Moçambique forma anualmente mais de 200 médicos, em seis universidades, após um período de quase inexistência de profissionais no país, logo após a independência, há 50 anos, indicam dados da Ordem dos Médicos moçambicanos, avançados à Lusa.
A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) apelou hoje à criação "formal e regulamentada" da profissão de técnico de emergência médica, através da agregação de três profissões já existentes.
Os médicos afetos ao Hospital Central de Nampula (HCN), a maior unidade do norte de Moçambique, ameaçaram hoje paralisar o trabalho extraordinário a partir de 01 de julho, exigindo o pagamento das horas extra.
A presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais (ANCI) disse hoje à Lusa que a petição lançada em fevereiro para exigir direitos e apoios para todos os cuidadores e ex-cuidadores informais vai ser entregue na Assembleia da República, na quarta-feira.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) criticou hoje o programa do Governo para a área da saúde, afirmando que o documento aprofunda o caminho da privatização e descura a contratação de profissionais.
O Serviço de Cirurgia Maxilofacial da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra realizou, no Hospital Pediátrico, a primeira cirurgia de disjunção facial Le Fort III, numa jovem de 16 anos.
O coletivo Humans Before Borders (HuBB) realizou hoje uma vigília, em Lisboa, em nome dos migrantes e refugiados que perderam a vida ao longo de décadas a tentar entrar na Europa.
O Sindicato Independente do Médicos afirmou hoje que mais de 60% das 582 vagas para a colocação de novos médicos de família ficaram por preencher, considerando ser um “sinal de alarme que não pode ser ignorado”.
Mais de 5.100 crianças de Gaza, entre os seis meses e os 5 anos, foram internadas para tratamento de desnutrição aguda em maio, enquanto Israel bloqueia a ajuda ao enclave retendo quase 1.000 camiões, alertou hoje a ONU.
O Governo moçambicano lançou hoje uma nova estratégia de segurança alimentar com que pretende reduzir a desnutrição crónica infantil no país, que tem sido agravada pelas alterações climáticas nos últimos anos.
A proposta de lei sobre a morte assistida de adultos terminais, com prognóstico de vida inferior a seis meses, em Inglaterra e no País de Gales, obteve hoje uma importante vitória na Câmara dos Comuns.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou hoje para o aumento da transmissão do vírus da hepatite A no país, onde foram notificados 504 casos de infeção entre 01 de janeiro e 31 de maio.
A investigadora Rita Sousa Soares, da Fundação Champalimaud, venceu hoje a bolsa de investigação LPCC Oeiras Valley, no valor de 100.000 euros, com um projeto que usa Inteligência Artificial para personalizar os tratamentos contra o cancro.
A Ordem dos Médicos defendeu hoje a abertura de todas as vagas disponíveis nas zonas onde faltam médicos de família e alertou para as “falhas gritantes” ocorridas na colocação dos novos especialistas medicina geral e familiar.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou hoje a abertura de um novo concurso público, a decorrer em julho, para recrutar mais 200 Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH).
Três paramédicos foram mortos num ataque israelita a uma ambulância em Teerão, informou hoje o Governo iraniano, que se referiu a um "assassínio deliberado" e uma violação do direito internacional humanitário.
A associação Zero manifestou-se hoje preocupada com um relatório da Agência Europeia do Ambiente sobre a qualidade das águas balneares em Portugal, devido a uma menor excelência, abaixo da média de 29 países europeus.
As restrições aos banhos na praia fluvial de Adaúfe, em Braga, que duravam desde quarta-feira, foram hoje levantadas, disse fonte da Agência Portuguesa para o Ambiente (APA) à Lusa.
Um estudo da Universidade de Coimbra encontrou níveis metais tóxicos, arsénio e iodo em algas que podem ser um risco para a saúde, alertando para o seu consumo frequente, especialmente alguns tipos de macroalgas.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) decidiu avançar com uma inspeção à comercialização ilegal do medicamento Mounjaro, um antidiabético também utilizado para perda de peso, face aos indícios de incumprimento detetados desde março.
A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) alertou hoje para a importância do diagnóstico precoce da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e defendeu maior consciencialização, destacando o forte impacto emocional, físico e financeiro sobre doentes, famílias e cuidadores.
A Federação Académica de Lisboa quer mais psicólogos nas universidades para reduzir os casos de problemas de saúde mental, alertando para o facto de o estudo hoje divulgado revelar uma realidade mais grave do que a denunciada pelos estudantes.
A Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatoide – A.N.D.A.R. - denunciou hoje que diversos hospitais não estão a cumprir as regras da dispensa de medicamentos em proximidade, que deveriam estar em pleno funcionamento desde o início do ano.
Cinco urgências de Ginecologia e Obstetrícia e de Pediatria vão estar encerradas no sábado, subindo para seis no domingo, segundo as escalas de urgências publicadas no Portal do Serviço Nacional de Saúde.