Salas de espera ampliadas, contentores para urgências covid-19, uma nova sala de cirurgia de ambulatório e uma unidade de internamento para pequenas cirurgias foram transformações operadas pelo Centro Hospitalar Lisboa Central para conseguir assegurar o tratamento a todos os doentes.
Portugal continental registou no final de outubro um desagravamento da situação de seca meteorológica em todo o território em relação a setembro, segundo o último boletim climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os trabalhadores de entidades públicas da administração direta e indireta do Estado e autarquias locais que estejam em isolamento profilático, assim como os docentes sem componente letiva, podem ser recrutados para fazer inquéritos epidemiológicos e rastrear doentes com covid-19.
Os enfermeiros iniciam hoje uma greve de cinco dias, um protesto convocado pelo Sindicato Democrático dos Enfermeiros Portugueses (Sindepor) contra o desgaste e desmotivação destes profissionais, e que o sindicato decidiu manter apesar dos números mais recentes da pandemia.
Portugal entrou hoje em estado de emergência, desde as 00:00 até 23 de novembro, para combater a pandemia de covid-19, impondo entre outras medidas o recolher obrigatório noturno em 121 concelhos com mais casos de infeção.
O acesso ao local de trabalho, a serviços públicos, escolas, espaços comerciais ou desportivos passa a poder ser impedido caso haja recusa da medição de temperatura corporal ou a pessoa tenha febre, segundo o decreto que regulamenta o estado de emergência.
Deslocações a mercearias e supermercados é uma das exceções na proibição de circulação na via pública nas tardes e noites dos próximos dois fins de semana, nos 121 concelhos de maior risco de contágio pelo novo coronavírus.
Os cidadãos que não cumprirem as regras definidas no âmbito do estado de emergência, em vigor a partir das 00:00 de segunda-feira, incorrem no crime de desobediência, segundo um diploma publicado hoje em Diário da República.
A medida que vai permitir aos consumidores acumular o IVA gasto em despesas com restauração, alojamento e cultura e deduzi-lo nas compras seguintes, o ‘IVAucher’, vai funcionar por períodos de 12 semanas e não por trimestre.
A Ordem dos Enfermeiros acusou hoje o Hospital de Barcelos de obrigar os profissionais de saúde a fardarem-se e desfardarem-se num pavilhão desportivo, situado a “cerca de 200 metros” de distância das instalações hospitalares.
Quase 800 mil idosos já se vacinaram contra a gripe, segundo dados do “Vacinómetro”, que revelam também que mais de metade dos profissionais de saúde em contacto direto com doentes receberam a vacina no primeiro mês da campanha.
A Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) criticou hoje a falta de medidas de apoio ao desporto face à pandemia de covid-19, olhando com "grande preocupação" para a situação atual do setor em Portugal.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) acusou hoje o Hospital de Braga de estar a preparar despedimentos de enfermeiros em “plena segunda vaga da pandemia” de covid-19, sublinhando tratar-se de uma situação “inadmissível, incompreensível e irresponsável”.
A ministra da Saúde frisou hoje, no Porto, e depois de visitar o Tâmega e Sousa, que a resposta à pandemia da covid-19 “por mais planeamento que haja é muito difícil” e que “cada hospital faz o melhor”.
A Espanha registou 22.516 novos casos de covid-19, elevando para 1.328.832 o total de infetados no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.
Um estudo liderado pela cientista Maria Manuel Mota revela como os parasitas da malária entram nas células do fígado, fase inicial da infeção, uma descoberta que pode perspetivar novos medicamentos antimaláricos.
Os funcionários públicos que discordem da decisão do empregador de não aplicar o teletrabalho podem contestar junto da Inspeção-Geral de Finanças ou inspeções setoriais, disse hoje fonte oficial do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública.
Um estudo internacional, coordenado em Portugal pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto concluiu, tendo por base o testemunho de 1.500 médicos de família, que a pandemia "agudizou" as desigualdades no acesso aos cuidados de saúde.
O ministro da Administração Interna defendeu hoje que o Governo nunca teve dúvidas sobre a solidez jurídica das suas medidas mesmo fora do quadro do estado de emergência e pediu mobilização geral no combate à pandemia.
Os autarcas do Tâmega e Sousa pediram hoje à ministra da Saúde um reforço de profissionais, nomeadamente no hospital de Penafiel, porque “quem está a trabalhar está exausto”, somando-se os “infetados ou em isolamento profilático” devido à covid-19.
A deputada socialista Isabel Moreira considera que o decreto presidencial de estado de emergência representa um "desvio de poder constitucional" e adverte que o parlamento deve aprovar rapidamente uma lei que habilite o Governo a atuar.
O parlamento autorizou hoje o Presidente da República a declarar o estado de emergência em Portugal a partir de segunda-feira para permitir medidas de contenção da covid-19, com votos a favor de PS, PSD e CDS-PP.
O líder parlamentar do CDS-PP, Telmo Correia, recusou hoje aderir ao "unanimismo", mas indicou que o partido vai votar favoravelmente a declaração do estado de emergência, justificando que a situação é de "uma grande gravidade".
A ministra da Saúde, Marta Temido, mostrou-se hoje preocupada com o aumento da letalidade da covid-19, no dia em que Portugal voltou a atingir um novo máximo de casos diários de infeção e registou 52 mortes nas últimas 24 horas.