O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, revelou hoje que vai ativar “nas próximas horas” o nível três do seu plano de contingência para a covid-19, ficando suspensa parte da atividade cirúrgica programada.
O diretor nacional da PSP, superintendente-chefe Magina da Silva, está infetado com covid-19, depois de ter sido testado na segunda-feira e recebido hoje o resultado, disse à Lusa fonte oficial da Polícia de Segurança Pública.
O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje, no Porto, que Portugal “não pode sair” da crise pandémica “mais frágil” do que estava antes, considerando que se há área na qual “não se pode regatear” é a da saúde.
O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar considerou hoje “muito pouco” o reforço de até 90 milhões de euros nos cuidados de saúde primários previsto no OE2021, quando comparado com o que é investido em “bancos falidos”.
O ministro do Ambiente e o secretário de Estado da Ciência vão também ficar em isolamento profilático por terem tido contacto próximo com o ministro Manuel Heitor, que está infetado com o novo coronavírus.
Várias personalidades mundiais foram infetadas com o novo coronavírus, como o futebolista português Cristiano Ronaldo, cujo teste positivo à covid-19 foi hoje anunciado.
O surto de infeção pelo novo coronavirus no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea Portuguesa da Ota (Alenquer) subiu de 16 para 19 militares infetados, informou hoje fonte da Força Aérea Portuguesa (FAP) à agência Lusa.
O antigo hospital militar de Belém, em Lisboa, está a funcionar como apoio de retaguarda para doentes com covid-19, aliviando os hospitais do SNS, tendo 28 pessoas internadas na segunda-feira, informou hoje o Exército.
A Associação de Cuidados Paliativos afirmou hoje que o SNS está “absolutamente parado” na prestação destes cuidados e alerta para “o risco e o grave erro” que se corre de medir o seu sucesso exclusivamente pela resposta à covid-19.
Os vereadores do PS na Câmara de Bragança pediram hoje que seja averiguada a razão da dimensão do surto de covid-19 nos lares da Misericórdia e se a instituição cumpriu as regras e protocolos de segurança.
A associação e o sindicato dos bombeiros profissionais contestaram hoje a exclusão dos bombeiros na atribuição do subsídio extraordinário de risco, uma vez que também estão na linha da frente no combate à covid-19, como os trabalhadores do INEM.
O presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Orlando Rodrigues, garantiu hoje que as condições segurança estão asseguradas na cantina depois de seis trabalhadores terem testado positivo ao novo coronavírus.
O surto de covid-19 na vila de Redondo, no distrito de Évora, que infetou cerca de 20 pessoas da comunidade, está controlado e os serviços municipais de atendimento reabriram esta semana, disse hoje o autarca.
O capitão da seleção portuguesa Cristiano Ronaldo testou positivo à covid-19 e vai falhar o encontro de quarta-feira com a Suécia, da Liga das Nações, revelou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou hoje que a situação pandémica na Europa “é grave” e que é necessário um esforço dos cidadãos para “garantir que não é necessário um novo confinamento”.
De Maio a Agosto de 2020, investigadores da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), liderados pelo professor Paulo Sousa, conduziram um estudo, denominado: COMPRIME (COnhecer Mais PaRa Intervir Melhor), que incidiu sobre as dinâmicas de propagação do SARS-COV-2, tendo em conta os perfis demográficos, socioeconómicos e territoriais, à escala do concelho.
Os casos de reinfeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 são raros mas possíveis, confirmando-se atualmente cinco a nível mundial, e lançam um conjunto de dúvidas sobre o novo coronavírus e sobre a imunidade por exposição.
Um aluno do 9.º ano de uma escola de Lisboa está a ser impedido de entrar no estabelecimento de ensino depois de ter tido covid-19, apesar de a mãe já ter apresentado o resultado negativo do teste.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, três casos positivos de covid-19 na ilha de São Miguel e uma recuperação no Pico, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
Portugal contabiliza hoje mais 16 mortos relacionados com a covid-19 e 1.208 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) vê como “muito positivo” o reforço do financiamento dos cuidados de saúde primários e a contratação de mais profissionais de saúde, medidas que constam da proposta de lei do Orçamento do Estado.
Os Países Baixos registaram a primeira morte no mundo de uma pessoa contagiada pela segunda vez pelo SARS-CoV-2, uma mulher holandesa de 89 anos, que também sofria de uma forma rara de cancro de medula óssea.
Portugal está empenhado no reforço da investigação europeia para que três em cada quatro doentes com cancro possam ter uma perspetiva de vida longa com qualidade em 2030, disse hoje à agência Lusa o ministro da Ciência.
O Tribunal de Contas (TdC) recomendou hoje ao Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira (Sesaram) “uma apertada fiscalização da execução das obras a seu cargo”, para evitar atrasos como aconteceu no centro de procriação médica assistida.