A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) detetou em Sines, e recusou a importação, de quase dois milhões de máscaras de proteção individual que não cumpriam requisitos europeus de segurança dos produtos, anunciou hoje a AT.
O presidente do Governo da Madeira reiterou hoje a “disponibilidade total” da região para receber doentes com covid-19 do continente, na sequência da “sobrecarga” existente nos hospitais, mas disse estar ainda a aguardar resposta do Ministério da Saúde.
A Assembleia da Madeira e o presidente do Governo Regional deram hoje parecer favorável à renovação da declaração do estado de emergência até 14 de fevereiro, no âmbito da pandemia da covid-19.
O distrito de Vila Real tem 13 surtos ativos em instituições, maioritariamente lares de idosos, e o número de casos ativos aumentou 8% numa semana, uma situação que está a preocupar a Comissão Distrital de Proteção Civil.
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) tem 59% das camas de internamento dedicadas a doentes infetados pela covid-19 e quase todas lotadas, não havendo capacidade para aumentar mais, alertou hoje a administradora.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai falar hoje ao país, às 20:00, na sequência da votação no parlamento do diploma que renova o estado de emergência.
A covid-19 passou a ser incluída na lista das doenças de notificação obrigatória, segundo um despacho hoje publicado em Diário da República.
O surto de covid-19 que causou 21 mortos no Lar da Misericórdia de Mértola (Beja) foi dado como “encerrado” e todos os utentes já voltaram à instituição, revelou hoje o provedor, José Alberto Rosa.
Os hospitais de região Centro receberam na quarta-feira um reforço de 27 camas em enfermaria para doentes covid-19, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.
O surto de covid-19 no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Cuba, no distrito de Beja, provocou a morte a 13 utentes, mas já está “resolvido”, disse hoje o provedor da instituição.
O número de mortes no surto de covid-19 no lar ilegal de Samora Correia, concelho de Benavente, no distrito de Santarém, subiu para 10, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara Municipal local.
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação abriu uma averiguação interna a um médico do organismo depois de este ter afirmado que os homens homossexuais estão impedidos de dar sangue, garantindo que esta não é a posição oficial.
Todas as pessoas com mais de 80 anos de idade vão ser incluídas na primeira fase do plano de vacinação contra a covid-19, anunciou hoje o coordenador do plano, Francisco Ramos.
Os Estados-membros da União Europeia (UE) adotaram hoje orientações sobre comprovativos de vacinação contra a covid-19 para fins médicos, de maneira a garantir a sua “interoperabilidade” e assegurar que o seu conteúdo é “uniforme”, anunciou a Comissão Europeia.
A associação Abraço revelou hoje que aguarda há 10 meses pelos equipamentos de proteção individual que deviam ser assegurados pela Direção-Geral da Saúde, alertando que a falta deste material coloca em risco profissionais e utentes.
A Comissão Europeia escusou-se hoje a comentar uma inspeção feita na quarta-feira pelas autoridades de saúde belgas à fábrica da AstraZeneca do país e que a imprensa belga noticia ter sido feita a pedido do executivo comunitário.
A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.176.000 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou hoje que é "demasiado cedo" para levantar as restrições na Europa impostas para travar o contágio pelo novo coronavírus, apontando o alto ritmo de transmissão e as novas variantes mais contagiosas que circulam.
Um teste de saliva ultrassensível para a covid-19 está a ser desenvolvido na Universidade de Aveiro, em colaboração com vários hospitais, visando eliminar o desconforto da colheita de amostras com zaragatoa, revelou hoje à Lusa fonte académica.
A Ordem dos Médicos esclareceu hoje, a propósito da possibilidade de mobilizar profissionais de saúde formados no estrangeiro, que qualquer médico para exercer em Portugal tem de ter curso reconhecido por universidade portuguesa e prova de comunicação médica.
A Câmara de Ansião, no distrito de Leiria, tem disponível desde quarta-feira uma equipa para rastrear contactos e fazer inquéritos epidemiológicos da covid-19, estando previsto que na segunda-feira mais duas equipas iniciem este trabalho, foi hoje anunciado.
A Comissão Europeia está em “estreito contacto” com as autoridades portuguesas para eventual assistência ao país dada a grave situação sanitária criada pela covid-19, mas ainda não recebeu qualquer pedido formal de Portugal, disse fonte comunitária à Lusa.
Os utentes que não são seguidos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) terão de se inscrever para a vacinação contra a covid-19 num formulário disponibilizado pelas autoridades na internet.
O PSD questionou hoje o Governo sobre os problemas registados no hospital Amadora/Sintra, perguntando porque não foram tomadas “medidas de prevenção” quanto à rede de oxigénio medicinal e se continuaram a receber doentes.