Uma doente que sofreu de covid-19 e esteve internada nos cuidados intensivos do Hospital de São João (Porto), entre março e abril, acusou aquele hospital de lhe ter sonegado a informação de que ficou com um nódulo num pulmão.
A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) insistiu hoje na necessidade do autoexame para detetar eventuais sinais pré-cancerosos e, no âmbito do Dia do Euromelanoma, recomenda o agendamento das teleconsultas com o médico de família.
Os meios de combate aos incêndios florestais vão ser reforçados a partir de hoje, num ano em que o grande desafio é a pandemia de convid-19, sendo necessário conciliar a resposta aos fogos com a segurança sanitária.
O Conselho de Ministros vai reunir-se hoje para avaliar as medidas da primeira fase de desconfinamento e tomar decisões relativamente à segunda fase, estando previsto o regresso às aulas para alguns alunos e a reabertura das creches.
O número de infetados com o novo coronavírus que continuam ativos na China caiu, nas últimas 24 horas, abaixo dos 100 pela primeira vez desde janeiro, quando o país entrou em estado de alerta máximo.
O México registou 257 mortos e 2.409 infetados nas últimas 24 horas, elevando para 4.477 o número de óbitos e para 42.595 o total de contágios com a covid-19, segundo dados oficiais.
Os Estados Unidos registaram 1.754 mortos causados pela covid-19 nas últimas 24 horas, o que elevou o número total de óbitos para 85.813, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.
Quase 32 mil profissionais de saúde brasileiros foram infetados desde o início da pandemia, num momento em que o país ainda não atingiu o pico da covid-19, informou o Ministério da Saúde na quinta-feira.
O Brasil registou 844 mortos e 13.944 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, o maior número diário de novos casos desde o início da pandemia, informou na quinta-feira o Ministério da Saúde.
Quase 250 milhões de pessoas em África poderão ficar infetadas pelo novo coronavírus no primeiro ano da pandemia, e até 190 mil podem morrer, caso não sejam adotadas medidas urgentes, segundo uma estimativa publicada na revista BMJ Global Health.
Pelo menos 300.140 pessoas morreram em todo o mundo por causa da pandemia da covid-19, 80% das quais na Europa e nos Estados Unidos, de acordo com o último balanço, às 20:30 de hoje, da agência France-Presse (AFP).
Angola registou três novos casos de infeção por covid-19, todos de transmissão local, elevando para 48 o número total de infetados, anunciou o secretário de Estado da Saúde Pública.
O cacique Messías Kokama, considerado o principal líder indígena da cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, morreu vítima do novo coronavírus e a sua comunidade despediu-se hoje, sem poder prestar homenagem através dos seus rituais tradicionais.
A pandemia do novo coronavírus já matou 299.638 pessoas e infetou quase de 4,4 milhões em todo o mundo desde dezembro na China, segundo um balanço da agência AFP, às 19:00 TMG de hoje, baseado em dados oficiais.
O Governo Regional da Madeira determinou hoje que a percentagem de lucro na comercialização, por grosso e a retalho, de dispositivos médicos, equipamentos de proteção individual, álcool etílico e gel desinfetante é limitada ao máximo de 15%.
O presidente da Secção Regional Sul da Ordem dos Médicos (OM) alertou hoje que há centros de imagiologia a fazer 10% das mamografias que faziam antes da pandemia e que os rastreios do cancro colorretal feito por endoscopia desapareceram.
Especialistas forenses estão convencidos que os corpos de todas as vítimas mortais de COVID-19 devem ser cremados. A opinião é partilhada pelo enfermeiro forense, Albino Gomes.
As cerca de 600 ajudantes domiciliárias ao serviço na Madeira vão efetuar o teste da covid-19, tendo a primeira centena realizado a análise durante o dia de hoje, divulgou o governo regional.
Cerca de cem bebés nascidos por gestação de substituição estão retidos na Ucrânia, porque os pais estrangeiros não podem ir buscá-los, devido ao fecho das fronteiras, anunciaram as autoridades ucranianas.
Cinquenta e dois requerentes de asilo deixaram hoje a Base Aérea da Ota, em Alenquer, onde se encontravam em quarentena devido à Covid-19, depois de terem testado negativo à doença, disse fonte do Conselho Português para os Refugiados.
Pelo menos 100.000 trabalhadores da saúde, ou até mais, foram infetados com covid-19 em todo o mundo, alertou hoje o Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN na sigla em inglês), que pediu aos governos que publiquem dados atualizados nesta matéria.
Uma equipa do MediaLab Cies_Iscte, Instituto Universitário de Lisboa, criou o ‘site’ CovidCheck.pt, para ajudar a esclarecer as principais questões dos portugueses sobre a pandemia e “conter a infodemia” da desinformação sobre a pandemia.
Portugal pode ter muitas mais pessoas infetadas com covid-19 do que as registadas oficialmente, porque há “uma percentagem enorme de indivíduos que não desenvolve sintomas”, disse o investigador Henrique Veiga-Fernandes.
A República Checa decidiu regular a partir de sexta-feira o preço dos testes de diagnóstico à doença covid-19, estipulando que a realização deste teste só poderá custar no máximo 67 euros, anunciou hoje o ministro da Saúde checo.