O Hospital de Campanha do Fontelo, em Viseu, recebe hoje os primeiros doentes de covid-19, que são transferidos do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV), disse à agência Lusa fonte hospitalar.
A Organização Mundial de Saúde e Pequim deviam ter reagido mais rapidamente à pandemia, concluiu o grupo de especialistas responsável por avaliar a resposta mundial, referindo que a disseminação da covid-19 beneficiou da falta de divulgação de informação.
Uma mulher de 92 anos morreu hoje no lar da Casa do Povo de Freixo, em Ponte de Lima, distrito de Viana do castelo, sendo que mais 34 utentes e três funcionárias estão infetados com o vírus SARS-CoV-2.
O PSD/Açores entregou hoje no parlamento uma iniciativa que pede um “apoio urgente” às associações de bombeiros voluntários para que as corporações possam fazer face às “grandes dificuldades de tesouraria” resultantes da pandemia de covid-19.
O tratamento do cancro com certas células do sistema imunitário pode ser beneficiado pela glicose (açúcar simples) e prejudicado pelo colesterol (tipo de gordura), conclui um estudo hoje divulgado que foi feito em Portugal com ratinhos.
O presidente do CDS-PP defendeu hoje medidas mais apertadas para fazer face à pandemia de covid-19, criticando que o confinamento em vigor desde sexta-feira esteja a ser “um verdadeiro fiasco".
O número de concelhos em risco extremo devido ao número de casos de covid-19 quase triplicou nos primeiros 12 dias de janeiro, passando de 57 para 155, segundo a análise hoje divulgada sobre a incidência cumulativa.
O Lar de São José, em Torres Vedras, registou mais 26 infetados por covid-19 nas últimas 24 horas, contando agora com 142 casos ativos e sete mortos, segundo o último boletim epidemiológico do concelho.
O surto de covid-19 associado ao hospital de Torres Vedras registou 15 novos casos positivos, e mais mortes e recuperados nos últimos dois dias, aumentando para um total de 172 casos confirmados, segundo o mais recente boletim epidemiológico do concelho.
A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia reconheceu hoje que “falta ainda bastante debate” sobre os certificados de vacinas contra a covid-19, para dar resposta a todas as questões levantadas pelos Estados-membros e prevenir tratamentos desiguais.
Quatro dos 41 utentes do Lar Maria Luísa, da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, infetados com o vírus SARS-CoV-2 morreram nos últimos três dias, disse hoje à Lusa o provedor.
Portugal é hoje o país do mundo com maior número de novos casos de infeção pelo novo coronavírus por milhão de habitantes, de acordo com vários ‘sites’ que fazem o acompanhamento estatístico da pandemia da covid-19.
Portugal contabilizou hoje 167 mortes, um novo máximo de óbitos em 24 horas relacionados com a covid-19, e 6.702 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Fundação Santa Margarida do Arrabal, no concelho de Leiria, fechou a creche, o pré-escolar e as atividades de tempos livres (ATL), frequentadas por um total de 195 crianças, na sequência de várias funcionárias terem testado positivo à covid-19.
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) alertou hoje que os surtos em lares são “uma das situações mais complicadas” do país na pandemia de covid-19, sobretudo no Alentejo, e argumentou que “ninguém é descartável”.
O ciclista português Rui Costa (UAE Emirates) explicou que ter sido vacinado, em conjunto com toda a equipa, contra a covid-19 trouxe "uma certa segurança e estabilidade", mas não desleixa cuidados.
A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) exigiu hoje a vacinação das equipas que lidam com doentes covid, alertando que há cada vez mais bombeiros infetados com o novo coronavírus e que há um risco de alguns quartéis fecharem.
O bastonário dos Psicólogos considera insuficientes as respostas criadas na área da saúde mental, diz que há pessoas a recorrer diretamente à Ordem a pedir ajuda e lembra a urgência de apoiar os profissionais de saúde.
Um surto de covid-19 num lar da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça, no distrito de Leiria, infetou 43 utentes e 13 funcionários, disse hoje à agência Lusa a diretora técnica da instituição.
O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E) está a preparar uma nova enfermaria com 18 camas para doentes covid-19, depois de aberta uma outra no sábado que atingiu hoje os 80% de capacidade, indicou fonte daquele hospital.
A Ordem dos Médicos (OM) defendeu hoje a adoção com "a maior brevidade possível" de um confinamento geral "no mínimo" semelhante ao que ocorreu aquando da primeira onda da pandemia, com "uma situação muito menos severa”.
Os sociais-democratas exortaram hoje o Governo a “restringir de forma drástica o número de exceções” existentes para o confinamento decretado para mitigar a propagação da pandemia, porque “quando as exceções abundam a regra desaparece”.
O lar de Palaçoulo, tutelado pela Misericórdia de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, registou a primeira morte associada à covid-19, tratando-se de uma mulher com 75 anos, disse à Lusa hoje à provedora da Instituição.
O número de óbitos no surto de covid-19 no lar da Misericórdia de Pavia, no concelho de Mora, distrito de Évora, subiu para quatro, mais três do que o anterior balanço, disse hoje o presidente do município.