O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai ouvir hoje todos os partidos com assento parlamentar, depois de ter anunciado que pretende renovar o estado de emergência por apenas oito dias, em vez dos habituais 15.
A vacinação nos lares de idosos arranca hoje em Portugal continental, em Mação, Santarém, com mais de 100 pessoas de duas instituições a receberem a vacina, segundo o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).
A proibição de circulação entre concelhos em todo o território continental terminou hoje às 05:00, após o fim de semana prolongado de passagem de ano, mas mantém-se o recolher obrigatório nos territórios de maior risco de transmissão da covid-19.
O primeiro-ministro, António Costa, considera que foi correta a opção tomada pela ‘task force’ técnica de não começar a vacinação pelos primeiros-ministros ou presidentes, como aconteceu em outros países.
O representante da República para os Açores, Pedro Catarino, louvou o “espírito cívico” dos açorianos durante a pandemia de covid-19 e apelou, na mensagem de Ano Novo, a um “esforço conjunto” para o seu combate em 2021.
O diretor do África CDC, John Nkengasong, estimou hoje que a vacinação para a covid-19 no continente comece apenas em abril de 2021, apontando dificuldades de financiamento e disponibilidade de vacinas.
O secretário regional da Saúde e Desporto dos Açores, Clélio Meneses, afirmou hoje que serão aplicadas cinco mil vacinas em dez dias, em São Miguel e Terceira, na primeira fase de vacinação contra a covid-19 na região.
Os procedimentos da vacinação contra a covid-19 em Portugal, incluindo o armazenamento e administração das vacinas, terão em 2021 uma despesa autorizada de até 195,5 milhões de euros, foi hoje anunciado.
África registou mais 693 mortes nas últimas 24 horas devido à covid-19, para um total de 64.760 desde o início da pandemia, e 30.262 novos casos de infeção com o vírus SARS-CoV-2, segundo dados oficiais.
As autoridades chinesas deram hoje pela primeira vez luz verde à comercialização de uma das vacinas contra a covid-19 desenvolvidas no país, pela Sinopharm e a subsidiária Instituto de Produtos Biológicos de Pequim.
Termina hoje o prazo para os proprietários de espaços públicos fechados introduzirem as alterações impostas pela nova lei do tabaco, já que se torna totalmente proibido fumar naqueles estabelecimentos a partir de 01 de janeiro, salvo algumas exceções.
A chanceler alemã, Angela Merkel, vaticinou na quarta-feira que a "crise histórica" da covid-19 vai continuar em 2021, mesmo que a vacinação traga esperança.
A circulação entre concelhos no continente está proibida desde as 00:00 de hoje e até às 05:00 de segunda-feira, e foi determinado recolher obrigatório às 23:00 de hoje, com a proibição de festas e ajuntamentos na via pública.
O Presidente da República promulgou hoje os diplomas que estabelecem ao aumento do salário mínimo nacional de 665 e o alargamento da ADSE aos titulares de contrato individual de trabalho que exerçam funções em entidades de natureza jurídica pública.
A Irlanda vai regressar ao confinamento total às 00:00 de quinta-feira, e por um período de pelo menos um mês, devido ao aumento exponencial de infeções por covid-19, anunciou hoje o primeiro-ministro, Micheál Martin.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) afirmou hoje que necessita de informações adicionais sobre a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca contra a covid-19, no âmbito do processo de aprovação para a União Europeia.
Trabalhadores de lares vão receber formação na área da gestão de surtos, uma iniciativa que abrange quase 1.500 pessoas em todo o país e que começou já no Algarve.
Os Estados Unidos afirmaram hoje que anteveem aprovar a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca em abril, mais de três meses depois da ‘luz verde’ do regulador britânico oficializada esta quarta-feira.
Os militares que trabalham no Hospital das Forças Armadas de Lisboa, Porto e no Centro de Apoio Militar covid-19 vão ser vacinados durante a próxima semana, garantiu hoje o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho.
A Espanha registou 16.716 novas infeções e 247 mortes atribuídas à covid-19 nas últimas 24 horas, enquanto a incidência acumulada (14 dias) de casos por cada 100.000 habitantes subiu para 265,45, mais dez pontos desde terça-feira, foi hoje divulgado.
A Madeira vai iniciar a campanha de vacinação contra a covid-19 na quinta-feira, 31 de dezembro, no Hospital Central do Funchal Dr. Nélio Mendonça, indicou hoje o executivo regional.
A ministra da Saúde destacou hoje o "esforço significativo" que tem sido feito nos últimos meses pelo Governo em matéria de investimento na área da saúde, adiantando que se trata de um processo que "ainda não está concluído".
A Itália reportou 16.202 novas infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, quase mais de 5.000 casos em comparação com terça-feira, informou hoje o Ministério da Saúde italiano, frisando, porém, que o país realizou mais testes de diagnóstico.
O Reino Unido registou 981 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, mais do dobro que na véspera, e 50.023 infeções, divulgou hoje o governo britânico, que decidiu alargar a mais regiões o nível mais alto de restrições.