Os hospitais das áreas de Guimarães, Vale do Sousa e Médio Ave cancelaram “grande parte” da sua atividade programada para atender a doentes com covid-19, afirmou hoje a ministra da Saúde.
Os Açores vão passar a exigir um comprovativo de realização de um teste de despiste do novo coronavírus, com resultado negativo, antes do embarque para a região, ao abrigo do Estado de Emergência, anunciou hoje o Governo Regional.
Os Açores registaram 16 novos casos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas, todos em São Miguel, na sequência das 1.566 análises realizadas, mantendo-se oito cadeias de transmissão ativas na região, foi hoje anunciado.
O Centro de Saúde do Cadaval, fechado devido a três médicos estarem infetados com covid-19, reabre na segunda-feira, depois de os testes realizados aos restantes profissionais terem dado negativo, disse hoje o diretor.
A ministra da saúde, Marta Temido, afirmou hoje que o índice de transmissão efetiva de covid-19 demonstra um abrandamento muito ligeiro, mas frisou que demorará ainda algumas semanas a refletir-se na procura dos hospitais.
Portugal ultrapassou hoje as 200.000 infeções de covid-19 ao contabilizar 204.664 casos desde o início da pandemia, em março, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Unidade de Saúde Familiar (USF) de São João de Ovar, no município de Ovar, deixou de fazer atendimentos presenciais devido a um caso positivo de covid-19 entre a sua equipa de profissionais, revelou hoje fonte dessa estrutura.
O mais recente surto de covid-19 no Algarve foi detetado no parque de campismo de Alvor, em Portimão, envolvendo uma centena de pessoas, embora para já tenham sido identificados apenas 13 casos positivos, disse hoje a delegada regional de Saúde.
A ministra da Saúde, Marta Temido, disse hoje que o Governo não desistiu de "fazer o caminho para a melhoria da rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, apesar das dificuldades criadas pela pandemia de covid-19.
A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) alertou hoje para o facto de terem sido identificados lotes de sementes de sésamo provenientes da Índia com níveis “muito elevados” de óxido de etileno, constituindo um “risco grave” para a saúde.
Portugal atingiu hoje um novo máximo de casos diários de covid-19 ao contabilizar mais 6.653 nas últimas 24 horas e registou 69 óbitos, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Trinta e três das 45 corporações de bombeiros do distrito do Porto entregaram hoje “simbolicamente” as chaves das ambulâncias ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de forma a alertar para as dificuldades logísticas e financeiras do setor.
A Câmara de Santa Marta de Penaguião disse hoje que realizou 260 testes de rastreio à covid-19 em instituições do concelho que detetaram 15 casos positivos, dos quais 11 são utentes de um centro de dia.
O presidente da Câmara de Viseu disse hoje ver “com preocupação os níveis elevados de ocupação” do Hospital de Viseu e assumiu temer pelo aumento de infetados no distrito que crescerá por as restrições “não serem imediatas”.
A Ordem dos Médicos (OM) anunciou hoje que alertou o governo para “problemas graves nos centros de saúde” por a mobilização de médicos para o combate à pandemia de covid-19 deixar sem resposta os restantes doentes.
A primeira tranche do empréstimo de 458 milhões de euros contraído pela Madeira, sem o aval do Estado, para fazer face à pandemia de covid-19, vai estar disponível na próxima semana, anunciou hoje o presidente do Governo Regional.
O próximo ano vai ser o Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Cuidadores, decidiu a Assembleia Mundial da Saúde, que hoje terminou.
Mais de uma dezena de enfermeiros manifestaram-se hoje em Lisboa contra a situação de duas colegas, uma grávida e outra com doença degenerativa, que trabalhavam no Hospital de S. José e cujos contratos não foram renovados.
O primeiro-ministro, António Costa, apelou hoje para que todos os portugueses apoiem os profissionais de saúde cumprindo as regras necessárias para evitar a propagação do vírus da covid-19.
A Crioestaminal anunciou hoje ter concluído o desenvolvimento de um medicamento experimental à base de células estaminais do cordão umbilical expandidas para tratar doentes mais graves com covid-19, que se encontra disponível para utilização hospitalar.
O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje a criação de uma espécie de cofre com amostras de vírus e outros agentes patogénicos para facilitar a partilha destes materiais entre países.
Autoridades de saúde belgas calculam que entre 10 e 20% da população terá anticorpos do novo coronavírus após a atual segunda vaga, e consideram que alcançar uma imunidade de grupo de modo natural custaria quatro vezes mais mortes.
O Conselho Estratégico Nacional da Saúde da Confederação Empresarial de Portugal (CENS-CIP) exige mais investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS) para 2021 face aos riscos que a pandemia de covid-19 ainda acarreta para o próximo ano.
A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 1.294.539 pessoas no mundo desde que a OMS relatou o início da doença em dezembro, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP de fontes oficiais às 11:00 de hoje.