O recolher obrigatório às 20:00 nos dias úteis na ilha de São Miguel apenas será aplicado a partir de segunda-feira, de acordo com o decreto do Governo Regional dos Açores.
Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as prioridades de vacinação contra a covid-19 somente pelo critério de atividade profissional, defendeu hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.
O primeiro-ministro classificou hoje como "pouco inteligente" a atitude de adquirir unilateralmente por Estado-membro as vacinas, enfraquecendo a posição negocial da Comissão Europeia, e sustentou que se Portugal estivesse sozinho compraria menos vacinas e mais caras.
O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) defendeu hoje que todos os países devem aumentar os esforços de sequenciação genómica do novo coronavírus para detetar as novas variantes que surjam.
A Área Dedicada ao Doente Respiratório (ADR) e o Serviço de Atendimento a Situações Urgentes (SASU) da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) tem, a partir de hoje, novas instalações na Avenida Dom Afonso Henriques, foi anunciado.
O primeiro-ministro propôs hoje que a União Europeia inicie já o processo para a existência de um certificado de vacinação homogéneo entre os Estados-membros e considerou essencial garantir a liberdade de circulação no espaço europeu.
O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, apresentava hoje um total de 167 doentes infetados com covid-19, 146 em enfermaria, 18 em cuidados intensivos e três na Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD), anunciou aquela unidade hospitalar.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, defendeu hoje que “as restrições são absolutamente fundamentais” para fazer face à pandemia de covid-19, lembrando a preocupação em torno da nova variante do vírus.
A cumprir o segundo período de confinamento, motivado pela pandemia da COVID-19, Portugal voltou a ficar em casa. Maria João Quintela, vogal da Direção da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS), garante que “não tem sido dado suficiente relevo ao sofrimento dos idosos”.
O lar da Santa Casa da Misericórdia de Benavente, distrito de Santarém, tem 29 utentes e cinco funcionários infetados com o vírus SARS-CoV-2, estando os idosos em isolamento na instituição, disse o presidente do município.
O hospital de Viana do Castelo "ajustou a capacidade de resposta ao aumento de casos de infeção pelo vírus SARS-Cov-2 e aumentou, em uma semana, o número de camas para internamento de 35 para 116, revelou hoje o administrador.
Num mundo confrontado com a pandemia da covid-19, o número global de migrantes internacionais atingiu no ano passado os 281 milhões, avançou hoje um relatório da ONU, que também destacou as fortes repercussões desta crise sanitária na mobilidade humana.
Com o país a viver um novo confinamento para travar a subida de novas infeções pelo SARS COV-2, a Associação de Apoio Domiciliário, Lares e Casas de Repouso (ALI) garante que “a ditadura do politicamente correto”, forçou a decisão de levar urnas da Comissão Nacional de Eleições (CNE) aos lares para recolher os votos dos idosos para as eleições Presidenciais de dia 24 de Janeiro 2021.
O CDS-PP recomendou hoje ao Governo que garanta apoio psicológico aos profissionais de saúde que lidam diariamente com a covid-19, bem como consultas telefónicas de saúde mental para a população, na sequência do confinamento.
A unidade de cuidados continuados da Associação Living Care - Atalaia, na Madeira, informou hoje ter detetado 24 casos positivos de covid-19 entre os 226 utentes, uma situação que está a ser acompanhada pelas entidades de saúde da região.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, advertiu hoje contra as negociações paralelas da vacina contra a covid-19 por Estados-membros da União Europeia, defendendo que a unidade dos 27 “compensou durante toda a crise”.
Os ministros da Saúde de seis Estados-membros da União Europeia (UE) afirmaram hoje estar “seriamente preocupados” com o atraso na entrega das vacinas Pfizer/BioNTech, numa carta endereçada à comissária europeia para a Saúde, Stella Kyriakides.
Um surto de covid-19 atingiu 14 utentes e 10 funcionários da Estrutura Residencial São João de Deus, da Misericórdia de Mogadouro, no distrito de Bragança, disse hoje à Lusa o provedor da instituição.
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 39 novos casos positivos de covid-19, 33 dos quais em São Miguel, quatro na Terceira, um nas Flores e outro no Pico, e há mais 50 doentes que recuperaram.
As doses das vacinas anti-covid da Pfizer que deveriam ser entregues à União Europeia no primeiro trimestre vão ser entregues até ao final de março, apesar dos atrasos hoje anunciados, garantiu a presidente da Comissão Europeia.
A Universidade de Aveiro (UA) registou um agravamento de casos de covid-19 nos últimos dias, existindo atualmente 61 pessoas infetadas com o novo coronavírus na instituição, que encerrou hoje três espaços de alimentação devido ao confinamento geral.
O Presidente da República e recandidato ao cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje que gostava de ser vacinado, mas não quer "passar à frente" e, embora remetendo os critérios para as autoridades sanitárias, entende que há grupos mais prioritários.
A região de Lisboa e Vale do Tejo ultrapassou hoje as três mil mortes relacionados com a covid-19 desde o início da pandemia, em março, ao registar 65 mortos num dia, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A presidente da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade (UDIPSS) de Castelo Branco disse hoje que dos 52 lares residenciais seus associados, 10 registaram surtos de covid-19.