Dois lares da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, no distrito de Bragança, registam uma contaminação de “100%” entre utentes e funcionários e 20 mortes associadas à covid com os surtos ainda ativos, informou hoje a direção.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) admitiu hoje “preocupações” sobre a eficácia das vacinas desenvolvidas contra a covid-19 para combater as novas variantes do vírus, estando a desenvolver orientações para os fabricantes, nomeadamente os já autorizados.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses considerou hoje imperiosa a criação de um plano de emprego com atratividade para reter profissionais no Serviço Nacional de Saúde e que se inicie a negociação do diploma de Carreira de Enfermagem Única.
A população de Esposende vai ser vacinada no concelho e não em Barcelos, como inicialmente estava previsto, estando a ser preparado o espaço para vacinação "no seguimento da validação da Autoridade de Saúde", adiantou hoje o presidente da autarquia.
A vacinação contra a covid-19 arrancou hoje no município de Oeiras, no distrito de Lisboa, com a administração de 102 vacinas, mas sem certeza de prosseguir nos próximos dias, disse à agência Lusa o presidente da Câmara.
Os surtos de infeção pelo novo coronavírus que afetaram nas últimas semanas dois lares da Misericórdia de Vila Flor, no distrito de Bragança, estão praticamente ultrapassados, sem óbitos e sem hospitalização de idosos, disse hoje o provedor.
O município de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, decidiu manter o apoio da terapia da fala aos 24 alunos em intervenção através de teleconsulta ou tutoria, à semelhança do que tinha feito em março de 2020.
A AstraZeneca estabeleceu uma parceria com a alemã IDT Biologika, para aumentar a capacidade de produção de vacinas contra a covid-19 destinadas à Europa a partir do segundo trimestre, anunciou hoje o grupo farmacêutico anglo-sueco.
O processo de testagem à covid-19 na Madeira é "transparente" e as restrições impostas estão a "conter a proliferação" da pandemia, afirmou hoje o presidente do executivo regional, Miguel Albuquerque.
A média diária de óbitos em 2020 aumentou fora das alturas do ano em que se registou um excesso de mortalidade, de acordo com informações do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), revelou hoje Marta Temido.
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) disse hoje não ter recebido qualquer pedido para monitorização ou autorização da vacina russa contra a covid-19, a Sputnik V, tendo apenas dado “aconselhamento científico” ao fármaco.
A ministra da Saúde, Marta Temido, defendeu hoje a necessidade de uma testagem massiva à covid-19, não descartando a hipótese da realização de testes gratuitos.
Três hospitais do Grande Porto vão receber hoje quatro doentes com covid-19 de Lisboa e Vale do Tejo para cuidados intensivos, que vão ser transportados de avião e em ambulância do INEM, revelaram à Lusa fontes hospitalares.
O surto que afetou todos os utentes e quase a totalidade dos funcionários do lar de Agrochão, em Vinhais, “está resolvido”, com um balanço de seis óbitos entre o total de 52 infetados com o novo coronavírus.
A TrimNW, empresa de Santarém que em março de 2020 converteu algumas linhas de produção de têxteis destinados à indústria automóvel para fabrico de não-tecido para batas hospitalares, continua a apostar nesta área e quer avançar para a exportação.
Um surto de covid-19 no Lar de Santo André, em Estremoz (Évora), já infetou 13 pessoas, entre utentes e funcionárias, disse hoje à agência Lusa a diretora técnica da unidade, Elsa Pingarilho.
O Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização (SAGE, na sigla em inglês) da Organização Mundial de Saúde (OMS) defendeu hoje que a vacina AstraZeneca pode ser administrada a pessoas com mais de 65 anos.
Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, nove novos casos de covid-19, todos na ilha de São Miguel, e 70 recuperações no arquipélago, segundo informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.
A Câmara Municipal de Oeiras, no distrito de Lisboa, vai reforçar o apoio às entidades do Fundo de Emergência Social (FES) em 104 mil euros para dar resposta às situações de maior vulnerabilidade social, anunciou hoje a autarquia.
A Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública considerou hoje que o desconfinamento do país deve ser regrado e disciplinado, defendendo que não deve ser precipitado e comprometer o esforço feito no combate à pandemia de covid-19.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou hoje com o rei Philippe da Bélgica, que o felicitou pela reeleição e renovou a disponibilidade do Governo belga para ajudar Portugal na luta contra a covid-19.
Vários países europeus apoiam a emissão de certificados de vacinação com o intuito de facilitar as viagens de pessoas imunizadas contra a covid-19, mas a ideia de um “passaporte de vacinação” ainda gera discórdia na União Europeia (UE).
Os vereadores do PCP na Câmara de Lisboa questionaram hoje a autarquia sobre que medidas estão a ser tomadas para garantir a reintegração dos trabalhadores despedidos dos centros de emergência para pessoas em situação de sem-abrigo.
O presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública defendeu hoje que o processo de distribuição e administração das vacinas contra a covid-19 deve ser muito mais transparente e claro.