O Conselho de Ministros decidiu hoje limitar as deslocações para fora do território continental, por qualquer meio de transporte, e repor o controlo nas fronteiras terrestres.
Um surto de covid-19 no Lar da Casa do Povo de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), com um total de 38 infetados, provocou a morte de um idoso, foi hoje revelado.
O primeiro-ministro indicou hoje que a variante inglesa do novo coronavírus poderá já representar cerca de metade dos casos de infeções agora registados na Área Metropolitana de Lisboa e cerca de 32% dos casos no país.
Lisboa e Vale do Tejo regista 8.621 novos casos de infeção com o novo coronavirus em 24 horas e 142 mortes, mais de metade dos casos a nível nacional e 46,8% dos óbitos.
A Ordem dos Enfermeiros (OE) questionou hoje o Ministério Público sobre se tem conhecimento de casos de alegada irregularidade na vacinação contra a covid-19 e se existe algum inquérito em curso.
O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) anunciou hoje o recurso a “todos os mecanismos possíveis” para fazer cumprir os critérios de prioridade do plano de vacinação, afirmando que grande parte dos profissionais de saúde continua por vacinar.
A Agência Europeia do Medicamento recomendou hoje três semanas de intervalo entre tomas da vacina da Pfizer/BioNTech para a covid-19.
O presidente do Conselho Europeu defende que a União Europeia deve explorar todas as vias legais à disposição para garantir que as empresas farmacêuticas produzem e fornecem as vacinas contra a covid-19 previstas nos contratos firmados com Bruxelas.
Perto de um terço dos casos de covid-19 no país podem corresponder à nova variante detetada no Reino Unido, e a Área Metropolitana de Lisboa pode representar quase metade dos casos confirmados, segundo um documento da Direção-Geral da Saúde.
A Sociedade Portuguesa de Emergência Pré-Hospitalar (SPEPH) defendeu hoje a necessidade de uma revisão dos protocolos e modelos de atendimento, triagem e encaminhamento de doentes para evitar a atual sobrecarga das urgências dos hospitais.
O grupo farmacêutico AstraZeneca defendeu hoje a eficácia da sua vacina contra a covid-19 em pessoas com mais de 65 anos, contrariando a recomendação alemã de ser apenas usada na faixa etária dos 18 aos 64.
O PCP pediu hoje, no parlamento, seis medidas urgentes de apoio aos lares de idosos, a começar pela contratação de mais trabalhadores para responder à situação de crise causada pela epidemia de covid-19.
As escolas estão preparadas para acionar o plano de contingência de aulas à distância logo que o Governo dê ordens nesse sentido, disse hoje à agência Lusa o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE).
O ministro da Administração Interna afirmou que foram atribuídas até hoje às 13:00 quase 250 mil primeiras doses da vacina contra a covid-19 e mais de 53 mil segundas doses, havendo 71.600 profissionais de saúde já vacinados.
O Governo vai limitar nos próximos dias deslocações para o exterior de cidadãos nacionais por via aérea, terrestre ou fluvial, salvo situações excecionais, destinando-se a medida a reduzir os contactos e a conter a epidemia de covid-19.
Portugal atingiu hoje novos máximos diários ao registar 303 mortes relacionadas com a covid-19 e 16.432 casos de infeção com o novo coronavirus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A ministra da Saúde afirmou hoje que o Governo "não desertará e continuará" lutar contra a pandemia, uma “doença que tem mutações", criticando os partidos com assento parlamentar que "utilizam a morte e a doença como argumento político".
O parlamento aprovou hoje a renovação do estado de emergência até 14 de fevereiro para permitir medidas de contenção da covid-19, com votos favoráveis de PS, PSD, CDS-PP e PAN.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde vai controlar a partir de agora o processo de vacinação contra a covid-19 através de auditorias, revelou hoje o coordenador da ‘taskforce’ para o plano de vacinação.
A vacina da farmacêutica AstraZeneca contra a covid-19 é aconselhada apenas para menores de 65 anos, segundo peritos alemães citados hoje pela agência France Presse.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou hoje dez prioridades para fazer 2021 “um ano de possibilidades e esperança”, entre as quais o combate à pandemia, recuperação económica, ação climática, igualdade de género e direitos humanos.
A Direção-Geral da Saúde esclareceu hoje que o processo de aquisição de equipamentos de proteção individual para organizações não-governamentais da área do VIH/sida ainda está a decorrer e que estes serão distribuídos quando o procedimento estiver concluído.
A vacinação contra a covid-19 dos órgãos de soberania deve estender-se a aproximadamente 1.000 pessoas, segundo a atualização do plano de vacinação hoje apresentada pelo coordenador da ‘taskforce’, Francisco Ramos.
O hospital de Évora abriu hoje uma nova enfermaria para doentes com covid-19, com 10 camas, depois de ter esgotado a capacidade de internamento, e está prevista, nas próximas semanas, a criação de mais dois espaços.