera que a pandemia de covid-19 deu aos cidadãos uma maior consciência da importância de ter um serviço público de saúde sustentável e de cada um fazer a sua parte para prevenir a doença.
O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na noite de quinta-feira que os esforços para travar a disseminação do novo coronavírus no país, como o isolamento social, foram "inúteis" e geraram desemprego.
A justiça federal de São Paulo rejeitou na quinta-feira o relatório que dava conta que os testes da covid-19 realizados pelo Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, foram negativos, concedendo 48 horas para a apresentação efetiva dos exames.