O arquipélago da Madeira está hoje sob aviso laranja devido à previsão de vento forte e agitação marítima por causa da depressão ‘Clement’, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
As dificuldades no acesso aos tratamentos contra a malária, devido à pandemia da covid-19, poderão levar a dezenas ou centenas de milhares de mortes adicionais por esta doença, advertiu hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A organização internacional que apoia uma ação de crianças e jovens portugueses contra 33 países, incluindo Portugal, por motivos climáticos, anunciou hoje que o Tribunal dos Direitos Humanos deu “luz verde” a um caso inédito.
Na linha da frente, desde o início da pandemia da COVID-19, a pneumologista Margareth Dalcolmo está preocupada com o aumento do número de casos registado, nas últimas semanas, no Brasil. A investigadora da Fundação Oswaldo Fio Cruz, com sede no Rio de Janeiro, garante que “o RT em São Paulo está em 1,6”.
A pandemia de covid-19 no Algarve “está longe de estar controlada”, com alguns concelhos a aproximarem-se dos 480 casos por 100 mil habitantes, disse hoje o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.
Um surto de covid-19 no lar residencial da Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Marvão, no distrito de Portalegre, infetou 12 utentes e funcionários, revelou hoje fonte do município.
A resolução do Governo da Madeira que obriga à realização de um duplo teste de despiste à covid-19 a todos os viajantes residentes na região, emigrantes e estudantes entrou hoje em vigor, tendo um “período experimental” até 11 de dezembro.
A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) anunciou hoje que vai propor ao governo que destine 30% do imposto sobre os refrigerantes aos cuidados de saúde oral.
A presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) alertou hoje que a pandemia tem afetado mais as mulheres do que os homens, seja por terem um maior risco de infeção seja pela perda de emprego.
O Partido Unido dos Reformados e Pensionistas (PURP) solicitou hoje ao governo um “cabal” esclarecimento sobre a polémica relativa a uma proposta de plano de vacinação contra a covid-19, segundo a qual os mais idosos não teriam prioridade.
As faltas por assistência “inadiável” aos filhos e dependentes com menos de 12 anos ou com deficiência ou doença crónica passam a ser consideradas justificadas no âmbito do apoio à retoma da atividade, determinou hoje o Governo.
O secretário de Estado da Saúde disse hoje que foi pedido aos dois únicos médicos de saúde pública do Baixo Alentejo que estão de saída para ficarem na região durante o estado de emergência devido à covid-19.
O Hospital Distrital de Santarém (HDS) tem atualmente 14 profissionais infetados, entre os quais três médicos e seis enfermeiros, de acordo com informação hoje divulgada pela unidade de saúde.
Cinco lares de idosos do concelho de Chaves registam um total de 191 casos de covid-19 em utentes e 74 casos em funcionários, todos “clinicamente estáveis e sem necessidade de internamento”, adiantou hoje à Lusa fonte da ARS Norte.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, admitiu hoje “uma estabilização” da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, “até com alguma tendência decrescente”, mas alertou que não se deve “baixar a guarda”.
O Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde diagnosticou hoje mais um caso de 'legionella' no surto que afeta região do Grande Porto desde final de outubro, revelou fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte).
O Governo explicou que as notícias de hoje sobre o plano de vacinação contra a covid-19 são baseadas em parcelas de um documento técnico e desatualizado, referindo que o processo de decisão “continuará nos próximos dias”, culminando na decisão política.
Os Açores registaram nas últimas 24 horas 28 novos casos de covid-19 e a região tem atualmente 29 cadeias de transmissão ativas, adiantou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
A câmara de Gondomar vai disponibilizar duas escolas para acolher filhos de profissionais de serviços essenciais, nomeadamente saúde e forças de segurança, cujos pais tenham de trabalhar nas segundas-feiras de tolerância de ponto, revelou hoje a autarquia.
Portugal tem hoje 526 doentes com covid-19 internados em unidades de cuidados intensivos (UCI), um novo máximo desde o início da pandemia, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Portugal contabiliza hoje mais 67 mortos relacionados com a covid-19 e 5.444 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde disse hoje que foi detetado um surto de covid-19 no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) de Lisboa, que infetou com 16 profissionais, mas que está "controlado".
O presidente do CDS-PP pediu hoje respostas “claras” por parte do coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 e acusou o Governo de estar a “correr atrás do prejuízo” e a colocar o país “na cauda da Europa”.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje "uma ideia tonta" a proposta para que os mais idosos não seja prioritários na vacinação contra a covid-19, sublinhando que ainda "não há plano nenhum aprovado".