Numa altura em que arranca uma nova fase da vacinação contra a covid-19, Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) de todo o país “afinam processos” e articulam com os municípios a escolha de espaços para a administração das vacinas.
O bastonário da Ordem dos Médicos afirmou hoje que o plano de vacinação contra a covid-19 precisa de uma “liderança forte”, considerando que a demissão do seu coordenador, “por si só”, não garante que o país entre no “bom caminho”.
Um frasco de insulina pode ser armazenado durante quatro semanas após a abertura, com temperaturas até aos 37 graus Celsius, sem perder eficácia, segundo um estudo hoje divulgado pela Universidade de Genebra (UNIGE), na Suíça.
O Hospital da Cruz Vermelha admitiu hoje irregularidades na seleção dos profissionais a vacinar contra a covid-19, levando à demissão do coordenador deste plano em Portugal, Francisco Ramos, que é também presidente da comissão executiva do hospital.
O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo é o novo coordenador da `task force´ para o plano de vacinação contra a covid-19, substituindo Francisco Ramos, que apresentou a sua demissão do cargo, anunciou o Governo.
Uma equipa alemã de 26 profissionais de saúde, entre eles 6 médicos, chegou hoje a Portugal, a pedido do Ministério da Saúde, para auxiliar na luta contra a pandemia. Ao Canal S+, Helena Ferro de Gouveia lembra que “na Alemanha há uma tradição muito grande em medicina de catástrofe”.
O líder do PSD defendeu hoje a nomeação de um militar para coordenar a ‘task force’ do plano de vacinação contra a covid-19, em substituição de Francisco Ramos, que se demitiu hoje à tarde, por se tratar de uma operação logística.
O Pessoas-Animais-Natureza (PAN) mostrou-se hoje preocupado com as irregularidades identificadas na administração das vacinas contra a covid-19, que justificaram a demissão do coordenador do plano de vacinação, e pediu explicações ao Governo.
A vacinação contra a covid-19 da população do concelho de Oeiras vai começar na segunda-feira, no pavilhão Carlos Queiroz, em Carnaxide, com a disponibilização de 12 postos, anunciou hoje a Câmara Municipal.
A Iniciativa Liberal defendeu hoje que Francisco Ramos “já sai tarde” da coordenação da ‘task force’ para o Plano de Vacinação contra a covid-19, considerando que a “incompetência e desfaçatez já deviam ter tido consequências”.
Os profissionais da área da saúde dos serviços prisionais já foram todos vacinados, assim como funcionários de alguns estabelecimentos prisionais, tendo sido já administradas 340 vacinas contra a covid-19.
O Hospital de Dia de Oncologia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga foi transferido de Aveiro para Águeda, para manter os doentes a segurança e qualidade aos doentes, explicou hoje a administração hospitalar.
Dez pessoas estão infetadas com covid-19 na Casa do Artista, em Lisboa, disse hoje à agência Lusa o presidente da junta de freguesia de Carnide, Fábio Sousa.
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros afirmou hoje que a vacinação indevida contra a covid-19 “não é culpa de uma só pessoa”, ao comentar a demissão do coordenador da 'task force' deste plano em Portugal.
O presidente da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), Francisco George, assegurou hoje que a instituição não está ligada à gestão do hospital, cuja comissão executiva é presidida por Francisco Ramos, que se demitiu da ‘taskforce’ de vacinação contra a covid-19.
O centro de vacinação contra a covid-19 da Maia, no distrito do Porto, terá capacidade para 250 utentes por dia e funcionará na Junta de Freguesia de Castêlo da Maia, em Gemunde, indicou hoje a câmara local.
A segunda fase de vacinação contra a covid-19 vai decorrer todos os dias ao longo de 12 horas no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Porto Oriental, estando previstas 27.000 inoculações, indicou hoje a diretora executiva.
O Governo disse hoje à Lusa estar a averiguar a dificuldade na aceitação de requerimentos para realizar juntas médicas que, segundo o Movimento Cidadão Diferente (MCD), levou as Finanças a cancelar benefícios fiscais a utentes.
O CDS-PP manifestou hoje “estranheza” pelos motivos alegados pelo coordenador da ‘task force’ para o Plano de Vacinação contra a Covid-19 para a sua demissão, e propôs que as Forças Armadas fiquem responsáveis pelo processo.
Os serviços e estabelecimentos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem a partir de hoje contratar a termo resolutivo e incerto médicos a quem tenha sido reconhecido pela Ordem o exercício da medicina, dispensando o cumprimento de formalidades.
A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) atribuiu o direito de utilização do número 2424 aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde para envio de SMS à população no âmbito da vacinação contra a covid-19.
A Iniciativa Liberal recomendou hoje ao Governo que reconsidere a abordagem no combate à pandemia de covid-19 e aposte na realização de “testes rápidos de forma massiva e recorrente”, isolando os casos positivos logo após a testagem.
O Centro Hospitalar do Oeste tem ocupadas todas as 142 camas de internamento dedicadas à covid-19 e desde segunda-feira já transferiu seis doentes para outros hospitais, disse hoje a administradora, que não equaciona aumentar a capacidade.
A Câmara Municipal de Odivelas, no distrito de Lisboa, vai utilizar o pavilhão multiusos da cidade como ponto de vacinação contra a covid-19 no concelho, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia.