O número de cuidadores informais em Portugal deverá rondar os 1,4 milhões de pessoas, impulsionado durante a pandemia por causa do fecho de respostas sociais, revela um inquérito nacional segundo o qual estas pessoas deveriam ter mais direitos.
A vacina contra a covid-19 deverá chegar à América Latina em março ou abril de 2021, depois de ser distribuída pelos Estados Unidos e Europa, segundo o grupo farmacêutico que vai produzir a vacina de Oxford.
A Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto (FBDP) ameaçou hoje estacionar por tempo indeterminado as viaturas PEM (Posto de Emergência Médica), junto à Delegação Regional do INEM-Norte, em protesto pela falta de colaboração institucional daquela organização.
A Madeira assinalou hoje dez novos casos de covid-19, cinco recuperações e 30 situações suspeitas, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), sublinhando que o total de infeções ativas é de 202.
No dia em que o país regista 59 mortes por COVID-19, o número diário mais elevado desde o início da pandemia, segundo anunciou a Direção Geral da Saúde (DGS), Gustavo Tato Borges, vice-presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP) afirma em entrevista ao Canal S+ que o “Estado de Emergência serve para fazer a requisição civil dos privados”.
O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, disse hoje que a crise causada pela pandemia veio dar ao Governo tempo para ponderar sobre a possibilidade de uma avaliação ambiental estratégica sobre o novo aeroporto do Montijo.
O presidente do PSD, Rui Rio, disse hoje que a previsível aprovação do estado de emergência permitirá ao Governo “tratar diferente o que é diferente” em cada concelho ou região.
A Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) vai distinguir o investigador André Moreira com o ‘Prémio Banco Carregosa/SRNOM’ pelo desenvolvimento de biomarcadores no ar exalado (expirado) para identificar asma em crianças e adultos.
Se na primeira vaga da pandemia da COVID-19, a plataforma de distribuição da Azambuja foi apontada como foco de contágio, Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED garante, em entrevista ao Canal S+, que as empresas investiram na segurança e tudo está a funcionar sem problemas.
O presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida, exigiu hoje ao Governo uma resolução célere dos problemas das descargas de efluentes que continuam a afetar o concelho.
O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) pediu hoje que a regularização temporária de migrantes, uma medida do Governo no âmbito da pandemia de covid-19, seja definitiva, criticando que estas pessoas vivam como cidadãos de plenos direitos apenas temporariamente.
O concelho de Paredes vai ter, a partir de quinta-feira, três unidades de rastreio ao novo coronavírus, com a abertura de um novo centro que ficará instalado junto ao Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, foi hoje anunciado.
O presidente do PSD defendeu hoje que o parlamento deve “ajustar o seu funcionamento às novas regras de distanciamento social”, considerando que muita gente no plenário ao mesmo tempo “não faz sentido e é um mau exemplo”.
Um surto no lar da Santa Casa da Misericórdia (SCMPF) de Paços de Ferreira, no distrito do Porto, causou 60 infetados pelo novo coronavírus, sendo 46 utentes e 14 colaboradores, revelou hoje a instituição.
O representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, promulgou o decreto-legislativo que adapta à região autónoma a lei da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços fechados e públicos, hoje aprovado no parlamento regional.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde apelou hoje aos autarcas dos concelhos incluídos na lista dos 121 municípios considerados de risco elevado devido à covid-19 que cumpram as novas medidas de contenção da pandemia.
A Câmara de Valongo vai comparticipar em 12 mil euros a vacinação contra a gripe dos cerca de 5.000 beneficiários com ou mais de 65 anos que queiram participar no programa "Vacinação SNS Local", foi hoje anunciado.
Dezassete pessoas do lar de idosos Nossa Senhora do Amparo, em Aldeia de Joanes, no Fundão, tiveram resultado positivo para o novo coronavírus, disse à agência Lusa o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Fundão.
O secretário de Estado e Adjunto da Saúde classificou hoje o despacho que autoriza a suspensão de assistência não urgente como um “balão de oxigénio” para os hospitais que estão mais pressionados pela pandemia da covid-19.
A Assembleia da República decidiu, “por consenso geral”, realizar um plenário para debate e votação de uma eventual declaração do estado de emergência, cuja data está dependente do envio do texto pelo Presidente da República.
O Centro de Reabilitação e Regeneração Animal de Lisboa, o primeiro a dispor de câmara hiperbárica para cães e gatos, evitou no primeiro ano de funcionamento a eutanásia de centenas de animais, disse à agência Lusa a diretora clínica.
Uma centena de representantes dos trabalhadores da saúde concentraram-se hoje junto ao Centro Hospitalar Universitário de Coimbra para exigir a valorização das carreiras, o reforço do número de trabalhadores e a atribuição do subsídio de risco.
Vinte e três pessoas estão infetadas pela covid-19 no lar privado de São Pedro na Malveira, no concelho de Mafra, sendo 20 utentes e três funcionários, que estão todos assintomáticos, afirmou à agência Lusa o gerente.
O PCP/Porto afirmou hoje que as medidas pedidas pelos autarcas socialistas do Grande Porto para combater a pandemia de covid-19, nomeadamente o estado de emergência e o recolher obrigatório, agravariam os problemas económicos e sociais das famílias e empresas.