Portugal contabiliza hoje mais 63 mortos relacionados com a covid-19, o maior número de casos num só dia desde o início da pandemia, e 4.096 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
O presidente da Câmara do Porto revelou hoje que o Governo ainda não entregou o terreno de Justino Teixeira dado como contrapartida para a construção do Centro de Saúde de Ramalde, quase dois anos depois da entrega do equipamento.
Os operadores das explorações de suínos estão obrigados a declarar os animais em dezembro, considerando o efetivo detido até ao primeiro dia daquele mês, uma medida para controlo da doença de aujeszky, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.
O Hospital de Aveiro passou a ter circuitos independentes para a Urgência Respiratória e para a Urgência Não Respiratória, na Urgência Pediátrica, para “contribuir para a não propagação da covid-19”, revelou hoje fonte hospitalar.
Portugal Continental entrou hoje em estado de emergência, pela quarta vez desde o início da pandemia de covid-19, estando em vigor um conjunto de medidas, algumas apenas aplicáveis aos 121 concelhos de maior risco de contágio pelo novo coronavírus.
Os vereadores socialistas que auditaram os gastos da Câmara de Ovar durante o cerco sanitário para contenção da covid-19 denunciaram hoje "práticas estranhas e ambíguas", como compras de máscaras a gelatarias, construtoras e a empresas criadas dias antes.
A farmacêutica Pfizer revelou que dados provisórios sobre a vacina contra o novo coronavírus indicam que pode ser eficaz em 90% dos casos e que este mês pedirá o uso em situações de emergência nos Estados Unidos.
O vereador das Obras Municipais da Câmara de Leiria testou positivo ao SARS-CoV-2, o que obrigou ao isolamento profilático do presidente do Município e de uma vereadora.
Os imigrantes com processos pendentes no SEF entre 18 de março e 15 de outubro ficam provisoriamente regularizados em Portugal devido à pandemia de covid-19, segundo um despacho publicado em Diário da República.
O primeiro-ministro, António Costa, argumentou hoje que “há mais vida para além da covid” e considerou “absolutamente inadiável” aumentar o investimento público em Portugal, que já cresceu 20% este ano, apesar da pandemia.
O primeiro-ministro admitiu hoje que que o combate à pandemia de covid-19 provoca "dor", tal como o tratamento de uma doença, e apelou ao cumprimentos das regras para "salvar a saúde de todos" e o Serviço Nacional de Saúde.
Os 34 utentes e 20 funcionários do Centro Comunitário de Refoios, da Casa da Caridade Ponte de Lima, foram hoje testados após confirmação de um caso de infeção por SARS-CoV-2 numa funcionária, disse hoje o diretor.
A pandemia de covid-19 já causou pelo menos 1.255.803 mortos em todo o mundo desde que a doença foi conhecida em dezembro na China e até às 11:00 de hoje, segundo a AFP.
A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, confirmou hoje a existência de "vários casos" de doença do legionário no município, mas garantiu que o surto também se estende "aos concelhos limítrofes".
Uma utente de 92 anos do lar da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, com SARS-CoV-2, morreu, sendo há ainda 32 idosos e seis funcionários infetados, revelou hoje o provedor.
Uma escola da Marinha Grande, no distrito de Leiria, está hoje e na terça-feira fechada após uma funcionária ter testado positivo para a covid-19, disse o diretor do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente.
O presidente do Sindepor considera que a greve de enfermeiros que hoje arrancou "não é uma guerra de números" e que muitos estarão em greve, mas a trabalhar, "para não fragilizar mais o Serviço Nacional de Saúde".
Uma empresa de Coimbra estabeleceu um acordo com o Governo da República do Uzbequistão para utilização de um simulador de pacientes virtuais nas instituições de ensino superior daquele país.
O Polo Escolar da Palhaça, em Oliveira do Bairro, no distrito de Aveiro, encerrou hoje temporariamente devido a casos de infeção por covid-19, anunciou o município.
A logística da presidência portuguesa da União Europeia (UE) está a ser planeada para diferentes cenários de evolução da pandemia, que determinará nomeadamente se quase duas dezenas de reuniões de alto nível se realizam presencialmente ou por videoconferência.
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC) tem atualmente 181 camas para doentes com covid-19, das quais 132 estavam preenchidas no domingo, uma taxa de ocupação de quase 73%, segundo dados avançado à Lusa pela instituição.
A afluência à urgência polivalente do Hospital de São José, em Lisboa, de vítimas de acidentes de trabalho e de viação voltou aos níveis normais, após um período de quebra durante o confinamento imposto pela pandemia de covid-19.
O receio dos doentes de ser internados por não receberem visitas levou o Centro Hospitalar Lisboa Central a criar o projeto “mais próximo de ti” que já proporcionou que uma doente pudesse assistir ao casamento da filha por videoconferência.
Um pavilhão quase em ruína do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, foi transformado numa unidade de internamento de curta duração para que a atividade cirúrgica não seja interrompida e para que haja mais camas disponíveis em tempo de pandemia.