A Assembleia da República renovou hoje, com os votos favoráveis do PS, PSD e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues o estado de emergência para permitir medidas de contenção da covid-19.
A única Área Dedicada para Doentes Respiratórios (ADR) no concelho de Matosinhos, distrito do Porto, estará concluída até ao final deste mês e irá libertar outras unidades para a atividade assistencial a outros doentes, anunciou hoje o Governo.
Os Açores terão um plano regional de vacinação contra a covid-19, que será “articulado” com o plano nacional, com o objetivo de “assegurar a vacinação de todas as pessoas que desejam”, foi hoje revelado.
O presidente do CDS-PP considerou hoje que o plano de vacinação contra a covid-19, apresentado na quinta-feira, é “vasto em imprecisões e impreparações” e tem menos rigor e assertividade do que os de outros países.
O surto de covid-19 identificado num lar de infância e juventude especializado em Arronches (Portalegre) está “controlado”, garantiu hoje à agência Lusa a presidente do município, Fermelinda Carvalho.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) lamentou hoje que os doentes oncológicos, sobretudo aqueles com doença ativa, não tenham sido colocados na primeira fase de vacinação contra a covid-19.
Criar ambientes favoráveis à vacinação, tornando-a mais fácil e acessível, pode promover a aceitação das vacinas contra a covid-19, de acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda também a definição de estratégias de comunicação.
O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou hoje que este Natal “vai ser diferente garantidamente” e apelou para o “bom senso” dos portugueses nesta quadra para se conseguir “bons resultados” no combate à covid-19.
A Assembleia Legislativa da Madeira deu hoje parecer favorável à declaração de renovação do estado de emergência entre 09 e 23 de dezembro, em sede de comissão parlamentar, tendo o deputado único do PCP votado contra.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) assegurou hoje que os enfermeiros estão prontos para o arranque da fase de vacinação contra a covid-19 e salientou o acolhimento de diversos alertas na estratégia de distribuição das vacinas.
A epidemia de febre-amarela detetada em novembro na Nigéria já matou 172 pessoas, disse hoje a Organização Mundial de Saúde, alertando para uma crise humanitária no nordeste do país mais populoso da África subsaariana.
O número de novos casos semanais de covid-19 desceu 40% em duas semanas, passando de 45 mil para cerca de 27 mil, revela o relatório do INE hoje divulgado.
O Governo da Madeira pretende prolongar até janeiro de 2021 as medidas restritivas de contenção da covid-19 adotadas no início de novembro, indicou hoje o chefe do executivo, vincando que esta é a "fase mais complicada" da pandemia.
Os Açores diagnosticaram 24 novos casos de infeção com o vírus da covid-19 nas últimas 24 horas, sete dos quais na Terceira e 17 em São Miguel, ilha onde se registou também morreu uma mulher de 70 anos.
Portugal contabiliza hoje mais 79 mortos relacionados com a covid-19 e 4.935 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O surto de covid-19 no bairro social Margens do Arunca, em Pombal, que infetou 47 pessoas, está ultrapassado, anunciou hoje a Câmara.
Uma investigação, liderada por Miguel Alves-Ferreira, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto, descobriu um novo gene que está presente na comunicação entre os neurónios e que predispõe para a enxaqueca.
O número de mortes nas últimas quatro semanas em Portugal foi 1,24 vezes superior aos valores dos últimos cinco anos em período homólogo, com o norte a apresentar o maior aumento deste o início da pandemia, segundo o INE.
O coordenador do combate à covid-19 nos Açores, Gustavo Tato Borges, mostrou-se hoje confiante na operação de testagem na vila de Rabo de Peixe, acreditando que será um "sucesso imenso".
A vacinação contra a covid-19 vai ser assegurada prioritariamente por cerca de 40 mil enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde (SNS), avançou hoje o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, adiantando que se for necessário serão reforçados estes recursos.
O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alertou hoje para “riscos adicionais significativos” das festividades de fim de ano, como o Natal, notando que o aumento das infeções de covid-19 é “muito provável” nesta época.
O Ministério da Defesa Nacional assinalou hoje o contributo que as Forças Armadas vão dar na operação logística para distribuição das vacinas contra a covid-19, assegurando que continuará o apoio nas outras frentes do combate à pandemia.
Mais de 65 milhões de casos de covid-19 e mais de 1,5 milhões de mortes foram oficialmente detetados em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo a contagem feita pela agência France-Presse hoje às 11:00.
O novo Sindicato dos Médicos Dentistas Português (SMDP) pretende lutar pela valorização da classe profissional e apoiar e defender os seus direitos e interesses, disse à Lusa o presidente da Assembleia Geral daquela entidade, João Neto.